Ano: 1983 |
Título Original: Scarface |
Dirigido por: Brian de Palma |
Avaliação: ★★★★★ (Excelente) |
Em Scarface, Al Pacino interpreta Tony Montana um refugiado cubano que, através do mundo do crime nos Estados Unidos, começa a subir na vida, porém, com consequências terríveis a si próprio e com aqueles a quem é ligado.
Agora entendi porque esse filme é um clássico. Com personagens bem desenvolvidos e uma trama de tirar o fôlego, Scarface consegue ser um dos melhores longas de todos os tempos.
Tony Montana é um atrativo a parte, e você pode odiar ou gostar dele, ou mesmo se sentir ambíguo quanto a esse personagem, mas ele consegue marcar a cena. Com seu jeito brigão e sem educação, mas com foco e muita raça, Tony vai galgando aos poucos a estrada do sucesso financeiro e tomando o lugar de todos os que estão acima dele.
As cenas de ação são sensacionais e muitas das situações que acontecem são de tirar o fôlego, principalmente por causa do suspense de algumas partes e tramas (como a negociação inicial com os colombianos, a negociação com Sosa, a tentativa de assassinato do carro bomba e muitas outras cenas marcantes).
O filme demonstra lindamente também toda a riqueza criada através do crime e como chegar no “topo”, pode ser também ao mesmo tempo estar em um “abismo”. É extremamente dramático ver como Tony, quanto mais avança em suas riquezas, mais parece se perder e se afastar de suas motivações iniciais.
Os personagens secundários também são extremamente relevantes, como Elvira (interpretação incrível de Michelle Pfeiffer,), Manny, Frank e todos os outros, criando uma verdadeira perfeição cinematográfica e em termos de roteiro.
Como uma cicatriz, deixe Al Pacino e Scarface marcarem sua vida, assistindo a esse clássico da ação da década de 80.