Análise: Dragon Quest XI S Echoes of an Elusive Age

445

Dragon Quest é uma franquia gigante e não podemos negar, chegando ao seu 11º episódio de sua franquia principal com Dragon Quest XI S Echoes of an Elusive Age. Fora uma gama de games extras como os jogos da série Warrior e Builders.

Além claro de todo o conteúdo em anime, mangás e afins, Dragon Quest é sem dúvida uma franquia pesada para a Square e há uma dezena de particularidades que o tornam um RPG bem peculiar e totalmente diferente de Final Fantasy. Mas isso eu vou deixar para explicar noutro momento.

Ambientação

Bom Dragon Quest XI assim como seus antecessores possui uma lore própria, ou seja o mundo é totalmente diferente em cada jogo. Em DQXI jogamos no mundo de Edrea, um vasto mundo de fantasia medieval cheio de surpresas.

O personagem principal, ou seja, você, o herói, não tem nome, é um jovem morador do vilarejo de Cobblestone e que precisa participar do ritual de passagem para sua juventude. Junto dele vai sua melhor amiga Genma, e durante o ritual, ambos descobrem que o herói é um Luminary!

Sabendo disso sua “mãe” Amber, conta a verdade, revelando que o herói foi deixado aos seus cuidados ainda bebê, e que você deve se apresentar ao Rei Carnelian em Heliodor. Assim você se despede de sua família e amigos e parte numa jornada, cheia de reviravoltas e imprevistos, mas tambem cheia de amizades e aventuras.

Mecânica

Bom, Dragon Quest XI é um RPG bem tradicional de turnos, mas o que deixa a batalha mais floreada, é que temos certa liberdade de andar pelo cenário, não que isso impacte realmente a batalha, digo. Se um inimigo o tem na mira e ele vai te atacar, independente da distancia, ele vai acertar.

O jogo se dá por turnos, de acordo com a agilidade dos personagens, daí é escolher a estratégia que acha melhor para o turno e seguir, os personagens pode seguir ordem específicas ou tem uma pré-configurada que pode ser “lute sabiamente”, nesse caso o personagem irá escolher se ataca, usa skills ou magia, de acordo com a fluidez da batalha.

Uma grande novidade São os PEP powers, que funcionam como Limit Breaks conhecidos do Final Fantasy, mas de um modo aleatório. Durante a batalha, aleatóriamente o seu personagem vai começar a brilhar azul, isso vai ampliar todos seus status e habilitar o uso dos PEP powers.

PEP Powers podem ser combinados entre personagens, e alguns são pré-definidos outros já precisam ser “aprendidos”. Falando em aprender, como todo Dragon Quest Mais recente (se não me engano foi no DQV que apareceu pela primeira vez), aqui temos o Fun-Size Forge, que é um criador de itens. Ao lutar ou caminhar pelo mapa, você coleta itens que podem ser usados no Fun-Size Forge, e, com a receita certa, você é capaz de fazer diversos itens.

Desde Armas, a Armaduras e acessórios, você sempre pode tentar a sorte e misturar alguns itens esperando que dê algum bom resultado, contudo, caso seja mais cauteloso, converse com NPCs e leia livros para aprender as receitas.

Em Dragon Quest XI S é possivel usar a Fun-Size forge em qualquer momento, foi uma pequena e bem vinda atualização, antes só era possível nos acampamentos, local para salvar, recuperar e ressuscitar os personagens.

Novidades de Dragon Quest XI S

Originalmente DQXI foi lançado em 2017 para PS4 e 3DS, em essência jogos idênticos, mas claro que a versão de 3DS, é uma versão “capada”, segue mesmo fio, mas é resumida em algumas partes. Mas o mais interessante que a versão de 3DS tinha, era, a possibilidade de jogar o jogo em 2D, sim com Sprites de Super Nintendo.

Isso veio para a versão de PC e você tem a total liberdade de jogar em 2D ou 3D, e isso por si só já é uma baita novidade, mas o jogo traz muito mais, segue a lista com mais algumas das novidades:

  • Pós game focado nos antagonistas da História;
  • O mundo de Tickington totalmente em 16bits;
  • O modo 2D;
  • Novo Photo Mode com mais opções;
  • Modo de Batalha Ultra Rápida;
  • Trilha sonora orquestral;
  • Dublagem em Japones;
  • Entre outras.

Conclusão

Um game polido, e um ótimo RPG, vale a pena cada centavo gasto, se você curte RPGs raiz, esse game foi polido totalmente para ti, disponível pela Steam desde 04/12, pode ser comprado por R$169,00. Eventualmente a Square faz promoções, então fiquem ligados!

Para mais Novidades sobre cultura Pop, Animes e Games, navegue em Meta Galáxia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here