Home Filmes Star Wars: Darth Vader confirma por que Anakin realmente odiava Obi-Wan

Star Wars: Darth Vader confirma por que Anakin realmente odiava Obi-Wan

Star Wars: Darth Vader #5 confirma porque Anakin Skywalker realmente odiava Obi-Wan Kenobi, e era muito mais do que ciúme profissional.

Darth Vader

Star Wars: Darth Vader confirma por que Anakin realmente odiava Obi-Wan

Durante a rivalidade em Star Wars, ocorreram diversos momentos de conflito entre Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker que culminaram no término de sua relação. Muitos fãs ainda se questionam por que Anakin realmente odiava Obi-Wan Kenobi. Isso se originou, em grande parte, do sentimento de Anakin de que o Alto Conselho Jedi o subestimou ao não promovê-lo nem confiar nele tanto quanto ele acreditava merecer. Esse desapontamento era frequentemente desabafado com Padmé Amidala, que o consolava em suas conversas.

No entanto, em Star Wars: A Vingança dos Sith, Anakin voltou sua raiva contra Padmé, chegando ao extremo de sufocá-la em Mustafar, antes de redirecionar essa fúria para Obi-Wan. O futuro Lorde Sith acreditava que todos à sua volta o trairiam, movido pela inveja de seu poder. Entretanto, como revelado na edição #5 de Star Wars: Darth Vader da Marvel, escrita por Greg Pak, ilustrada por Raffaele Ienco, colorida por Neeraj Menon e com letras de Joe Caramanga, descobrimos que não foi a inveja de poder que levou Anakin ao limite, mas sim algo muito mais pessoal: a crença de Skywalker de que Padmé e Obi-Wan poderiam ter tido um relacionamento amoroso.

Atualmente, você poderá encontrar a maioria das produções da franquia  Star Wars na Disney+. Os fãs de Star Wars certamente gostarão de conferir em nosso portal:

Anakin odiava Obi-Wan por causa de um relacionamento imaginário com Padme


Embora a ideia de um envolvimento amoroso entre Padmé e Obi-Wan fosse completamente infundada, Anakin aparentemente construiu em sua mente uma narrativa distorcida, agravada pelas frustrações em relação ao Conselho Jedi em outros aspectos. Em Star Wars: Darth Vader #5, enquanto Vader examina os bancos de dados em uma antiga base rebelde em busca de informações sobre a morte de Padmé, seu androide descobre os momentos finais dela. Fica claro que Obi-Wan, R2-D2, C-3PO e Padmé entraram juntos na enfermaria, logo antes de sua morte trágica.

Essa revelação traz à tona as lembranças de Darth Vader de sua discussão com Padmé em Mustafar e de como ela havia trazido Obi-Wan consigo na esperança de redimir as tendências cada vez mais sombrias de seu marido. Apesar de Padmé e Obi-Wan terem declarado seu amor por Anakin na tentativa de fazê-lo enxergar a razão, ele ressentia profundamente o fato de estarem tentando impedi-lo de alcançar o que ele considerava sua grandeza. As emoções de Vader são intensificadas quando o androide acessa hologramas que mostram Padmé em sua câmara de nascimento, que acabaria se tornando o local de sua morte.

Darth Vader abrigava sentimentos de insegurança


Em seus angustiantes momentos finais, ao dar à luz Luke e Leia, Padmé chama por Obi-Wan. O androide admite de maneira direta que ela continua a invocar essa pessoa, indicando assim a sua importância. Essa constatação irrita Darth Vader, que, de forma instintiva, desmantela o androide, sem perceber que o androide não o identifica como Anakin. Este momento revela que o assunto ainda é delicado para Anakin, mesmo após sua transformação em Darth Vader. Ele fica claramente abalado pelo fato de que, em um momento de extrema necessidade, sua esposa tenha chamado por Obi-Wan em vez dele.

Essa persistente insegurança sugere que Darth Vader ainda carrega a sensibilidade em relação à ideia de que Padmé poderia ter tido um relacionamento com Obi-Wan. Na mente de Vader, a expectativa era que Padmé o chamasse. A cruel ironia da situação, é claro, é que suas próprias ações levaram à morte de sua esposa e à presença de Obi-Wan em seus últimos momentos. Conforme a intensa raiva de Darth Vader cresce ao pensar em ambos, torna-se evidente que ele ainda é atormentado por seus próprios demônios interiores. No final das contas, Anakin provavelmente se recusa a aceitar o papel que suas ações desempenharam em afastar sua esposa. Embora Vader possa acreditar que o relacionamento dela com Obi-Wan era mais complexo, a culpa por sua falha em proteger e manter sua esposa é parte do que o empurra ainda mais em direção ao Lado Sombrio.

Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi têm o relacionamento mais trágico de Star Wars

Por mais atenção que o relacionamento entre Anakin e Padmé receba, é a dinâmica entre Anakin e Obi-Wan que se revela uma das mais trágicas e complexas de toda a rica franquia Star Wars. A relação entre esses dois personagens é como um drama shakespeariano, uma trágica queda de dois melhores amigos, unidos por laços que os faziam mais próximos que irmãos, mas que acabaram sendo gradualmente corroídos pela raiva e pelo ciúme de um deles. A inevitável transformação de Anakin Skywalker no Lorde Sith ocorreu após anos de reflexão, inveja e aspiração por alcançar um assento no Conselho Jedi, conquistar o coração de Padmé e até mesmo superar seu venerável mestre. Obcecado por esses objetivos, ele se tornou uma ameaça perigosa para o Conselho Jedi, o executor da mulher que amava, e, irônica e dolorosamente, sempre inferior a Obi-Wan.

O mais trágico nesse emaranhado de emoções é que Obi-Wan nunca desejou ser o adversário de Anakin, mas ansiava por seu sucesso e felicidade. Eventos posteriores, como os explorados na série “Obi-Wan Kenobi”, revelam que o Mestre Jedi exilado, por meio da Força, percebeu que Anakin teve um irmão antes de ser levado para o Templo Jedi. A perda desse irmão nunca foi realmente uma lacuna em sua vida, porque ele já tinha Anakin. No entanto, quando Anakin se perdeu para as trevas, Obi-Wan perdeu um irmão pela segunda vez, uma ferida que nunca se curaria. O peso da responsabilidade por seu fracasso com Anakin nunca o deixou. A cada duelo subsequente entre Obi-Wan e Darth Vader, o Jedi mais experiente demonstrou repetidamente sua superioridade sobre seu ex-aprendiz, uma situação que só aumentou a fúria de Vader e os afastou ainda mais.

Por ser a pessoa mais forte e sábia, Obi-Wan inadvertidamente continuou afastando o homem que sempre considerou um irmão, um custo que ele teve que suportar em nome do dever e da ordem Jedi. No final, Obi-Wan finalmente cedeu, permitindo que Anakin alcançasse o que ele sempre desejou: a vitória sobre seu mestre, embora não da maneira que Vader jamais imaginara.

A relação entre Anakin e Obi-Wan sempre se assemelhou à de dois irmãos que raramente conseguiam se entender plenamente. Embora Obi-Wan fosse frequentemente um aliado leal para Anakin, o jovem Jedi nunca conseguiu superar sua inveja, levando-o a acreditar erroneamente que seu mestre mantinha um relacionamento amoroso com sua esposa. No final das contas, o ciúme tóxico de Anakin foi sua ruína e a razão pela qual ele nunca poderia superar a figura de seu mestre.

STAR WARS: DARK EDITION: Edição épica para uma saga eterna! Disponível à venda na Amazon (clique aqui para acessar a loja e garantir seu exemplar).

Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? As nossas últimas resenhas de séries foram Resenha de Depois da Cabana (2023), minissérie da NetflixResenha da live-action Yu Yu Hakusho (2023), disponível na NetflixGame of Thrones (Série) – Do Fogo ao Gelo (Análise) e X-Men Evolution – Vale a pena Assistir a série clássica? (Análise)!! Confira no Meta Galáxia a Resenha da 1ª temporada de Wandinha, a mais nova série da NetflixWandinha: Conheça a árvore genealógica da Família Addams e a Origem de Wandinha, e porque ela se chama Wednesday? Você também pode conferir Resenha sem spoilers da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos (2023) e Resenha com spoilers da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos (2023). Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile