Todas as atrizes que viveram Wandinha Addams
Desde a década de 1960, A Família Addams manteve uma presença consistente na tela, solidificando seu status como franquia icônica. As atrizes que interpretaram Wandinha Addams tiveram um papel significativo no estabelecimento da personagem como um ícone cultural. Os personagens originais foram inspirados nos desenhos animados de Charles Addams em Nova York de 1938, mas foi somente na sitcom de 1964 que A Família Addams realmente se incorporou na cultura popular. Desde então, a franquia foi adaptada diversas vezes para cinema e televisão. A recente adição da Netflix à série, Wandinha, destaca a excêntrica filha como o verdadeiro destaque da família.
A maçã não cai longe da árvore quando se trata de Wandinha, filha de Gomez e Morticia, que herdou seus mórbidos interesses pela morte e pelo sofrimento. Com sua entrega seca e senso de humor distorcido, especialmente na interpretação de Christina Ricci, ela brilha consistentemente nos filmes e séries de televisão da Família Addams. Ao longo dos quase 85 anos de existência da franquia Família Addams, sete atrizes diferentes assumiram o papel de Wandinha Addams.
Lisa Loring
- The Addams Family (1964-1966); Halloween With The New Addams Family (1977)
A primeira atriz a interpretar Wandinha foi Lisa Loring na sombria adaptação da comédia dos anos 1960 de A Família Addams. O programa original foi ao ar de 1964 a 1966, com um total de 64 episódios. Nessa versão, Wandinha era a irmã mais nova de Pugsley, ao invés de ser a mais velha. A Wandinha de Loring era tão peculiar quanto sua família, mas muito mais doce em comparação com as adaptações posteriores da personagem.
Cindy Henderson
- The New Scooby-Doo Movies (1972); The Addams Family (1973)
Na sequência, a atriz que deu vida a Wandinha na Família Addams foi Cindy Henderson na série animada de 1972, The New Scooby-Doo Movies, onde dublou a personagem no episódio “Wednesday is Missing”. Quando a Hanna-Barbera criou uma comédia animada própria para a Família Addams em 1973, Henderson voltou a dar voz à Wandinha. O desenho animado também se destacou por ter a jovem Jodie Foster dublando Pugsley. No entanto, a série de 1973 da Família Addams durou apenas uma temporada, e após isso, Henderson nunca mais reprisou seu papel como Wandinha Addams.
Christina Ricci
- The Addams Family (1991); Addams Family Values (1993)
Talvez a atriz mais icônica a interpretar Wandinha Addams tenha sido Christina Ricci, na duologia de filmes dos anos 1990. Em A Família Addams (1991), que foi a primeira grande adaptação cinematográfica em live-action dos personagens, Ricci trouxe um tom mais sombrio e sarcástico à personagem, o que contribuiu para o sucesso do filme e garantiu uma sequência. Wandinha, em particular, tornou-se mais sardônica e macabra.
O filme de 1991 estabeleceu Wandinha Addams como uma figura icônica da cultura pop dos anos 90 e marcou um papel de destaque para Ricci. Quando Ricci reprisou o papel em Valores da Família Addams (1993), ficou evidente que sua interpretação impecável da personagem seria difícil de superar. Anos depois, Ricci apareceu na série da Netflix, mas passou a tocha de Wandinha Addams para Jenna Ortega, enquanto Ricci interpretava a Sra. Thornhill.
Debi Derryberry
- The Addams Family (1992–1993)
Após o sucesso do filme de 1991 da Família Addams, os personagens foram novamente adaptados para uma série animada de TV. O show durou duas temporadas, de 1992 a 1993, com Debi Derryberry dando voz à nova Wandinha da Família Addams. A série animada de 1992 manteve a essência cômica dos personagens, mas introduziu alguns novos elementos, como o vestido azul de Wandinha. A última vez que Derryberry interpretou a personagem foi no final da 2ª temporada do desenho animado.
Após sua participação em A Família Addams, Derryberry continuou sua carreira de dublagem, destacando-se como a voz do personagem-título em As Aventuras de Jimmy Neutron, Boy Genius, dos Aliens em Toy Story, e de várias vozes na franquia de filmes Meu Malvado Favorito.
Nicole Fugere
- Addams Family Reunion (1998); The New Addams Family (1998–1999)
Houve ainda outra tentativa de reiniciar A Família Addams em uma sitcom de TV live-action entre 1998 e 1999, que foi ao ar na YTV no Canadá e na Fox Family nos EUA. A Nova Família Addams durou uma temporada com um total de 65 episódios, com o ator original de Gomez, John Astin, juntando-se à série como Vovô Addams. Nessa versão, Wandinha foi interpretada por Nicole Fugere, que já havia desempenhado o papel no filme feito para a TV de 1998, Reunião da Família Addams.
Reunião da Família Addams quase poderia ser considerado um filme perdido da Família Addams dos anos 1990. Embora pudesse ter transformado a franquia em uma trilogia espiritual, o filme careceu da sátira e da comédia negra presentes nos filmes de 1991 e 1993, além de não contar com o retorno do elenco original. Como resultado, Reunião da Família Addams foi mal recebido em quase todos os aspectos, exceto pela atuação de Tim Curry como Gomez. Nicole Fugere tem apenas três créditos de atuação, sendo que os dois últimos foram como Wandinha Addams.
Chloë Grace Moretz
- The Addams Family (2019); The Addams Family 2 (2021)
A primeira adaptação de grande orçamento de A Família Addams desde os filmes dos anos 1990 veio com os filmes de animação CGI da MGM, lançados em 2019 e 2021. Esses filmes adotaram uma abordagem cômica e fiel aos personagens, com Wandinha mantendo seu caráter inexpressivo e mórbido, mas com um toque mais doce em comparação com a versão dos anos 1990. Nos dois filmes animados, a atriz que deu voz à jovem Wandinha foi Chloë Grace Moretz, conhecida por seus papéis em Desperate Housewives, 500 Days of Summer, Dark Shadows de Tim Burton, o remake de Carrie de 2013 e The 5th Wave.
Jenna Ortega
- Wandinha (2022-)
A grande adaptação de Wandinha Addams foi interpretada por Jenna Ortega na série de 2022 da Netflix, Wandinha. Nessa versão, Wandinha é uma estudante do ensino médio na Nevermore Academy, uma escola para indivíduos com habilidades especiais. A personagem, sombria e socialmente desajeitada, está fascinada por tortura e se envolve na resolução de uma série de assassinatos locais enquanto desvela um mistério sobrenatural que afetou sua família há 25 anos.
Esta foi a primeira vez que uma grande produção de A Família Addams retratou Wandinha ainda adolescente, com uma ênfase particular nos elementos góticos e satíricos sob a direção de Tim Burton. A série foi um sucesso para a Netflix, e a 2ª temporada continuará com Ortega no papel principal. Antes de interpretar Wandinha Addams, Jenna Ortega já havia ganhado destaque em papéis em Scream (2022), X, You, The Babysitter: Killer Queen e The Fallout.
Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? As nossas últimas resenhas de séries foram Resenha de Depois da Cabana (2023), minissérie da Netflix, Resenha da live-action Yu Yu Hakusho (2023), disponível na Netflix, Game of Thrones (Série) – Do Fogo ao Gelo (Análise) e X-Men Evolution – Vale a pena Assistir a série clássica? (Análise)!! Confira no Meta Galáxia a Resenha da 1ª temporada de Wandinha, a mais nova série da Netflix, Wandinha: Conheça a árvore genealógica da Família Addams e a Origem de Wandinha, e porque ela se chama Wednesday? Você também pode conferir Resenha sem spoilers da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos (2023) e Resenha com spoilers da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos (2023). Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.