Resenha de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – 1ª Temporada

Markella Kavenagh é Nori, uma pé-peludo, em "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder" Ben Rothstein /Prime Video
Markella Kavenagh é Nori, uma pé-peludo, em “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” Ben Rothstein / Prime Video

Resenha de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – 1ª Temporada

A aguardada série Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chegou às telas da Prime Video em 2022, trazendo consigo a promessa de explorar novos horizontes do universo criado por J.R.R. Tolkien. Contudo, o que se revela ao longo da primeira temporada é uma experiência que diverte, mas desafia as expectativas dos fãs mais puristas. A série se destaca pela sua audácia ao se aventurar por territórios não mapeados das obras originais. No entanto, essa audácia pode ser percebida por alguns como uma ousadia questionável, transformando a produção em uma espécie de fanfic das lendárias histórias de Tolkien.

A nova série de sucesso da Prime Video finalizou com um total de 8 episódios. Agora, aqui estou com a resenha de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – 1ª Temporada, baseada nos livros de JRR Tolkien! Considerando que mais se se assemelha a uma fanfic, será que compensou mesmo acompanhar? Ao menos, é uma série divertida! Confira aqui!

Ficha técnica

Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)
Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)
Série baseada nos livros de JRR Tolkien
Disponível em: Prime Video
Lançamento: 1 de setembro de 2022
Classificação indicativa: 14 anos
Gêneros: Drama, Fantasia, Aventura, Ação
Total de episódios: 8
Diretores: Wayne Yip, J.A. Bayona, Charlotte Brändström
Produtores: J.D. Payne, Patrick McKay, Lindsey Weber, Callum Greene, Belén Atienza, Justin Doble, Jason Cahill, Gennifer Hutchison, Bruce Richmond, Sharon Tal Yguado, J.A. Bayona, Wayne Che Yip, Christopher Newman

Sinopse oficial:

Tendo início em um período de relativa paz, acompanhamos personagens que confrontam o ressurgimento do mal na Terra-média. Dos abismos sombrios das Montanhas Nevoentas, passando pelas florestas majestosas de Lindon e chegando ao arrebatador Reino da Ilha de Númenor, o legado desses reinos e personagens irá perdurar muito além de suas existências.

Prime Video

Elenco de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – 1ª Temporada

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
  • Galadriel (Morfydd Clark): A lendária comandante Elfa da Terra-Média, interpretada por Cate Blanchett nos filmes de Sir Peter Robert Jackson.
  • Elrond (Robert Aramayo): Um jovem Elfo estadista e ambicioso. Nos filmes de Sir Peter Robert Jackson, foi interpretado por Hugo Weaving.
  • Arondir (Ismael Cruz Córdova): Um soldado dos Elfos Cinzentos.
  • Bronwyn (Nazanin Boniadi): Curandeira humana e mãe solteira.
  • Theo (Nazanin Boniadi): Filho mais novo de Bronwyn.
  • Celebrimbor (Charles Edwards): Um Elfo artesão muito talentoso.
  • Gil-Galad (Benjamin Walker): Alto-Rei dos Elfos.
  • Durin lV (Owain Arthur): Príncipe Anão e marido de Disa.
  • Disa (Sophia Nomvete): Princesa Anão e esposa de Durin.
  • Elanor “Nori” Brandyfoot (Markella Kavenagh): Uma jovem e aventureira dos pés-peludos, os antepassados dos Hobbits.
  • Poppy Proudfellow (Megan Richards): Melhor amiga de Nori e, algumas vezes, cúmplice.
  • O Estranho (Daniel Weyman): Uma figura misteriosa com poderes possivelmente perigosos.
  • Lago Brandyfoot (Dylan Smith): Patriarca da família Brandyfoot Harfoot.
  • Marigold Brandyfoot (Sara Zwangobani): Matriarca da família Brandyfoot Harfoot.
  • Halbrand (Charlie Vickers): Um humano sobrevivente de um naufrágio à procura de um recomeço.
  • Eärien (Emma Horvath): Uma jovem mulher númenoriana e irmã de Isildur.
  • Elendil (Lloyd Owen): Um númenoriano capitão dos oceanos; pai de Isildur e Eärien.
  • Míriel (Cynthia Addai-Robinson): Rainha-Regente de Númenor.
  • Pharazôn (Trystan Gravelle): Conselheiro da Rainha-Regente de Númenor.
  • Isildur (Maxim Baldry): Um homem jovem númenoriano com desejos de viajar.
  • Kemen (Leon Wadham): Um jovem númenoriano político e filho de Pharazôn.

Enredo de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

Durin e Disa em Os Anéis de Poder
Durin e Disa (Reprodução: O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder/Prime Video)

Em primeiro lugar, válido comentar que a série vai trazendo várias narrativas: a vida dos elfos, dos anões, dos humanos de Númenor e dos Pés-Peludos. A cada momento, pode focar em um ou outro povo, então temos que nos atentar para não ficarmos perdidos na narrativa.

Em uma era (aparentemente) de paz, várias pessoas enfrentam o ressurgimento do mal na Terra-Média. Como é o meme? Alguma coisa errada não está certa? E personagens de diversas regiões – das profundezas escuras das Montanhas de Névoa, das majestosas florestas de Lindon, até os confins do mapa – notam algo estranho surgindo. A lendária Galadriel tenta avisar há tempos aos outros elfos que os orcs e Sauron podem surgir a qualquer momento, mas apenas percebem após Sauron manipular Galadriel para conquistar seu principal objetivo: o poder absoluto.

Como se fosse um humano, o antagonista enganou os elfos para forjassem o Anel Governante, mais conhecido como Um Anel. Sim, o mesmo Um Anel que Sauron pretende utilizar para tomar o controle a Terra-Média.

Na franquia de J.R.R. Tolkien, Sauron controla um exército de orcs. Contudo, o atual líder deste grupo violento é Adar (Joseph Mawle). Durante a série, o antigo elfo contou para Galadriel que ele assassinou o antagonista da Terra-Média. E certamente há uma boa possibilidade de Sauron não ter gostado nada desse detalhe…

Narrativas interligadas

À princípio, ficamos em dúvida como as narrativas apresentadas nos primeiros episódios se conectam, mas muitos questionamentos são respondidos no decorrer da série. Por exemplo, Elrond é um dos principais elfos da série, um grande amigo de Galadriel e que conecta os elfos aos anões. E durante as viagens de Galadriel, ela entra em contato diretamente com Númenor e humanos de outras regiões. Já os Pés-Peludos, ainda não entram em contato direto com os outros protagonistas, mas são aqueles que acolhem O Estranho, um dos prováveis Sauron.

Considerações finais da resenha: O que achei de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – 1ª Temporada?

Joseph Mawle como Adar (Reprodução: O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder / Prime Video)
Joseph Mawle como Adar (Reprodução: O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder / Prime Video)

Em primeiro lugar, é necessário falar que a produção ficou divertida. Sim, compensa assistir. Mas, conforme dito anteriormente, é mais fácil falar que é uma fanfic das obras de JRR Tolkien. Em segundo ponto, precisamos dizer que é importante tomar cuidado com algumas reclamações. Se forem reclamações de fãs, porque os produtores não seguiram fielmente as obras de Tolkien, tudo bem, mas: “Ah, mas focou demais em uma mulher”, como se o próprio Tolkien não tivesse criado várias personagens femininas importantes, não é?

O que esperar da próxima temporada?

Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)
Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)

A conclusão da primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder da Prime Video foi épica. Apesar de responder à maior incógnita da série (conforme os memes, Sauron é o novo Mephisto), o oitavo episódio na Terra-Média ainda não revelou todos os enigmas do universo criado por J.R.R. Tolkien (1892-1973). O que esperar da próxima temporada de Senhor dos Anéis: Anéis de Poder? Já podemos dizer que a segunda temporada da nova série da Prime Video promete trazer muito mais guerras, especialmente com o vilão Sauron no poder.

Após um total de oito episódios, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder finalmente revelou a identidade de Halbrand (Charlie Vickers)Sauron. Além disso, trouxe o Estranho (Daniel Weyman) como um dos magos do Istar, com Gandalf sendo a principal hipótese dos fãs. Os dois terão muito mais espaço na próxima temporada e podem roubar o protagonismo de Galadriel (Morfydd Clark).

Confira mais: O que esperar da próxima temporada de Anéis de Poder?

Trailer oficial de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – 1ª Temporada

Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? As nossas últimas resenhas de séries foram Resenha de Depois da Cabana (2023), minissérie da NetflixAnálise de Arcane da Netflix, animação da Riot com personagens e universo de League of LegendsResenha de Tokyo Vice, a série da HBO que constrói um bom drama criminalResenha de The Sandman, nova série da NetflixGame of Thrones (Série) – Do Fogo ao Gelo (Análise) e X-Men Evolution – Vale a pena Assistir a série clássica? (Análise)!! Você também pode conferir Resenha sem spoilers da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos (2023) e Resenha com spoilers da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos (2023). Além disso, você também podem ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – 1ª Temporada
Caroline Ishida Date
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕
resenha-de-o-senhor-dos-aneis-os-aneis-de-poder-1a-temporada Resenha de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder – 1ª Temporada A aguardada série Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chegou às telas da Prime Video em 2022, trazendo consigo a promessa de explorar novos horizontes do universo criado por J.R.R. Tolkien....

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here