Animação Oxum-Osun: O poder feminino terá lançamento on-line

Oxum-Osun O poder feminino

Animação Oxum-Osun: O poder feminino terá lançamento on-line

Um importante símbolo da cultura africana está em destaque na animação que será lançada online no dia 26 de junho, às 19h30. O filme Oxum-Osun: O poder feminino narra a história de Oxum, um orixá que simboliza a força e a determinação das mulheres, e estará disponível para visualização no canal do YouTube da Primavera Filmes. Além do lançamento online, a animação, que integra o Projeto Animafro, será exibida gratuitamente no Museu da Imagem e do Som (MIS) em Campinas, no dia 3 de julho, às 19h30. O evento é aberto ao público e promete ser uma celebração da cultura afro-brasileira através da técnica da animação. Produzida pela Primavera Filmes em parceria com a Fazenda Produções Culturais, a obra visa celebrar a rica herança cultural afro-brasileira.

A animação Oxum-Osun: O poder feminino  reconta o mito sobre a criação do mundo. Oxum, uma iabá (orixá feminina), não aceitou a atitude machista dos borós, os orixás masculinos. Conforme o mito, quando todos os orixás chegaram à Terra, os borós realizavam reuniões fechadas, excluindo as iabás. Insatisfeita com a situação, Oxum decidiu ensinar uma lição aos borós, demonstrando sua força e a importância de sua voz. Célia Harumi, diretora geral do projeto, ressalta a valorização da mitologia afro-brasileira na produção e a discussão sobre questões de gênero através de elementos lúdicos.

O Projeto Animafro também inclui a distribuição gratuita de um livreto com o mesmo título do vídeo, destinado ao público infantojuvenil, entidades culturais e privadas sem fins lucrativos, e bibliotecas públicas. A obra, escrita por Cristina Astolfi Carvalho, traz informações sobre o projeto, além de conteúdos educativos e informativos sobre o tema da animação. Com o objetivo de difundir as histórias afro-brasileiras por meio da linguagem audiovisual, o projeto é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) e realizado pela Primavera Filmes em parceria com a Fazenda Produções Culturais.

Oxum-Osun: O poder feminino  poderá ser visto no canal do YouTube da Primavera Filmes

Fonte: Correspondência por e-mail

Confira aqui mais notícias em nosso portal!! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre Cultura, Tecnologia, HQs, jogos eletrônicos, filmes e séries, assim como animes e mangás!

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here