Como Harry Potter cresceu com sucesso com os millennials
A partir de 2001, a série de filmes de sucesso Harry Potter atraiu os millennials, já que eles eram o público-alvo dos primeiros romances da série. Depois que o primeiro filme foi um grande sucesso, Harry Potter continuou como uma série, transformando-se em um fenômeno cultural para os millennials e seus pais. As filas estavam fora de portas para cada lançamento de novo livro, bem como as estreias de filmes para cada parcela. Outras franquias de sucesso modelaram seus lançamentos e estruturas de produção após a franquia Harry Potter, incluindo a divisão da parcela final em duas partes, como visto em Crepúsculo e Jogos Vorazes.
Confira abaixo como Harry Potter cresceu com sucesso com os millennials (mas também com qualquer outro público).
Harry Potter e a Pedra Filosofal foi um começo inocente
No início de Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry completou 11 anos depois que seu tio fez todo o possível para impedir seu convite para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A história era bastante apropriada para a idade de colegas de 11 anos, que estavam ansiosos para ver o filme, e grande parte da primeira metade envolveu a apresentação do público ao Mundo Mágico. Harry fez novos amigos, e a parte mais sombria do filme veio quando Voldemort apareceu na nuca do Professor Quirrell. Voldemort foi facilmente derrotado, e o vínculo contínuo entre eles foi apresentado ao público de uma forma consumível para crianças da mesma idade.
Relacionado: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Filme) – Análise
Harry Potter e a Câmara Secreta deu horror aos fãs
Em Harry Potter e a Câmara Secreta, o trio-chave tornou-se um pouco mais rebelde na escola e sofreu consequências mais aterrorizantes do que antes. No final de Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry enfrentou Voldemort sozinho, e teve um destino semelhante neste filme quando enfrentou o basilisco sozinho. Este filme elevou o elemento de recurso de criatura para a série, dando aos espectadores uma aranha gigante e uma cobra gigante para mantê-los acordados à noite. Harry, Ron e Draco Malfoy se tornaram inimigos mais fortes. Contudo, a antipatia um pelo outro ainda era relativamente mansa comparada à escuridão que Malfoy eventualmente se tornou.
Relacionado: Harry Potter e a Câmara Secreta (Filme) | Análise
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban ficou mais obscuro ainda
Houve uma pausa na produção entre Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, mas a franquia voltou com um tom mais sombrio. Harry teve mais angústia contra sua tia e tio quando entrou na adolescência, e os desejos de Harry se tornaram mais complexos à medida que ele se perguntava mais sobre seus pais e de onde ele veio. Há um momento poderoso no filme em que Harry se salva, indicando como as pessoas às vezes precisam ser seus próprios heróis. Além disso, ele desenvolveu um forte vínculo com o Professor Lupin e encontrou uma figura paterna em Sirius Black. As crianças também aprenderam mais sobre como funcionava o sistema prisional no Mundo Mágico, perdendo um pouco da inocência que tinham nos dois primeiros filmes.
Relacionado: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Filme) | Análise
Harry Potter e o Cálice de Fogo focado nas estruturas sociais na adolescência
As estruturas sociais se tornaram um tema principal em Harry Potter e o Cálice de Fogo porque Harry foi isolado por seus colegas depois que seu nome apareceu no Cálice de Fogo. Foram competições, bailes e novos personagens que criaram uma história divertida e divertida. A trama também tinha muitos elementos mais trágicos, virando completamente a vida de Harry de cabeça para baixo quando ele testemunhou a morte de Cedric Diggory. Harry experimentou a traição e a perda de uma nova maneira neste filme. Tudo isso tornou o tom muito mais sombrio do que nos dois primeiros filmes, ajustando-se ao público-alvo que estava crescendo com os filmes.
Relacionado: Harry Potter e o Cálice de Fogo (Filme) | Análise
Harry Potter e a Ordem da Fênix aumentou a angústia de Harry
Até agora na série, Harry lentamente desenvolveu mais angústia à medida que a história se desenrolava, revelando muitas conexões complicadas com Voldemort e seus pais. No início de Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry estava isolado de seus amigos e ficou com raiva e ressentimento em sua solidão. Harry experimentou ansiedade e dor genuínas, mas assumiu mais responsabilidades com o apoio de seus amigos enquanto eles reuniam a Armada de Dumbledore. O cinismo de Harry cresceu neste filme mesmo enquanto ele tentava proteger seus amigos. Ele perdeu Sirius e decidiu que sua vida era muito perigosa para colocar em outra pessoa, mesmo que seus amigos o lembrassem que ele não precisava fazer tudo sozinho.
Relacionado: Harry Potter e a Ordem da Fênix (Filme) | Análise
Harry Potter e o Enigma do Príncipe representou toda a esperança perdida
Harry não estava no melhor lugar emocionalmente ou mentalmente em Harry Potter e o Enigma do Príncipe. A conexão entre Harry e Voldemort se tornou uma questão importante. Havia magia negra neste filme, e Harry sofreu outra perda intensa – a morte de Dumbledore. A vontade de viver de Harry estava diminuindo, e Voldemort ganhou poder com isso. Também houve mais casos de tortura neste filme, o que tornou o conteúdo menos apropriado para a idade-alvo original da série.
Relacionado: Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Filme) | Análise
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 forçou o trio a crescer
Desde os romances, a maioria dos fãs estava preparada para as perdas intensas que Harry experimentaria desde o início de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1. A primeira cena do filme envolvia Hermione encantando seus pais para que eles não tivessem memória dela. O filme era completamente diferente dos seis primeiros porque eles não estavam mais na escola; eles estavam no mundo real como adultos que tinham que lutar contra questões adultas, continuando a ser relevantes para os millennials que foram ver o filme.
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 deu um forte adeus
No final, o maior segredo que Dumbledore escondeu de Harry foi o que salvou sua vida. Harry foi morto e depois renasceu em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, e ele finalmente derrotou Voldemort. A maldade do Lorde das Trevas e seus Comensais da Morte aumentou ao longo dos filmes. Bom, mas força dos personagens também cresceu, dando ao público um final catártico após uma longa década de lançamentos anuais. O final foi relativamente doce, embora tenha havido muitas perdas a serem superadas. Além disso, o filme deixou os millennials com um forte adeus ao embarcar na próxima jornada em suas vidas pessoais.
Relacionado: Harry Potter e as Relíquias da Morte Partes 1 e 2 (Filme) | Análise
Onde assistir os filmes?
A saga de filmes Harry Potter está disponível atualmente pela HBO Max. Se você estiver de férias agora em julho, então aproveite para maratonar!
[…] Como Harry Potter cresceu com sucesso com os millennials […]