Kaepora Gaebora de Zelda tem referência na Caipora do folclore brasileiro?

Sabe a origem de Kaepora Gaebora de Zelda? Vamos falar sobre essa entidade da franquia da Nintendo vs Caipora do folclore brasileiro.

Sabe a origem de Kaepora Gaebora de Zelda? Vamos conversar um pouco sobre essa entidade da franquia da Nintendo e sua relação com a Caipora do folclore brasileiro.

Kaepora Gaebora de Zelda sempre intrigou os fãs do game, não só por ser um personagem bastante enigmático desde o primeiro momento em que aparece, na saída da Kokiri Forest para Hyrule Field em Ocarina of Time, mas também por ser um personagem misterioso e diferente dos que vemos no resto do game.

Diferente? Sim, Kaepora Gaebora é uma coruja gigante, algo como uma entidade da natureza que ocupa o papel que anteriormente seria da Grande Árvora Deku. Aliás, ele é tão diferente dos outros personagens que não encontramos muitos parecidos com ele, talvez Lorde Jabu Jabu? Ou até mesmo a Grande Árvore Deku? É díficil dizer, o que torna Kaepora Gaebora realmente um personagem único!1


kaepora gaerbora

A Grande e sábia coruja aparece em 4 games, sendo 3 deles participando da história, são eles: Ocarina of Time, Majora’s Mask e Four Swords Adventure. Contudo, além de falar um pouco sobre Kaepora no contexto dos jogos, quero trazer um pouco sobre a relação que pode existir com a nossa Caipora, entidade do folclore brasileiro.

Pessoal, além dessa matéria nós temos diversas outras que tratam de Zelda de uma forma bem legal, são elas: Análise de Majoras Mask, Top 5 espadas de Zelda e a pergunta que não quer calar, Qual a diferença entre ganon e Ganondorf?

kaepora gaebora de zelda

Antes, vamos falar da participação de Kaepora em Ocarina of Time

Em Ocarina of Time, Kaepora tem a função de guiar e alerta o herói do tempo Link em sua jornada. Aliás, a grande coruja sempre aparece em momento específicos do game.

Esses momentos são quando Link ainda é criança e, normalmente, quando você parte para uma nova aventura, uma nova área, ou em busca de uma das jóias sagradas.

Quando passamos para a fase adulta de Link, Kaepora se revela e descobrimos que na verdade a grande coruja é o Sábio da Luz (Light Sage) chamado Rauru.

Já no game Majora’s Mask, Kaepora tem praticamente a mesma função, deixando apenas de lado sua dupla face como Rauru. Além disso, em outros games temos personagens que se assemelham muito a Rauru, como o Gaepora, pai da princesa Zelda em Skyward Sword.

A Caipora do Folclore brasileiro

Agora vamos falar da possível referência de Kaepora Gaebora de Zelda, a nossa querida(o) Caipora é uma entidade do folclore brasileiro, mais precisamente da mitologia tupi-guarani. Além disso, a palavra “caipora” vem do tupi caapora e seu significado é “habitante do mato”.

Em nosso rico folclore, Caipora é representada por um indígena, cheio de pelos, sem roupas, muito ágil e que protege os animais das florestas brasileiras dos caçadores. Seria um protetor da floresta que, curiosamente, é primo do Curupira.

Podemos ter variações da lenda em várias regiões do país, já que nosso território é gigante, mas uma coisa é sempre unânime, a(o) Caipora é um Guardião da Floresta e dos seres que nela vivem. Aliás, ela também monta uma espécie de porco selvagem, um javali ou popularmente conhecido como queixada.

Nossa Caipora apronta todo tipo de ciladas para os caçadore, sobretudo aquele que abate animais além de suas necessidades. Afugenta as presas, espanca os cães farejadores, e desorienta o caçador simulando os ruídos dos animais da mata.

Mas Matheus, porque você coloca “a” ou “o” quando se refere a Caipora? Muitos de vocês vão lembra DA Caipora do clássico Castelo Rá Tim Bum, em que a entidade também é um personagem dessa incrível obra infantil. No Castelo, Caipora aparece quando as pessoas assoviavam. Além disso, ela sempre trazia muito conhecimento e sabedoria sobre lendas da floresta, contando essas histórias para Nino e sua turma.

kaepora gaebora de zelda
kaepora gaebora de zelda

Kaepora Gaebora de Zelda e a Caipora brasileira

Não existe nitidamente uma alusão ou inspiração de que Kaepora Gaebora de Zelda seja baseada na nossa lenda folclórica. Contudo, alguns traços do personagem também condizem com o Guardião das Florestas do Brasil.

O fato de ser um protetor da natureza, com muita sabedoria e guiando os animais para o caminho correto, desviando os caçadores, pode ser uma das inspirações para a criação desse personagem.

Claro, o caso de Ocarina of Time ter outras culturas que comprovadamente inspiraram o game, como as músicas a exemplo de Bolero de Fogo, ou então a música tema dos Gerudos, que é claramente uma música flamenco.

Eu poderia ainda falar sobre o devaneio coletivo de que a máscara Majora foi baseada numa tribo indígena brasileira. Mas, vamos ficar por enquanto com essa análise sobre Kaepora Gaebora de Zelda.

Publicitário e "marketeiro digital" de profissão, desenhista e ilustrador totalmente amador. Palmeirense, amante de basquete, admirador da cultura japonesa, viagens e Coca-Cola. Vale dizer que considero videogames a arte mais completa que existe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here