Troy Kotsur é primeiro ator surdo ganhador do Oscar

Troy Kotsur é primeiro ator surdo ganhador do Oscar
Foto: Mike Blake/Reuters

Troy Kotsur é primeiro ator surdo ganhador do Oscar; ator foi considerado o melhor ator coadjuvante pela atuação em No Ritmo do Coração

Troy Kotsur foi o primeiro ator surdo ganhador do Oscar.  Ele recebeu, na noite de domingo (27), o Oscar de melhor ator coadjuvante pela sua atuação em No Ritmo do Coração.

Kotsur, de  54 anos, nasceu nos Estados Unidos e interpretou diversos papeis no cinema e na televisão. O ator esteve presente em filmes como Sinais Universais e Nenhum herói comum: o filme supersurdo.


O anúncio do vencedor durante a cerimônia do Oscar foi feito pela atriz coreana Young Yuh-jung. A atriz usou a linguagem de sinais para o anúncio.

Discurso em linguagem de sinais

No seu discurso – que também utilizou a linguagem de sinais, Kotsur disse não acreditar estar ali. Ele também agradeceu ao pai e dedicou o prêmio à comunidade surda.

Sobre o pai, ele disse que “foi o melhor falante da língua de sinais da nossa família. Mas, sofreu um acidente de carro e ficou paralisado do pescoço para baixo”.

Ainda, disse que o acidente fez com que o pai ficasse impossibilitado de se comunicar. “Eu sempre vou te amar. Você é meu herói”, afirmou.

Para a comunidade, Troy Kotsur disse: “este é o nosso momento”. E o dedicou o prêmio para à comunidade surda, os filhos que têm os pais surdos e para a comunidades composta por pessoas com deficiência”.

No ritmo do coração

No Ritmo do Coração foi lançado em 2021 e se consagrou como vencedor no Festival de Sundance. O drama foi dirigido por Sian Heder e é uma adaptação do filme A família Bélier (2014).

No filme, Ruby (Emilia Jones) é a única pessoa que escuta em uma família com deficiência auditiva. A vida da jovem sempre foi ajudar o irmão e os pais nas tarefas do dia e no negócio de pesca da família, mas logo ela se envolve no coral da escola e se vê dividida entre seguir seu sonho na música ou ajudar a família.

Aproveite e veja a resenha sobre o filme que preparamos para você. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais Instagram e Twitter para acompanhar as notícias em tempo real. Além disso, confira nossas editorias de Games, Animes, HQs e Filmes aqui no site, e claro a nossa página de Notícias dedicada as novidades de Cultura Pop e Geek.

Ana Cunha é jornalista e cientista política, tem mais de 20 anos de experiência em comunicação empresarial e, nos últimos anos, migrou para o Marketing Digital. É curitibana, mãe de gêmeos, apaixonada por séries e filmes baseados em histórias da vida real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here