Abordando a importância do marketing digital focado em CRM para a indústria de Games
Fala pessoal que acompanha o Meta Galáxia, hoje vou trazer para vocês de forma introdutória a importância do CRM para indústria de Games, assim inaugurando uma coluna nova aqui no site, a Marketing Well Played, em que vamos abordar Marketing aplicado ao universo gamer e geek.
Escolhi falar sobre CRM primeiro por ser uma das áreas que atuo profissionalmente, e por ter um certo domínio desse tema, fica mais fácil relacionar ao universo que tanto amo. Além disso, a segunda motivação é que tenho recebido comunicações que me chamaram atenção, como da Nintendo, Riot, e dos games Watch Dogs: Legion e Assassins Creed: Valhalla, ambos da Ubisoft.
Contextualizando ?️
As empresas de jogos fazem parte de uma vasta e vibrante indústria de bilhões de dólares, que desfruta de um crescimento fantástico que não mostra sinais de desaceleração. Existem mais de 2,5 bilhões de jogadores em todo o mundo com um perfil demográfico mais ou menos dividido igualmente entre homens e mulheres e com faixas etárias de pré-adolescentes a aposentados.
No Brasil, a Brasil Game Show encomendou em 2020, uma pesquisa ao Data Folha que revelou 67 milhões de gamers no Brasil. Aliás, a divisão demográfica segue a mundial, 47% mulheres e 53% homens, empate técnico.
Embora seja uma ótima notícia que o apelo da indústria dos games seja tão amplo e versátil, o que significa oportunidades infinitas para desenvolvimento de jogos e muita competição de mercado para impulsionar a inovação, em alguma parte essa indústria ainda peca de forma quase que generalizada. Uma dessas partes é o CRM.
CRM para indústria de Games deveria ser quase obrigatório
Com o mundo dos games em constante mudança e crescimento, um sistema CRM flexível para toda a organização ajuda a conduzir diversas estratégias de marketing. Dito isso, CRM para games pode aumentar a retenção de membros, impulsionar a aquisição de novos jogadores e expandir a participação no mercado, resultando obviamente no aumento de receita.
Um dos principais objetivos do CRM é desenvolver relacionamentos com clientes. Aliás, os sistemas de CRM devem ser projetados para coletar dados dos cliente em vários canais e pontos de contato, dentro e fora do jogo, fornecendo uma alta quantidade de dados super relevantes que possibilitam personalizar a experiência de comunicação e de jogo.
Lembrando que esses dados podem ser diversos, como dados de comportamento, demográficos, financeiros – muitos outros – e tudo isso forma um conjunto de informações sobre o seu público gamer.
Seu game monitorado de diversas formas ?
Dá pra fazer MUITA coisa com um CRM bem estruturado, mas começando do básico e mais escalável: CRM pode automatizar tarefas repetitivas para aprimorar os esforços de marketing. Acima de tudo, podemos entender melhor o comportamento do cliente, ajudando a empresa a entender como seguir em diversas frentes do game e como se comunicar com o jogador.
Fora isso, o CRM como um todo vai te ajudar a elevar o nível de envolvimento, auxiliar na aquisição e retenção, reduzir a rotatividade, fornecer melhor atendimento aos gamers, venda cruzada (o que é muito legal dependendo do seu jogo), aumentar a mensurabilidade das campanhas de marketing, automatizar comunicações (personalizando-as), e refinar a segmentação de audiência.
Mas, como eu devo começar?
Defini 5 pontos macro para guiar você numa implementação de CRM para games:
1- Planeje o game desde concepção até a sustentação com um CRM estruturado;
2- Defina os objetivos e as ações principais – digo principais, pois isso será um organismo vivo;
3- Contrate uma ferramenta ou plataforma que viabilize a coleta, armazenamento, tratamento, transformação e viabilização dos dados para marketing;
4- Crie ou contrate uma estrutura de marketing que possibilite a utilização de dados em ações (automações, análises, mídia, ações pontuais e etc)
5- Execute as ações e monitore os resultados o tempo todo pensando na evolução
Nessa matéria, vou abordar esses 5 pontos de forma genérica , mas FIQUE ATENTO, pois teremos outras matérias mais profundas na coluna Marketing Well Played.
1 – Planeje
É muito importante que o game seja planejado, desde seu início, pensando que o CRM existirá para possibilitar diversas ações.
Imagine que você esteja planejando usar determinada linguagem de programação X para produzir seu jogo para Mobile ou PC.
Agora, imagine que daqui 12 meses, quando seu game já estiver sendo jogado por milhares de jogadores, você resolve implementar seu CRM e percebe que essa linguagem X não permite que você colete determinados níveis de dados, ou dado nenhum. Complicou né?
2- Defina os objetivos
Definir objetivos macros e as principais ações de marketing para seu game é essencial. Com isso, você poderá prever quais tipos de serviços, plataformas ou ferramentas você vai desenvolver ou contratar para auxiliar nas ações que planeja realizar para seu game.
Faça isso de uma forma abrangente para que você cubra todas as possibilidades de ações de marketing.
3- Desenvolver ou contratar
Com os steps macro anteriores já concluídos, é hora de definir se você irá desenvolver um sistema de armazenamento e processamento de dados, ou contratar.
Desenvolver dá muito mais trabalho e pode consumir mais tempo, mas pode ser mais assertivo de acordo com suas necessidades. Contratar pode ser mais custoso, mas é mais rápido e no final pode custar menos devido a experiência de mercado da empresa ou plataforma que está contratando.
Pense que: ao contratar, você deve avaliar se as funcionalidades disponíveis de cada plataforma se encaixam com seu plano.
4- Ferramenta de Marketing
Aqui eu aconselho a contratar uma ferramenta de mercado como Dynamics, Salesforce Marketing Cloud, Acoustic, ou tantas outras que já são bem consolidadas no mercado.
Avalie de acordo com o que você tem planejado. De antemão, aviso que o seu plano muitas vezes pode sofrer pequenas alterações para se adaptar as plataformas contratadas, mas fique tranquilo, isso não é necessariamente algo ruim. O plano deve ser algo vivo e com margem para mudanças e evoluções.
5- GG Marketing Well Played ?
Agora é a hora de transformar os dados e informações em ações e resultados.
Você vai usar a DMP contratada para integrar os dados com a plataforma de Marketing, assim você poderá realizar estudos e análises, atrair novos clientes, monitorar comportamentos, fidelizar, enriquecer, definir e executar ações de marketing.
Os estudos e análise, por exemplo, podem trazer novos insights para regras de negócios, ajudar a planejar novas ações, definir segmentações de público e o mais importante de todos: traçar o plano para sustentação do game (novas versões, atualizações, dls, eventos, etc).
Se eu puder dar mais uma dica: Inove, use os dados para pensar fora da caixa.
Tá, mas então CRM para games é igual a para todas as outras áreas?
É igual, mas não é! Eu diria que um CRM bem estruturado desenvolvido para um game é uma arma mais poderosa do que para qualquer outra finalidade que podemos dar, como e-commerce. Mas porquê, Matheus?
Games são produtos de interação, perfeito para o desempenho máximo de um CRM. Em outras palavras, o gamer está quase que todo o tempo sendo monitorado, se assim você desenvolver seu game, o próprio jogador vai te alimentar dados valiosos e de todos os tipos.
O CRM pode ser poderoso para a indústria de games por vários motivos:
- É uma forma testada e comprovada de obter crescimento a longo prazo.
- Ajuda a conquistar clientes lucrativos e servir melhor os clientes existentes.
- Ele permite que as campanhas sejam direcionadas e gerenciadas de forma eficaz para encontrar clientes de qualidade.
- Ele capacita a força de vendas da empresa a planejar estratégias de vendas eficazes.
- É usado para construir perfis de clientes existentes para oferecer uma melhor experiência ao cliente.
- Os relatórios de CRM podem ajudá-los a obter informações que podem ajudar a melhorar a produtividade.
- Determinar o “como” e o “porquê” dos negócios pode aumentar a produtividade, consolidar os recursos da empresa e simplificar os ativos de TI.
Está esperando o que? – CRM para indústria de Games ?
Pessoal, quero abrir aqui um canal direto para debatermos sobre CRM para essa indústria que só cresce a cada ano. Deixo o meu LinkedIn para vocês entrarem em contato e meu Twitter.
Essa foi a nossa primeira matéria da coluna Marketing Well Played, abordando de forma básica CRM para indústria de Games. Além disso, fique atento pois as próximas postagens serão ligeiramente mais aprofundadas, são elas:
Dia 15 de dezembro – 5 estratégias de CRM para Games
Dia 21 de dezembro – CRM e as primeiras 30 horas de jogo
E para 2021, já a partir de janeiro, vamos manter uma regularidade mensal de postagens. Aproveito também para convidar, quem se sentir interessado, a escrever sobre marketing e games aqui no Meta Galáxia.