Top 5: os melhores games indies brasileiros

Selecionamos os melhores jogos indies brasileiros para você se inteirar da indústria nacional!

Reverie Knights Tactics - Top 5: os melhores games indies brasileiros

Top 5: os melhores games indies brasileiros

Nos últimos anos, a procura por games indies (independentes) aumentou bastante. Essa busca aumentou principalmente em 2020. Afinal de contas, todos nós ficamos mais em casa durante a quarentena. Então, isso fez com que nós tivéssemos mais tempo de conferir alguns games. E há outros fatores importantes nisso: o público começou a ver que muitos games indies são bastante divertidos, e com um preço muito mais em conta na maioria dos casos. Portanto, decidimos trazer um Top 5: os melhores games indies brasileiros.

Dandara, um dos melhores e mais aclamados games indies brasileiros

Dandara - os melhores games indies brasileiros

Talvez, esse seja um dos mais conhecidos e amados títulos do estilo metroidvania, pois trás muita inventividade, assim como belos visuais em pixel art e referências à cultura brasileira. A protagonista Dandara é inspirada na guerreira Dandara dos Palmares, escrava fugitiva e esposa de Zumbi dos Palmares, que lutou contra o sistema escravista.


O mundo de Salt está à beira do colapso. Os cidadãos agora estão oprimidos e isolados. Entretanto, talvez nem tudo esteja perdido! Surge uma heroína, um raio de esperança: Dandara. Desafie a gravidade ao pular no chão, nas paredes e também no teto. Descubra os mistérios e segredos escondidos por todo o mundo de Salt e sua grande variedade de personagens.

Dandara traz muitas referências à cultura brasileira, como o Abaporu de Tarsila do Amaral, visto aqui na imagem. Foto: Reprodução

O jogo está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e celulares – tanto iOS quanto Android.

Reverie Knights Tactics

Reverie Knights Tactics - Top 5: os melhores games indies brasileiros

RPG tático ambientado no universo nacional de Tormenta, lançado em janeiro de 2022 para PlayStation 4, Xbox One, Switch e computador (via Steam).

Em um mundo ilustrado à mão, o jogador controla uma equipe de até quatro heróis numa expedição. Nessa expedição, você precisa encontrar Lenórienn, a perdida cidade élfica enquanto luta contra a ameaça goblinoide que espalha terror no continente. Você irá conseguir?

Kaze and the Wild Masks

Bonito e simples, Kaze and the Wild Masks arrebata o jogador na nostalgia e qualidade. Foto: Reprodução
Bonito e simples, Kaze and the Wild Masks carrega o jogador na nostalgia e qualidade. Foto: Reprodução

Kaze and the Wild Masks é um jogo de plataforma lançado em 2021. O game foi desenvolvido pelo estúdio gaúcho PixelHive e publicado pela independente Soedesco.

O jogo é desafiador, principalmente se a sua ideia seja completar todos os desafios propostos, como coletar os cristais e destravar as fases bônus. A identidade visual, toda trabalhada em pixel art, é eficiente e bonita. Além disso, traz momentos muito bonitos em sua simplicidade, sendo complementada com curtos trechos de animação, mas sem falas.

O lançamento de Kaze and the Wild Masks foi feito para computador (Windows, macOS, Linux e Google Stadia), PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

99Vidas – O Jogo

99Vidas - O Jogo
Foto: Reprodução

99Vidas – O Jogo é um jogo de luta que foi criado a partir de um financiamento coletivo pelo podcast 99Vidas e desenvolvido pelo estúdio brasileiro QUByte Interactive. A inspiração para o visual 16-bit e a dificuldade do jogo são os tempos nostálgicos de arcade e locadora. Há muitas piadas e referências que só os jogadores brasileiros conseguem compreender, pois são muito específicas do Brasil.

O lançamento de 99Vidas – O Jogo foi feito em 2016, para computador (Windows, macOS e Linux). Site oficial: 99VIDAS – O JOGO

Dandy Ace

Dandy Ace
Foto: Reprodução

Em último lugar, então trazemos o jogo indie Dandy Ace, um rogue-like muito interessante! Dandy Ace é um mágico ilusionista, mas que se torna vítima de seu maior rival e inimigo, o vilão Lele. Nisso, ele foi aprisionado dentro de um espelho, junto com suas assistentes Jolly Jolly e Jenny Jenny, que contém um “Palácio que Sempre Muda”.

Sinistro? Um pouco. Uma vez preso, o protagonista precisa coletar cartas, assim como juntar itens para comprar novas habilidades. Essas habilidades ajudarão a passar nas fasses jogo.

Dandy Ace está disponível apenas para PC no momento.

Em conclusão, esse é o nosso top 5: melhores games indies brasileiros. Você conhece outros jogos indies brasileiros? Quais seus favoritos? Conte para nós nos comentários!

Em nosso portal, nós temos as análises de alguns games indies, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Confira nossa última Review: Imp of the Sun!

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here