Senhor dos Anéis: Quem são os maiores servos de Morgoth?
Embora O Senhor dos Anéis de JRR Tolkien estivesse cheio de vilões, Sauron era o grande vilão da trilogia de filmes de Peter Jackson. Se ele tivesse recuperado o controle do Um Anel, o Senhor de Mordor teria coberto a Terra-média na escuridão. No entanto, em uma era anterior, Sauron era apenas um tenente de um Lorde das Trevas muito pior e mais poderoso chamado Melkor, mais tarde conhecido como Morgoth. Afinal, quem são os maiores servos de Morgoth em O Senhor dos Anéis? Vamos conhecê-los, mas cuidado! Há spoilers dos livros de JRR Tolkien!
Quer conhecer mais sobre os livros de Tolkien sem qualquer spoiler? Acesse em nosso portal: Ordem de leitura dos livros de JRR Tolkien! Além disso, seus livros estão em alta graças à nova série da Prime Video. Ainda não assistiu e está em dúvida se realmente compensa ou não? Confira também em nosso portal: Resenha de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – 1ª Temporada!
Morgoth foi o primeiro Lorde das Trevas de Tolkien
O maior e mais maligno dos Valar, Morgoth era o segundo em poder apenas para o criador de todas as coisas, Eru Illuvatar. Os Valar eram semideuses cujo propósito expresso era governar sob a orientação de Eru. Apesar disso, Morgoth tentou desfazer as obras de Illuvatar e semear o caos.
Ele passou quase toda a Primeira Era aterrorizando a Terra-média durante o conflito Guerra da Ira. Esse derramamento de sangue forçou os elfos a construir seus reinos em locais secretos, na esperança de evitar seu olhar. Eventualmente, o resto dos Valar chegou para virar a maré em favor das forças do bem. Antes disso, porém, Morgoth destruiu todos os reinos ocultos e teve ajuda.
Sauron foi o maior servo de Morgoth e o único que sobreviveu à Primeira Era, entretanto havia muitos outros que representariam grandes ameaças.
Ungoliant
Não sabemos a origem exata de Ungoliant. Ela poderia ter sido uma Maiar caída ou gerada da escuridão primordial. Embora ela fosse realmente um monstro, a forma mais conhecida de Ungoliant era uma aranha gigante com um apetite insaciável por luz.
Na verdade, Morgoth recrutou Ungoliant com a promessa de devorar as Árvores de Valinor. Oferecendo tal recompensa, Ungoliant concordou em instigar suas tramas malignas (pela segunda vez) e roubar Valinor das Silmarils.
Sauron tornou-se o Senhor dos Anéis
Sauron foi um dos Maiar mais poderosos. Ele era um artesão e ferreiro habilidoso, mas Morgoth o enganou com a promessa de poder. Assim, Mairon deixou Valinor, tornou-se Sauron e assumiu o controle da Fortaleza de Angband.
Sauron foi o principal tenente de Morgoth durante a Primeira Era. Mas quando os Valar aprisionaram Morgoth durante a Guerra da Ira, eles se esqueceram de Sauron, deixando-o para reconstruir seu poder na Terra-média. Durante a Segunda e Terceira eras, Sauron teve uma existência de montanha-russa. Em várias instâncias, ele construiu seu poder e travou uma guerra terrível. Sauron encontrou seu fim definitivo quando finalmente Frodo jogou ao fogo o Um Anel na Montanha da Perdição! Ou seja, seu poder nunca mais seria uma ameaça.
Gothmog transformado em Balrog
E assim como Sauron, Gothmog era originalmente um dos Maiar. Ao jurar lealdade ao Lorde das Trevas, então Gothmog se tornou o mais poderoso Balrog – antigos demônios de fogo! Então, como tal, ele era o tenente da linha de frente de Morgoth. Empunhando seu chicote e um grande machado preto, Gothmog era um inimigo terrível, e ele pessoalmente responsável por matar dois Grandes Reis dos Noldor: Fëanor e Fingon.
Relacionado: Por que Sauron não recrutou o Balrog de Moria em O Senhor dos Anéis?
Glaurung e os Dragões
Quando Morgoth atacou pela primeira vez os Elfos da Terra-média, ele o fez com seus exércitos de Orcs. No entanto, os elfos foram facilmente capazes de resistir a ele, enviando Morgoth de volta à prancheta para criar monstros ainda mais distorcidos. Daí surgiu a criação dos dragões.
Glaurung era o Pai dos Dragões e causou estragos na Terra-média até que Túrin Turambar enfiou sua espada, Gurthang, no ventre macio da besta. O pior dos dragões, entretanto, era Ancalagon, o Negro. Morgoth desencadeou seu maior dragão na Guerra da Ira, onde a besta provou ser páreo até para os Valar. Eventualmente, o meio-elfo Eärendil e as Grandes Águias derrubaram Ancalagon.
Carcharoth e Draugluin eram os lobisomens da Terra-média
Morgoth também criou lobisomens para caçar o povo da Terra-média. Com a ajuda de Sauron, ele corrompeu grandes cães e lobos aprisionando espíritos terríveis em seus corpos. O primeiro lobisomem foi Carcharoth, mas que morreu durante a Busca pela Silmaril quando Huan, o Cão de Valinor, atacou Angband. Depois disso, Morgoth criou Draugluin – o mais poderoso dos lobisomens – para matar Huan. Quando os dois lutaram, ambos se feriram mortalmente.
Thuringwethil assumiu a forma de um vampiro
Em um mundo de dragões, lobisomens e demônios-aranha, então podemos encontrar vampiros também. No entanto, em O Senhor dos Anéis, os vampiros eram simplesmente criaturas de tamanho humano, semelhantes a morcegos. Embora Sauron também aparecesse nessa forma, a única outra vampira formalmente nomeada era Thuringwethil. Ela era uma Maia que regularmente tomava a forma vampírica com asas de dedos e garras de ferro. Ela era a mensageira de Sauron, embora não se saiba muito mais sobre ela.
Em conclusão, esses eram os são os maiores servos de Morgoth em O Senhor dos Anéis! O que acha deles?
Não se esqueça: quer conhecer mais sobre os livros de Tolkien ? Acesse em nosso portal: Ordem de leitura dos livros de JRR Tolkien! Além disso, confira também em nosso portal: Resenha de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – 1ª Temporada!