Resenha de Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984), um dos mais famosos filmes de artes marciais
E aí, gente! Tudo bem? Bem recente, eu estava atualizando a nossa listinha de 5 filmes de torneio de artes marciais quando decidi assistir novamente ao filme Karatê Kid – A Hora da Verdade. Eu assisti na plataforma de streaming Prime Video (embora logo saia do catálogo). Lançado em 1984, Karatê Kid – A Hora da Verdade é um ícone eterno dos filmes de artes marciais que transcende gerações.
Dirigido por John G. Avildsen e estrelado por Ralph Macchio como Daniel LaRusso e Pat Morita como o memorável Sr. Miyagi, o filme cativou o público com suas cenas de luta emocionantes, além de trazer lições de vida que muitos adoram. Ambientado na Califórnia, o filme narra a vida de Daniel LaRusso, um jovem em busca de autoconfiança através do treinamento rigoroso de karatê e da orientação sábia de seu mestre.
Ficha técnica
Data de lançamento: 28 de setembro de 1984 (Brasil)
Diretor: John G. Avildsen
Roteiro: Robert Mark Kamen
Continuação: Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua
Música composta por: Bill Conti
Indicações: Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Prêmio Globo de Ouro: Melhor Ator Coadjuvante em Cinema
Sinopse via Prime Video:
Enredo de Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984)
Depois de se mudar de Newark, Nova Jersey, para a região do sul da Califórnia conhecida como San Fernando Valley, um jovem chamado Daniel Larusso, interpretado por Ralph Macchio, acha difícil se ajustar ao novo ambiente. Tudo começa com essa mudança, onde rapidamente somos apresentados ao protagonista e à sua mãe – que é uma fofa que tenta sempre ser o mais atenciosa possível. Interpretada por Randee Heller, ela sempre tenta conciliar seu emprego com dar atenção e educação ao filho (e só não pagou uma aula de arte marcial antes para o rapaz pela falta de dinheiro mesmo, porque ela realmente tenta fazer tudo por ele).
Tudo muda quando ele conhece Ali Mills, interpretada por Elisabeth Shue, uma jovem cativante que gosta dele. Mudar para melhor ou para pior? Eis a questão. Afinal de contas, gostar dela e se aproximar fez com que fosse um alvo fácil e rápido: Daniel se torna alvo de uma gangue de estudantes do dojo Cobra Kai. Mais especificamente? Se torna alvo de assédio por parte de Johnny Lawrence (interpretado por William Zabka), ex-namorado de Ali, e seu grupo de amigos.
Claro, Daniel estava tentando levar sua vida estudantil em paz, e se aproximando de sua paixonite aos poucos. Só que o próprio Daniel era meio custoso e tenta até se vingar pregando peças em Johnny. Aí que piora os seus problemas… Em um dado momento, precisou que o seu vizinho Miyagi o salvasse com as suas habilidades especializadas. Os dois já se conheciam e tinham um minimo de amizade, agora Daniel precisa que Kesuke Miyagi se torne seu sensei.
Reconhecendo a necessidade de autodefesa de Daniel, Miyagi decide colocá-lo sob sua proteção e ensiná-lo os métodos das artes marciais. Claro que não vai ser fácil – por sorte, Daniel já tinha um pouco de preparo físico e gostava de futebol. Ainda mais que Miyagi pede ao sensei do Cobra Kai que seus alunos deixem o garoto em paz por dois meses, para que possam resolver toda a questão em um torneio de arte marcial que ocorreria dali 2 meses. Literalmente, ainda bem que o garoto já tinha um certo preparo físico, agora era aprender karatê de uma vez por todas.
O filme ganhou notoriedade por retratar a prática de artes marciais de Daniel San, que habilmente incorporou tarefas mundanas como limpeza de carros e pintura de paredes em sua rotina diária. Vimos toda uma trajetória de 2 meses, com a dupla Daniel san e Miyagi sensei fazendo muito mais amizade, tendo um pouco mais de suas vidas reveladas até o grande momento: o torneio de arte marcial.
Karatê Kid – A Hora da Verdade é um filme que se destaca muito. Primeiro por suas emocionantes sequências de artes marciais, mas também por sua capacidade de tocar profundamente o público com uma história de superação pessoal e crescimento. Ralph Macchio e Pat Morita entregam performances memoráveis que elevam o filme além das simples lutas de karatê, transmitindo uma mensagem inspiradora sobre perseverança, respeito mútuo e a importância de encontrar um mentor. A dinâmica entre Daniel e o Sr. Miyagi é o coração do filme, proporcionando momentos tanto de humor sincero quanto de reflexão – que todos amam até hoje!
Trailer
Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises – além de muitas notícias sobre a cultura geek e nerd? As nossas últimas resenhas de filmes foram: Resenha de Oppenheimer (2023), drama histórico protagonizado por Cillian Murphy, Resenha de Barbie (2023), filme protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, Domingo à Noite, uma história familiar e Resenha: Compensou assistir Super Mario Bros O Filme (2023)?? Se procura por mais filmes legais, confira em nosso portal: Marte Um: Resenha, Porto Príncipe escancara os preconceitos sutis do cotidiano, Broker – Uma Segunda Chance: Resenha e Eu Também Às Vezes Quero Sumir. Não podemos nos esquecer da Crítica de Duna (2021): O que achamos do novo filme de Denis Villeneuve, adaptação do livro de Frank Hebert e da Resenha de Duna 2 (2024): O que achamos do novo filme de Denis Villeneuve, adaptação do livro de Frank Hebert. Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.