Análise de Arietta of Spirits, o jogo de aventura da Third Spirit Games
Certamente, os RPGs e os jogos indies estão dominando nos lançamentos dos últimos anos! Arietta of Spirits, do desenvolvedor Third Spirit Games, é um dos novos jogos indies de ação e aventura 2D. Certamente, eu não iria deixar de jogar via Steam e fazer a análise de Arietta of Spirits, ainda mais sendo todo fofo! Será que realmente compensa jogar? Confira aqui!
Fica técnica de Arietta of Spirits
Data de lançamento inicial: 19 de agosto de 2021
Estúdios: Third Spirit Games, Red Art Games
Desenvolvedor: Third Spirit Games
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S, Xbox One
Gêneros: Jogo eletrônico de aventura, Jogo eletrônico de ação, Jogo eletrônico independente, Jogo eletrônico de luta
Narrativa
A protagonista é uma garota de treze anos chamada Arietta que retorna à isolada cabana de sua avó na ilha pela primeira vez desde seu falecimento. Ela está com seus pais, e sua mãe ainda está em período de luto. Estava tudo ok, onde achávamos que seria só uma viagem familiar comum e melancólica. Contudo, a adolescente descobre uma conexão com o reino espiritual e deve tentar desvendar os mistérios da ilha e resolver os problemas de espíritos amigos. Porém, nem todo morador é amigável com a jovem visitante.
É um jogo de aventura no formato plataforma com um forte foco no combate, exploração e resolução de quebra-cabeças. Além disso, é notável a influência em jogos como os primeiros The Legend of Zelda ou a série Mana. Tem até mesmo os mesmos corações para mostrar a quantidade de vida e uma jogabilidade similar aos The Legend of Zelda antigos. Talvez, essa aventura não possua nada de tão novo, mas pode ser interessante para quem deseja um verdadeiro pedaço de nostalgia.
Em suma, a narrativa é bem contada durante o jogo, além de contar com a presença de personagens legais. Enquanto isso, Arietta dos Espíritos entrelaça com sucesso a história pessoal e a sabedoria mais ampla, aterrando o jogador antes que a ideia de múltiplos reinos se torne muito pesada. Por trás de seu estilo simples, o jogo serve bem ao propósito de nos fazer apegar emocionalmente e ser muito divertido.
Jogabilidade e mecânicas
Em Arietta of Spirits, o jogador deve explorar a ilha lutando contra monstros e chefes ao longo do caminho, de vez em quando ganhando novas ferramentas e power-ups como atualizações de saúde para ajudar em sua jornada. A questão é que o jogador está limitado a atacar, esquivar e usar um escudo mágico, então teria sido preferível um pouco mais de variação.
Porém, Arietta of Spirits ainda possui uma jogabilidade sólida o suficiente, e que poderá satisfazer tanto quem é mais novo no mundo dos jogos quanto quem tem maior experiência.
Em particular, o Third Spirit utiliza um forte equilíbrio entre essas habilidades, particularmente nas lutas de chefe posteriores do jogo que podem começar a parecer quase um inferno de bala e realmente testar o conhecimento do jogador sobre o uso de esquiva e escudo. Existem também algumas diversões a serem encontradas ao longo do jogo, com os completistas encarregados de coletar um punhado de itens para o espírito mercante Midri ou encontrar os Espíritos Cubs perdidos espalhados pela ilha.
Você poderá se sentir um pouco errante quando tentar completar essas missões secundárias, pois em geral o jogo tenta manter o jogador em um caminho linear. Às vezes, isso pode parecer apertado e bem arredondado, como o labirinto de uma mina de prata no final do jogo.
Considerações finais
Em última análise sobre Arietta of Spirits, produção apresenta uma proposta interessante ao nos levar para o Reino Espiritual junto com a protagonista Arietta, porém, parece que algo está faltando para realmente prender a atenção e permitir que os jogadores se envolvam mais profundamente na experiência. Embora a história prometa emoção e surpresas, talvez seja necessário um aprimoramento nos elementos de gameplay ou apresentação visual para realmente cativar o jogador e criar uma conexão mais forte.
Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas últimas publicações: Game Review: Sand Land, baseado no mangá de Akira Toriyama, Review Resident Evil 4 Remake, Game Review de Ereban: Shadow Legacy, uma aventura furtiva lindíssima – e difícil e Review de Affogato, o RPG estratégico de anime e magia! Além disso, também temos Análise de The Quarry, o mais novo jogo eletrônico de suspense interativo e Review de Sunshine Manor: O que achamos do novo jogo de terror da desenvolvedora Fossil Games! Os fãs de fantasia precisam conferir a análise de Wo Long: Fallen Dynasty: Vale a Pena?? Também não podemos nos esquecer: Meta-review Sea of Stars (PS4) – Onde o clássico e o moderno se complementam com maestria! Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.