Tudo sobre Morbius: Filme e Personagem 

Confira tudo sobre o vampiro da Marvel que será vivido pelo ator Jared Leto nos cinemas!

Filme Marvel

A Sony explora cada vez mais o universo Marvel e seus personagens. Iniciado em 2018, com o filme do Venom, mais uma vez o estúdio se aventura na história de um vilão/anti-herói. Dado o sucesso dos filmes do Homem-Aranha, não é de surpreender que a Sony irá cada vez mais dar espaço para o universo do teioso. 

Assim, Morbius, não é um dos antagonistas mais famosos de Peter Parker, se comparado com Dr. Octopus, Venom, Carnificina, Duende Verde e outros. Então vamos explorar tudo sobre o personagem e os detalhes do filme, com previsão de lançamento para 31 de março de 2022.   


Quem é Morbius?

Quem é Morbius?

Para saber quem é Morbius, é preciso entender o contexto histórico de sua época de criação. Morbius está diretamente relacionado com a história de vida dos quadrinhos. Durante a censura das Hqs nos EUA, que se iniciou nos anos 50, Stan Lee e o Homem-Aranha foram responsáveis por uma resistência contra as limitações criativas impostas aos artistas. 

Stan Lee

A figura de Morbius, como monstro e vampiro, foi criada para enfrentar essa agenda anti-quadrinhos que surge de um sentimento puritanista nos EUA, sem dúvidas foi um dos estopins para a queda do código de censura anos depois. 

Em 1971, com o enfraquecimento das censuras do CMAA, Stan Lee logo aproveita a brecha e delega a Roy Thomas e Gil Kane que criem um antagonista  estilo monstro para o Homem-Aranha. Com isso, Morbius fez sua estreia nas Hqs na edição Amazing Spider-Man #101,  no arco em que Peter lidava com a mutação dos seis braços.  

Como toda boa história de origem, sempre trágicas e fatalistas, Morbius segue o mesmo padrão. Seu nome completo é Michael Morbius (Dr. Morbius para os menos íntimos do Maicão), passou toda sua infância na Grécia onde foi criado pela sua mãe solteira. 

Morbius era uma criança inteligente porém extremamente solitária, morando sempre afastado dos grandes centros e cidades.  O jovem tinha apenas um único amigo no mundo em que confiava, Emil Nikos. Ambos cresceram juntos e se tornaram renomados bioquímicos. 

Nosso querido Maicão, porém, lutava desde sua infância contra uma terrível e rara doença de sangue que o matava aos poucos. Ao lado de seu grande amigo Nikos, procuraram e pesquisaram por anos pela cura. Avançaram muito no tratamento utilizando sangue de morcegos. 

Desta maneira, os estudos de Morbius e Nikos, rendem aos dois um prêmio Nobel da paz. Apesar disso, não encontram a cura efetiva para a condição de Michael. Sentindo que cada  vez mais seu fim está chegando, Morbius e Nikos para não envolverem e nem machucar mais ninguém na pesquisa, decidem terminar seus experimentos em mar aberto.   

Então ao melhor estilo Mary Shelley, criador e criatura, Morbius decide finalizar o experimento utilizando eletricidade e DNA de morcego. A fusão dessas duas coisas gera um efeito inesperado, uma relação simbiótica entre um lado morcego de Morbius e humano. 

O experimento no final das contas acaba por criar uma nova doença em Morbius, a necessidade de sangue. Após sua transformação, o vampirão perde o controle e assassina seu querido amigo Nikos. 

Quais são os poderes de Morbius?

Quem é Morbius?

Morbius não é seu típico vampiro. Nem tão brilhante quanto Edward e nem tão aterrorizante ao ponto de Drácula. Como apresentado antes, a censura às criações de Hqs eram muitas na época de criação do personagem e um monstro com origens malígnas ou sobrenaturais eram proibidas. 

Sendo assim, a resposta foi criar a origem de Morbius de maneira científica, dando-lhe o nome, posteriormente, de o Vampiro Vivo. Com isso, Morbius não possui repulsa aos símbolos religiosos, alhos, sol (apesar de não ser fã da luz), espelhos e nem morre com uma estaca no coração apenas. Tão pouco pode se transformar em um morcego. 

Os seus poderes trazem características dos tradicionais vampiros e algo a mais. Morbius pode voar, possui super força e velocidade, hipnose, sentidos aguçados, visão no escuro, ecolocalização, rápido fator de cura e também suas garras e presas poderosas. 

Morbius é vilão? Anti-herói?

Morbius Marvel

Talvez uma das principais perguntas sobre o personagem. Assim como, aparentemente, todos os cientistas do universo de Homem-Aranha, os poderes de Morbius foram um experimento que correu mal. 

O Doutor não era inerentemente mal, como Cletus Kasady, por exemplo, que antes do Carnificina já era um psicopata e serial killer. Morbius é um homem que durante toda sua vida lidou com uma terrível doença e quando se encontrou sem resposta,  jogou sua última carta. 

Diferentemente dos outros vilões do cabeça de teia, Morbius, raramente está consciente no momento de destruição ou das lutas contra o Homem-Aranha. Ele age inteiramente no único objetivo de tomar sangue e continuar sobrevivendo mais um dia. 

Após retomar a consciência, Micheal é carregado por um verdadeiro sentimento de remorso e culpa pelas pessoas que ele machucou. Um exemplo disso é quando descobre que matou seu melhor amigo e foge para longe para proteger sua noiva. 

No final das contas a bússola moral cabe aos leitores das Hqs julgar, seria Morbius verdadeiramente um vilão? Ou seria apenas um sobrevivente? A verdade é que nem todos possuem a possibilidade de escolha a um claro papel de herói, como Steve Rogers, pose de herói, abraçando idosos, censurando palavrões e saindo com sorriso na foto. 

Talvez Morbius seja a relação mais humana possível ao lidar com seus demônios interiores e seu lado humano que pesa as consequências de suas ações.    

O que sabemos sobre o filme? 

Filme Morbius

Após a extensa apresentação de quem é Morbius, falaremos sobre o filme. O lançamento no Brasil se aproxima cada vez mais, com data para o final de março de 2022. 

Com Jared Leto de protagonista, veremos a história de origem do personagem nas telas do cinema pela primeira vez. Vale ressaltar que no filme Blade (1998), Morbius aparece em uma das cenas deletadas que posteriormente foram adicionadas na versão de DVD. 

Aparentemente a Sony seguirá com a história de origem de Morbius bastante similar ao dos quadrinhos com algumas leves adaptações, como a sua doença rara não ser  tão rara assim, apesar de não existir cura. Nos trailers podemos ver também uma pegada mais sombria no filme, trazendo um tom um pouco mais sério e de maturidade que os filmes de Tom Holland não exploraram.

Ainda nos trailers é possível ler uma placa, em um dos frames, com a frase “Homem-Aranha assassino” podendo fazer menção aos eventos do Sem Volta para Casa. Não há confirmação mesmo que Morbius fará parte do MCU ou dos planos da Marvel para a nova fase dos filmes, mas muitas pistas e dicas demonstram que o filme se passará entre os dois filmes de Venom. 

Para jogar mais lenha na fogueira nos boatos da ligação com a MCU, tivemos um vislumbre de Michael Keaton como Adrian Toomes, mais famosamente conhecido como o Abutre de Homem-Aranha de Volta ao Lar.

Elenco do filme

A roteirização do filme foi de Burk Sharpless e Matt Sazama, com direção de Daniel Espinosa. Além de Jared Leto de protagonista, teremos atuação principal de  Michael Keaton (Adrian Toomes), Adria Arjona (Martine Bancroft), Jared Harris (Emil Nikolis), Archie Renaux (Bobby), Matt Smith (Loxias Crown) e Tyrese Gibson (Simon Stroud). 

Confira também o calendário de todos os próximos lançamentos da Marvel!

Profissional da área de SEO e formado em Relações Internacionais, completamente apaixonado em falar e escrever sobre esportes, vídeo games, HQs e Star Wars.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here