Ano: 2016 |
Título Original: Paterson |
Dirigido por: Jim Jarmuch |
Avaliação: ★★★★★ (Excelente) |
Paterson (Adam Driver) é um pacato motorista de ônibus que nos intervalos do seu dia, acaba dedicando um tempo a escrever poesias em seu caderno. Ele mora na cidade de Paterson (ele e a cidade dividem o mesmo nome), em Nova Jersey. Ele é casado com Laura (Golshifteh Farahani), ela é oposto dele, pois é toda pro ativa, cheia de energia e entusiasmo em buscar seus sonhos. Partindo disto, acompanhamos a rotina de Paterson e os dilemas que a vida rotineira nos impõe.
O filme acaba por nos mostrar a rotina de Paterson, entre seu trabalho, poesia e a vida matrimonial. Todos os dias em um primeiro momento parecem ser iguais, mas na mesmice, é onde encontramos os pequenos momentos que são tão valiosos. Adam Driver está excelente no papel, nos brinda com uma atuação sincera e humana, que realmente nos cativa e convence. Durante sua jornada comum, vamos notando as pequenas sutilezas do dia a dia que passam desapercebidas por nossos olhos, mas que são tão importantes e que dão sentido a nossa vida.
O diretor Jim Jarmusch nos entrega um grande filme, que tem diversos momentos de dualidade, captando assim a essência do ser humano, que por muitas vezes tem algum tipo de escapismo na arte enquanto tem seu papel/trabalho comum na sociedade, e muitas pessoas nem se dão conta que existe um poeta dentro do motorista de ônibus. O trabalho que sustenta às obrigações mundanas, e a poesia que alimenta o ser, que nutre a alma por exemplo. Então nos perguntamos, quantos poetas, músicos, romancistas não estão do nosso lado e nem sabemos. E isso se aplica a nós mesmos.
Paterson é um filme que vale ser visto, com um olhar atento para não perder os detalhes. Difícil não se afeiçoar e imaginar algo assim em nossas vidas. A rotina se vista e apreciada do ponto de vista certo, pode se tornar incrível, isso se ela já não é.
https://www.youtube.com/watch?v=sSQGV6jFUGU&ytbChannel=Trailers%20De%20Filmes
O filme Paterson muito bom é atual,está dentro do nosso mundo real basado no inreal o ficticio
O filme Paterson muito bom é atual