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The Legend of Zelda: Como jogar na cronologia certa?

The Legend of Zelda: Four Swords
Como jogar The Legend of Zelda na cronologia certa? Reprodução: The Legend of Zelda: Four Swords

The Legend of Zelda: Como jogar na cronologia certa?

Se você é um entusiasta dedicado de Legend of Zelda desde 1986, é possível que tenha observado a representação variada de Link ao longo dos jogos, transitando de jovem adulto para criança e vice-versa. A inconsistência na idade de Link deriva da decisão da Nintendo de manter a linha do tempo aberta à interpretação. No entanto, em 2011, a empresa lançou a Hyrule Historia, estabelecendo a linha do tempo mestre que se inicia com Skyward Sword e se desdobra em três direções distintas após Ocarina of Time: a linha do tempo infantil, a linha do tempo adulta e a linha do tempo do herói caído. A Linha do Tempo da Calamidade, originada em Age of Calamity, destaca-se como uma narrativa separada, transcendendo as demais linhas do tempo ao ser tratada como um mito.

Diante desse contexto, apresentamos a relação dos jogos de The Legend of Zelda organizados de acordo com a continuidade ficcional. É importante mencionar que Hyrule Warriors é considerado uma entidade à parte, desenvolvido pela Koei Tecmo, Omega Force e Team Ninja, criadores de Dynasty Warriors. Por essa razão, optamos por excluí-lo da lista.

Fã de The Legend of Zelda ou então desejando conhecer melhor a franquia? Se sim, então confira alguns de nosso conteúdos relacionados:

Qual The Legend of Zelda nós devemos jogar primeiro?

Com uma série tão vasta e diversificada, pode ser desafiador decidir por onde começar a explorar o universo de Zelda. Embora cada jogo seja singular e mereça ser apreciado por suas próprias características, uma abordagem inicial nos jogos disponíveis para o Nintendo Switch é a escolha mais prática, considerando a acessibilidade deste console. Assim, suas opções mais promissoras incluem Link’s Awakening, Skyward Sword, Breath of the Wild e Tears of the Kingdom.

Para um toque mais autêntico, sugerimos a remasterização de Link’s Awakening. Recomendamos também que, se possível, inicie sua jornada com Breath of the Wild antes de mergulhar em Tears of the Kingdom, especialmente se estiver interessado nos títulos mais recentes da série. Essa sequência proporcionará uma experiência mais fluida e uma compreensão mais aprofundada da evolução narrativa e mecânica de jogo ao longo da história da série.

The Legend of Zelda: Skyward Sword

Skyward Sword se desenrola milhares de anos após a Antiga Batalha na Era da Deusa Hylia, tendo como cenário a ilha flutuante de Skyloft, onde o conhecimento do mundo da superfície abaixo é completamente ausente. Neste jogo, somos apresentados ao primeiro Link, cuja jornada envolve a transformação da Goddess Sword na lendária Master Sword, com o auxílio da entidade Fi. Link embarca nesta missão épica para resgatar Zelda das garras do lorde demônio Ghirahim, visando frustrar os planos de ressurreição do mestre de Ghirahim, Demise. O enredo intricado e as complexas relações entre os personagens tornam Skyward Sword uma adição marcante e essencial à rica tapeçaria narrativa da série Legend of Zelda.

The Legend of Zelda: The Minish Cap

The Minish Cap representa uma peculiaridade na série Legend of Zelda, sendo o único título canônico desenvolvido pela Capcom, em vez da habitual Nintendo. A trama desenrola-se durante o Festival Picori, no qual Link acompanha Zelda para homenagear os pequeninos autodenominados Minish. É nesse contexto que o feiticeiro Vaati, a primeira reencarnação de Demise, anseia pela Força da Luz, acreditando que ela esconde a Lâmina Picori. Quando Vaati quebra o selo da espada, liberando uma horda de monstros e transformando Zelda em pedra, Link embarca em uma jornada para reforjar a Lâmina Picori, contando com a ajuda de Ezlo, o Minish Cap que tem o poder de encolher o usuário até as dimensões dos Minish.

Minish Cap se destaca como uma prequela de Four Swords, pois após a Lâmina Picori ser reforjada, ela se transforma na Four Swords, selando Vaati em seu interior. Atualmente, os entusiastas podem desfrutar deste título no Nintendo Switch, disponível com uma assinatura do Nintendo Switch Online. Essa singularidade na série não apenas oferece uma experiência cativante, mas também expande ainda mais o vasto universo e a complexidade da narrativa de Legend of Zelda.

The Legend of Zelda: Four Swords

Em Four Swords, Vaati desencadeia o caos ao romper o selo da lendária Four Swords, sequestrando Zelda com a intenção de fazê-la sua noiva. Após empunhar a espada lendária, Link se divide em quatro cópias distintas – verde, vermelha, azul e roxa. Para enfrentar essa ameaça, todas as cópias de Link devem colaborar, superando desafios e derrotando uma série de inimigos para alcançar Vaati. O objetivo final é selar novamente o feiticeiro na poderosa arma e resgatar Zelda de seu cativeiro.

Four Swords é notável por ser o primeiro jogo da série com uma abordagem multiplayer, sendo lançado como parte integrante da versão de 2002 para Game Boy Advance de A Link to the Past. Posteriormente, o jogo foi disponibilizado como um título independente para DSiWare, ampliando sua acessibilidade e permitindo que os jogadores mergulhassem na experiência colaborativa e estratégica que o tornou uma adição única à série Legend of Zelda.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

(Reprodução: Legend of Zelda: Ocarina of Time)

A jornada de Link em Ocarina of Time começa com premonições assombrosas de Ganondorf buscando a Triforce. Recebendo a fada Navi da Grande Árvore Deku, que está agonizante devido a uma maldição, Link é incumbido de uma missão épica para impedir as maquinações do vilão. Ao longo do caminho, ele se une à Princesa Zelda, que compartilha os mesmos sonhos proféticos, e juntos planejam abrir a Porta do Tempo para chegar à Triforce antes de Ganondorf. No entanto, ao tentar retirar a Master Sword do Pedestal do Tempo, Link é selado por sete anos, despertando em um Hyrule devastado pelo malévolo Ganondorf.

Agora, com idade suficiente para empunhar a espada lendária, Link aceita seu destino como o Herói do Tempo e parte em uma jornada através de um reino arruinado e através do tempo. Seu objetivo é reunir a Triforce e derrotar Ganondorf. Entretanto, o desfecho dessa saga introduz uma divisão temporal significativa. Após selar Ganondorf no Reino do Mal, Zelda utiliza a Ocarina para enviar Link de volta ao seu próprio tempo.

Este evento desencadeia três ramos na linha do tempo: a Linha do Tempo do Herói Caído, onde Ganon prevalece sobre Link; a Linha do Tempo Infantil, que continua com Link retornando ao seu tempo original; e a Linha do Tempo Adulta, onde Link desaparece de Hyrule. Enquanto a Master Sword persiste nas duas últimas linhas do tempo, a diferença crucial reside em quem a coloca de volta no Pedestal do Tempo – Link no primeiro e Zelda no último. Essa complexidade temporal adiciona camadas fascinantes à narrativa rica e intrincada de Legend of Zelda.

Linha do Tempo Infantil

The Legend of Zelda: Majora’s Mask

Ao longo de meses de busca intensa por Navi, na sequência direta de Ocarina of Time, Link se depara com Skull Kid, portador da máscara titular e montando Epona. Esse encontro leva nosso herói a perseguir Skull Kid, adentrando o intrigante mundo paralelo de Termina. A máscara em si é uma morada macabra, abrigando um demônio chamado Majora, cuja influência corrompe Skull Kid a tal ponto que ele elabora um plano para aniquilar Termina, desencadeando a queda iminente da lua. Com apenas três dias para evitar o apocalipse, Link se vale de máscaras transformadoras, desbloqueando o poder dos Quatro Gigantes, cada um associado a uma região diferente de Termina. Essa aliança é crucial para impedir que a Lua colida com a Terra e para derrotar a sinistra presença de Majora.

Após salvar Termina da iminente catástrofe lunar, Link retoma sua busca por Navi, mergulhando no desconhecido para sempre. Sua jornada alcança um novo patamar quando ele se transforma no Espírito do Herói após o término de sua vida, consolidando seu legado em um épico repleto de emoções e desafios que transcende as barreiras do tempo.

The Legend of Zelda: Twilight Princess

Em Twilight Princess, Link desfruta de uma vida pacífica como ajudante de rancho na Vila Ordon, sendo também um descendente do Espírito do Herói. Contudo, sua serenidade é abruptamente interrompida pelos nefastos monstros das sombras conhecidos como Bulbins, que, ao sequestrarem crianças, mergulham a maior parte de Hyrule no Twilight. Determinado a resgatar as crianças, Link persegue os Bulbins, adentrando um novo mundo onde se vê transformado em lobo e se alia a um diabrete chamado Midna. Juntos, enfrentam Zant, Rei do Twilight, cujo objetivo é governar os reinos da luz e das sombras.

Após Link triunfar sobre Zant com a poderosa Fused Shadow, ele parte para resgatar a Princesa Zelda do Ganondorf ressuscitado no Castelo de Hyrule. Utilizando a lendária Master Sword, que quebrou a maldição de lobo que afligia Link desde que a retirou do Sacred Grove, onde se encontrava o Templo do Tempo, ele derrota Ganondorf.

Twilight Princess marcou o título de lançamento do Wii e, simultaneamente, o último lançamento original do Nintendo GameCube em 2006. Uma década depois, o jogo foi agraciado com uma remasterização para o Wii U, garantindo que uma nova geração de jogadores pudesse apreciar esta épica aventura.

The Legend of Zelda: Four Swords Adventures

Séculos após a morte de Ganondorf, a Princesa Zelda convoca Link ao castelo para protegê-la e as donzelas do santuário, ao descobrir que as misteriosas ocorrências que assolam Hyrule estão relacionadas ao enfraquecimento do selo de Vaati. Enquanto Zelda colabora com as donzelas para fortalecer o selo, um inesperado aparecimento de Shadow Link interrompe a paz, sequestrando as donzelas. Isso força Link a empunhar novamente a Four Swords, convocando seus clones multicoloridos para enfrentar seu sósia malévolo, que se revela como servo de Ganon. O intento nefasto de Ganon é mergulhar a maior parte de Hyrule na escuridão, desencadeando uma batalha épica em que Link deve mais uma vez utilizar suas habilidades únicas para derrotar as forças das trevas e salvar o reino.

Linha do Tempo Adulta

The Legend of Zelda: The Wind Waker

(Reprodução: The Legend Of Zelda: Wind Waker )


No primeiro jogo da série desenvolvido para o GameCube, Link é um habitante de Outset Island, desprovido de qualquer ligação com o Herói do Tempo. Sua pacífica vida é abruptamente interrompida quando sua irmã mais nova, Aryll, é sequestrada pelo Rei Helmaroc, a mando de Ganondorf, que busca capturar meninas com orelhas pontudas na esperança de encontrar Zelda. O protagonista se aventura em uma jornada desafiadora para resgatar Aryll, contando com a ajuda inusitada da capitã pirata Tetra, que é uma encarnação de Zelda.

Junto com sua tripulação pirata e um intrigante barco falante chamado Rei dos Leões Vermelhos, eles navegam pelos vastos oceanos, explorando ilhas e reunindo os poderes necessários para confrontar e derrotar Ganondorf. Essa narrativa cativante destaca a busca heróica de Link e seus aliados para enfrentar as forças das trevas que ameaçam dominar o reino.

The Legend of Zelda: Phantom Hourglass

Após os eventos de The Wind Waker, Link e Tetra navegam com sua tripulação quando se deparam com o misterioso Navio Fantasma, uma das embarcações que se acredita ter desaparecido no Mundo do Rei do Oceano. Tetra, curiosa, decide embarcar no navio, mas desaparece misteriosamente junto com ele. Determinado a resgatá-la, Link se lança na perigosa missão, apenas para ser jogado ao mar e acabar na Ilha Mercay. Lá, ele encontra uma fada chamada Ciela e seu avô Oshus, que presenteia Link com a Ampulheta Fantasma, também conhecida como Phantom Hourglass, para que ele possa enfrentar a maldição que assola o Templo do Rei do Oceano, causada por Bellum.

The Legend of Zelda: Spirit Tracks

Um século após os eventos de Phantom Hourglass, Link assume o papel de Engenheiro Real, embarcando em uma missão à Torre dos Espíritos ao lado da Princesa Zelda para investigar o misterioso desaparecimento dos Spirit Tracks. Contudo, a jornada deles é interrompida quando o Chanceler Cole, conselheiro de Zelda, revela sua verdadeira natureza como um demônio. Seu plano nefasto visa reviver Malladus, o Rei Demônio, há muito selado no subsolo pelos Lokomo. O trem em que viajam é descarrilado por Cole, desencadeando uma série de eventos caóticos.

Cole, ao lançar um feitiço, separa a alma de Zelda de seu corpo, pretendendo usá-lo como recipiente para Malladus. Este ato fragmenta a Torre dos Espíritos, resultando na separação da alma de Zelda, que permanece com Link. Juntos, eles embarcam em uma jornada árdua para reunir os fragmentos da torre e restaurar a alma da princesa ao seu devido lugar, enquanto enfrentam as crescentes ameaças e segredos revelados ao longo do caminho. Essa narrativa intensa e envolvente adiciona mais uma página emocionante à rica história da série Legend of Zelda.

Linha do Tempo do Herói Caído

The Legend of Zelda: A Link to the Past

Link responde a um chamado telepático urgente da Princesa Zelda, levando-o ao Castelo de Hyrule para resgatá-la de sua prisão nas mãos do bruxo das trevas Agahnim. Este feiticeiro sombrio utilizou seus poderes para manipular os soldados de Hyrule, depor o rei e banir seis donzelas para o Mundo das Trevas, tudo com o objetivo de quebrar o selo que aprisiona Ganon e conquistar os reinos da Luz e das Trevas. O tio de Link também responde ao chamado, mas sucumbe na masmorra, não antes de revelar ao jovem herói sua linhagem como herdeiro dos Cavaleiros de Hyrule.

Link compreende que a derrota de Agahnim requer a coleta dos três Pingentes da Virtude nas masmorras de Hyrule, seguida pela extração da lendária Master Sword na misteriosa Floresta Perdida. Ao embarcar em suas jornadas pelo Mundo Sombrio através do Espelho Mágico para resgatar as donzelas, ele desvela a verdade de que Agahnim é, na verdade, o alter ego maligno de Ganon. O confronto culminante ocorre na imponente Pirâmide do Poder, onde Link se vê diante de um desafio épico para impedir os sombrios planos de conquista de Ganon.

The Legend of Zelda: Link’s Awakening

Ao retornar para Hyrule após um intenso treinamento para enfrentar novas ameaças ao reino, Link é surpreendido por uma tempestade no meio do oceano, resultando em um naufrágio na ilha de Koholint. Neste lugar misterioso, um ovo gigante repousa no topo do Monte Tamaranch. Link é resgatado por Marin, uma jovem notavelmente semelhante à Princesa Zelda, embora o jogo não estabeleça qualquer conexão explícita. Em sua exploração da ilha, Link descobre que a chave para deixar o local é reunir oito Instrumentos das Sereias e despertar o Peixe do Vento, que repousa adormecido no interior do gigantesco ovo. Esta jornada em uma terra desconhecida promete desafios únicos para Link, enquanto ele busca os meios para libertar-se dessa inesperada prisão insular.

The Legend of Zelda: Oracle of Seasons

A Triforce convoca Link para Holodrum, onde ele testemunha a dançarina chamada Din, a Oráculo das Estações titular, sendo sequestrada por Onox, o General das Trevas. Esse evento caótico resulta na desorganização das estações da terra. Para restaurar o equilíbrio e a ordem às estações, Link embarca em uma missão para coletar as oito Essências da Natureza. Armado com o poderoso Bastão das Estações, ele manipula as estações conforme necessário em sua jornada. O objetivo é resgatar Din e, assim que alcançar sucesso nessa tarefa, Link é transportado para Labrynna, onde se desenrola o Oráculo das Eras. Essa narrativa envolvente promete uma experiência única enquanto Link navega por dois reinos interligados, enfrentando desafios para preservar o equilíbrio entre as estações e salvar os Oráculos.

The Legend of Zelda: Oracle of Ages

Mais uma vez, a Triforce chama Link, desta vez para Labrynna, onde a cantora Nayru é possuída por Veran, a Feiticeira das Sombras, resultando na interrupção do fluxo do tempo. Para combater essa ameaça, Link utiliza a Harpa das Eras, permitindo-lhe viajar entre o passado e o presente. Sua missão consiste em coletar as oito Essências do Tempo e confrontar Veran no topo da Torre Negra.

Vale ressaltar que Oracle of Ages e Oracle of Seasons têm um final vinculado por meio de uma senha, permitindo que, se um jogo for jogado como uma sequência do outro, Twinrova captura a Princesa Zelda e acende a Chama do Desespero. Link, então, enfrenta Twinrova e Ganon, libertando Zelda e partindo de Labrynna de barco. Essa interconexão entre os dois jogos adiciona uma camada adicional à narrativa, proporcionando aos jogadores uma experiência mais abrangente e recompensadora.

The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

Em “A Link Between Worlds”, Link, um aprendiz de ferreiro, se depara com Yuga, um antagonista que transforma os habitantes de Hyrule em pinturas, incluindo os Sete Sábios e a Princesa Zelda. Equipado com uma pulseira mágica concedida por um personagem enigmático, Link embarca em uma jornada para Lorule, onde pretende frustrar os planos de Yuga de consumir tanto Hyrule quanto Lorule, contando com a parceria de Ganon.

O jogo ganhou destaque por sua jogabilidade dual, uma vez que Link pode transformar-se em uma pintura bidimensional enquanto se movimenta pelas paredes de Lorule, alternando para sua forma tridimensional ao retornar a Hyrule. Essa inovação na jogabilidade adiciona uma dimensão única à experiência, desafiando os jogadores a explorar e resolver quebra-cabeças de maneiras criativas e distintas em ambos os reinos interligados.

The Legend of Zelda: Tri Force Heroes

Em Tri Force Heroes, a história se desenrola no reino de Hytopia, onde a Princesa Styla é reconhecida por sua beleza e elegância incomparáveis. No entanto, sua reputação é abruptamente prejudicada quando a bruxa Lady Maud a amaldiçoa com um macacão marrom indesejável, que ela se mostra incapaz de remover. Diante dessa crise de moda, Link se une a dois sósias para embarcar em uma missão para reunir as peças do Conjunto da Senhora, buscando curar Styla desse desastre fashion.

Tri Force Heroes marca um ponto de virada na série, ao introduzir o suporte multijogador online pela primeira vez. Os controles são semelhantes aos do Four Swords, embora o grupo agora consista em um Link a menos. Essa abordagem inovadora oferece uma experiência cooperativa e envolvente, enquanto os jogadores trabalham juntos para superar desafios e restaurar o estilo real de Styla.

The Legend of Zelda

Ganon, o malévolo antagonista, ressurge com a intenção de liderar um formidável exército em um ataque devastador a Hyrule. Seu plano inclui o roubo da Triforce do Poder e o sequestro da Princesa Zelda. Antes de ser capturada e subsequentemente aprisionada, Zelda toma uma ação crucial: ela divide a Triforce da Sabedoria em oito fragmentos, dispersando-os por todo o reino. Essa medida drástica visa impedir que Ganon ponha as mãos na preciosa relíquia.

Diante desse cenário, Impa, a dedicada babá de Zelda, empreende a busca por um herói capaz de enfrentar essa ameaça. É nesse contexto que Link entra em cena. Informado sobre a invasão iminente de Ganon, ele embarca em uma jornada épica para reunir as oito peças da Triforce da Sabedoria, enfrentando desafios e inimigos formidáveis ao longo do caminho. O herói destemido triunfa sobre Ganon, resgatando Zelda e restaurando a esperança em Hyrule. Essa narrativa clássica representa a luta eterna entre o bem e o mal, personificada na batalha constante entre Link e Ganon.

The Legend of Zelda 2: The Adventure of Link

Seis anos após a derrota de Ganon, enquanto colabora ativamente na restauração de Hyrule, Link é agraciado com uma marca brilhante da Triforce em sua mão esquerda no dia de seu aniversário de 16 anos (vale notar que, segundo a Hyrule Historia, ele tinha 10 anos quando inicialmente salvou Hyrule). Esta misteriosa marca funciona como a chave para o altar onde a Princesa Zelda I encontra-se enfeitiçada em um sono profundo.

Ao adentrar o altar, Link descobre que somente a Triforce da Coragem tem o poder de despertar a princesa. Contudo, essa reliquia crucial encontra-se guardada no Grande Palácio, desencadeando uma nova jornada para o herói. Determinado a alcançar seu objetivo, Link decide depositar seis cristais em palácios estratégicos ao redor de Hyrule. Para garantir o sucesso de sua missão, ele enfrenta não apenas os desafios inerentes aos palácios, mas também derrota seis guardiões e frustra os asseclas de Ganon que buscam obter seu sangue para ressuscitar o malévolo vilão. Essa narrativa épica ressalta a resiliência de Link e seu compromisso contínuo em proteger Hyrule dos males que ameaçam sua paz.

Linha do Tempo da Calamidade

Hyrule Warriors: Age of Calamity

Situado 100 anos antes dos eventos narrados em Breath of the Wild, o enredo se desenrola quando Link e a Princesa Zelda convocam seus aliados para enfrentar a ameaça de Calamity Ganon, que busca ressurgir e destruir Hyrule com sua nefasta Malice. A urgência dessa missão se intensifica quando um Guardião misterioso chega do futuro, trazendo consigo evidências sombrias do fracasso iminente.

Diante dessa perspectiva, Link e Zelda aceleram seus esforços, reunindo quatro campeões representando diversas raças de Hyrule para fortalecer suas forças. Além disso, eles empreendem uma busca pela Espada Mestra na Floresta Korok, na esperança de alterar o desfecho inevitável de sua iminente batalha contra Calamity Ganon.

Apesar dos esforços hercúleos, a força combinada das Bestas Divinas prova ser insuficiente para derrotar Calamity Ganon. Diante dessa adversidade, Zelda toma uma medida extrema: ela sela a si mesma e Ganon no Castelo de Hyrule. Em um gesto de sacrifício, ela envia Link para repousar no Santuário da Ressurreição por 100 anos, permitindo que ele se cure de ferimentos fatais e aguarde o momento propício para retomar a luta. Essa narrativa angustiante delineia o preço alto a ser pago na luta pela preservação de Hyrule.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

(Reprodução: The Legend Of Zelda: Breath Of The Wild)

Um século se passou desde o sacrifício de Zelda ao selar a si mesma e Calamity Ganon no Castelo de Hyrule. Link, que havia sido colocado em um sono restaurador, desperta sem suas memórias. Enquanto isso, os poderes de despertar de Zelda se enfraqueceram consideravelmente, permitindo que Calamity Ganon se fortalecesse e desencadeasse a Grande Calamidade, resultando na completa destruição de Hyrule.

Diante desse cenário desolador, Link inicia uma jornada épica, percorrendo todo o reino em busca de suas memórias perdidas. Durante essa busca, ele liberta as Bestas Divinas, que foram corrompidas pelos Ganons da Praga, em uma tentativa de enfraquecer a influência de Calamity Ganon. Finalmente, Link enfrenta Calamity Ganon, buscando restaurar a paz e a ordem em Hyrule mais uma vez. Essa narrativa evocativa destaca a luta contínua de Link contra as forças do mal, mesmo diante de uma Hyrule devastada pela calamidade.

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom | Nintendo

Tears of the Kingdom, a sequência direta de Breath of the Wild, se desenrola após a derrota de Calamity Ganon. Link, Zelda e diversos outros personagens retornam a Hyrule, mas a paz é ameaçada com o ressurgimento de Ganondorf. A narrativa se desenvolve sobre o mesmo mapa de Breath of the Wild, ocorrendo anos após os eventos do jogo anterior. Embora não seja estritamente necessário ter jogado Breath of the Wild antes de Tears of the Kingdom, optar por fazê-lo adiciona uma camada mais rica à experiência, proporcionando uma compreensão mais profunda de diversos pontos na trama. Essa sequência promete uma jornada envolvente com novos elementos de jogabilidade integrados à familiar paisagem de Hyrule.

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