Dois Papas (Netflix) – Resenha

Dois Papas (Netflix) incrível história da transição entre Papa Bento XVI e Papa Francisco. Dirigido por Fernando Meireles e com Anthony Hopkins

590
Dois Papas (Netflix)

Eu não tinha no meu radar o lançamento de Dois Papas (Netflix). Um certo dia estava voltando do trabalho em São Paulo e vi um outdoor de ponto de ônibus com Anthony Hopkins e Jonathan Pryce e fiquei muito surpreso e interessado. Eis que no mesmo dia consegui assistir a esse filme que foi uma grata surpresa.

Antes de tudo. Corra, ligue sua Netflix e assista esse filme antes de ler essa resenha. É um filme lindo.

História baseada em fatos reais – Dois Papas (Netflix)

Dirigido por Fernando Meirelles, Dois Papas (Netflix) se baseia em fatos reais para contar a história da transição entre o Papa Bento XVI e o atual Papa Francisco.

O Papa Bento XVI é interpretado por Anthony Hopkins e Jonathan Pryce interpretou o argentino torcedor do San Lorenzo, Papa Francisco. Os nomes deles são, respectivamente, Joseph Aloisius Ratzinger (Alemão) e Jorge Mario Bergoglio (Argentino).

Eu mesmo não conhecia a história de como foi essa transição entre Bento XVI e Francisco, mas lembro de quando aconteceu. Após o falecimento do Papa João Paulo II, o conclave (cerimônia de votação que elege o novo Papa) elegeu Ratzinger o novo líder da igreja católica. Esse seria o Papa Bento XVI, um homem bastante rigoroso e conservador, mas que queria muito fazer o correto para a igreja e para os fieis. Nesse conclave, Mario Bergoglio recebeu alguns votos, mas voltou para a Argentina com a sensação de que nada mudaria na igreja.

Dois Papas (Netflix)

Após alguns anos, muitos escândalos atingem a igreja católica. Várias denuncias de abusos sexuais de menores, incluindo o braço direito do Papa Bento XVI que acabou preso. Bergoglio está desacreditado com a liderança da igreja e manda uma carta para o Vaticano solicitando sua aposentadoria, que só pode ser concedida pelo Papa. Além disso, após a segunda tentativa de se aposentar, Bergoglio resolve viajar para Roma e formalizar o pedido de aposentadoria pessoalmente. Contudo, eis que há uma surpresa.

Bergoglio foi convocado pelo Papa para se apresentar no Vaticano. Sendo assim o argentino parte para a Itália, achando que seu pedido será atendido.

Dois Papas – Crítica

Dois Papas (Netflix)

O Papa Bento XVI na verdade havia convocado Bergoglio para sondar, entender a forma de pensar do Arcebispo, ouvir suas palavras, ver com os próprios olhos o por quê desse homem ser naturalmente popular com sua simplicidade. Ratzinger estava sondando pois sua verdadeira intenção era renunciar ao seu cargo de Papa (coisa que não acontecia a 700 anos) e passar o bastão a Mario Bergoglio (através da votação do conclave).

Em 11 de fevereiro de 2013, o Papa Bento XVI renuncia ao papado e convoca os arcebispos do mundo para a votação que elegeu o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro latino-americano, o primeiro não europeu em mais de 1200 anos e o primeiro de seu nome, Papa Francisco.

Essa é uma pincelada por cima de como acontece no filme Dois Papas (Netflix). Fernando Meirelles trabalhou muito bem nessa produção, de tal maneira que me senti muito orgulhoso por ter sido produzido por um brasileiro. E é muito fácil notar o quão “toque BR” teve nesse filme pois o futebol é muito ressaltado como uma das grandes paixões do Papa Francisco.

Outra situação, a final da Copa do Mundo no Maracanã, entre Alemanha e Argentina, foi retratada no filme com os dois Papas assistindo a final juntos. Além disso, pasmem, há uma clara provocação do Meirelles em colocar a Dilma entregando a taça de campeão para os alemães, eternizando esse momento.

Conclusão – Dois Papas (Netflix)

O filme Dois Papas da Netflix é um grande acerto, ainda mais lançado na semana do Natal. É muito interessante ver como aconteceu essa reviravolta no Vaticano (mesmo que romantizado).Grande interpretação dos dois astros (monstros sagrados) Anthony Hopkins e Jonathan Pryce. Além da grande atuação dos dois, meus parabéns para a direção de Fernando Meirelles. Filme recomendadíssimo pelo Meta Galáxia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here