Home Games Você precisa jogar Castlevania: Lament of Innocence (2003)

Você precisa jogar Castlevania: Lament of Innocence (2003)

Castlevania: Lament of Innocence
Imagem oficial de Castlevania: Lament of Innocence, desenvolvido pela Konami

Você precisa jogar Castlevania: Lament of Innocence (2003)

Você já jogou Castlevania: Lament of Innocence alguma vez? Se ainda não jogou ou se não se recorda mais dos detalhes, portanto a minha sugestão é: jogue. Inicialmente, Castlevania: Lament of Innocence foi lançado para PlayStation 2 em 2003, ficando conhecido por ser o terceiro jogo da famosa franquia de ação (e que inspirou o gênero metroidvania) a possuir gráficos tridimensionais, mas logo foi lançado para PlayStation 3.

E tem um motivo muito específico para essa sugestão aqui agora (além de, claro, hoje ser o aniversário de lançamento do primeiro Castlevania): cronologicamente, Lament of Innocence é o início de tudo dentro da franquia. Sua história se passa no ano de 1094, com o início do eterno conflito entre os caçadores de vampiros do clã Belmont contra Conde Drácula, o vampiro imortal. O primeiro caçador de vampiros foi Leon Belmont, que busca por sua noiva sequestrada.

Válido começarmos comentando brevemente sobre a criação do jogo, que obteve várias críticas positivas. Castlevania: Lament of Innocence foi projetado por Koji Igarashi e desenvolvido pela Konami e pela Sony Interactive Entertainment. Além disso, as ilustrações são de Ayami Kojima enquanto as lindíssimas músicas foram criadas pela compositora Michiru Yamane – e uma sugestão é terminar sua leitura ouvindo a música abaixo:

Jogabilidade

Leon Belmont, protagonista de Castlevania: Lament of Innocence

O objetivo do jogo é levar o protagonista Leon Belmont através do castelo cheio de monstros até encontrar Sara Trantoul, a sua amada noiva sequestrada. A exploração do castelo é aberta e envolve quebra-cabeças, itens escondidos, salas e chefes. Entre os chefes principais, há alguns chefes secretos que você precisará encontrar. Uma sala perto da entrada do castelo contém portais para cinco áreas principais, os quais são acessíveis desde o início. Após derrotar o chefe de cada área, a área final torna-se desbloqueada. Restauradores de saúde e itens para melhorar as estatísticas de jogo. Além disso, itens de resistência e defesa podem ser comprados com o dinheiro do jogo na loja de Rinaldo, próximo ao castelo.

Como arma principal, Leon possui o chicote Whip of Alchemy, entregue por Rinaldo, alquimista e lojista próximo ao castelo. Mais tarde, Leon pode obter mais três chicotes, cada um guardado por um chefe elemental. Lembra dos chefes escondidos que comentei? Então! É com eles mesmos que você precisa conseguir os chicotes, então esteja atento aos cenários para encontrá-los!

Próximo ao final do jogo, chicote Whip of Alchemy se transforma no famoso e destrutivo Vampire Killer. E claro: podemos utilizar uma entre cinco armas secundárias: uma faca, um machado, uma cruz, um cristal e água benta. Podemos combinar as armas secundárias com uma das sete esferas adquiridas para realizar um ataque especial. Durante o curso do jogo, o personagem também aprende técnicas especiais e ataques mágicos.

Ao zerar o jogo, consequentemente a gente desbloqueia o vampiro Joachim Armster, um dos primeiros chefes do jogo. Dessa forma, a gente pode zerar novamente o jogo com o novo personagem.

Por que todo mundo deveria conhecer Castlevania: Lament of Innocence (2003)?

O porque de todo mundo precisar conhecer Castlevania: Lament of Innocence talvez esteja parcialmente respondido no início do texto: ele é essencial, se você desejar conhecer o início de todo o clã Belmont e sua eterna discussão com os vampiros. Conforme já dito, cronologicamente é o primeiro jogo da franquia. Foi uma decisão boa da produção, pois Castlevania já fazia bastante sucesso na época – sucesso que permaneceu por um bom tempo, tanto que tivemos a incrível adaptação em animação da Netflix.

A adaptação em animação da Netflix é outro ponto. Mesmo ficando incrível, não foi 100% fiel aos jogos da franquia e que são ainda melhores! Ou seja, se você gostou da animação e ainda não jogou nenhum Castlevania, então está na hora de começar a jogar! E se lhe for possível, comece com Castlevania: Lament of Innocence!

Ah! Importante detalhe: eu sei que para a tecnologia e padrões atuais, Castlevania: Lament of Innocence não seja tão lindo assim, mas por favor, ignore esse fato! Castlevania sempre foi o top de linha na época de seus lançamentos. Portanto, lembre-se que esse jogo era a perfeição para o padrão de 2003 e, para mim, continua sendo melhor que alguns jogos atuais. Os gráficos podem ser antigos, mas a jogabilidade é melhor do que de muito jogo novo, hein?

Enredo (com spoilers)

Mathias Cronqvist e Leon Belmont (Reprodução: Castlevania: Lament of Innocence)

Sim, eu gosto de avisar quando tem algum spoiler nos textos, mesmo que não sejam mais de obras novas. Afinal, esse texto é tanto para os leitores que já conhecem a franquia quanto para os que estão chegando mais recente! Bom, a partir daqui… leia se você realmente desejar!

Lembra-se quando eu disse que o jogo traz a origem do conflito sem fim referente aos Belmonts e Drácula? Então, vamos ao surgimento de ambos?

O protagonista e personagem jogável Leon Belmont é um cavaleiro romeno recém-chegado das Cruzadas. Como citamos, Leon teve sua esposa Sara Trantoul raptada por criaturas das trevas. Entretanto, as coisas aqui só vão piorando! Mathias Cronqvist, amigo de Leon, explica que Sara ficou presa no castelo das trevas, Castlevania, regido pelo vampiro Walter Bernhard.

Leon decide invadir o castelo para salvar sua esposa. Nas proximidades do castelo, ele conhece Rinaldo Gandolfi, um misterioso alquimista e lojista próximo ao Castelo, que resolve ajudá-lo na jornada. Para início de conversa, Rinaldo é o cara da loja que falei ali em cima. E é ele quem dá informações preciosas a Leon sobre o castelo e o vampiro, explicando o que o vampiro almeja alcançar a imortalidade por meio de uma relíquia lendária.

O engraçado é ver Rinaldo zombando Leon por não ter carregado armas eficientes, enquanto lhe entrega o chicote de alquimista chamado de “Whip of Alchemy”, além de uma luva com propriedades mágicas. Com a arma de Rinaldo, Leon derrota os monstros, incluindo Joachim Armster, um vampiro prisioneiro de Walter. Ao ser derrotado, Joachim menciona a pedra Ebony stone, criada com alquimia, mas morre antes de revelar informações melhores para a gente. Graças a Rinaldo, a gente sempre fica sabendo de tudo: existem pedras forjadas pela alquimia, incluindo a Ebony stone! E tem também a Crimson stone a relíquia procurada por Walter.

E em algum momento do jogo, a gente até entende melhor o que o Rinaldo tá fazendo por ali ainda. Inicialmente, ele conta que está lá meio que aleatório, apenas ajudando a galera que chega lá tentando derrotar os vampiros, mas raramente alguém é eficiente nisso. O real motivo para isso? Ele estava disposto a ajudar os guerreiros, mas não ele próprio matar sua filha que havia sido transformada em vampira.

Após inúmeras lutas, Leon encontra Walter, assim como sua noiva Sara. Leon tenta atacar o vampiro, mas seu chicote não surte efeito. Walter ri e entrega Sara. Sim, a gente fica “fácil assim? Ok”

Leon também acredita que tudo finalmente chegou ao fim. O problema é que Sara foi mordida por Walter e Leon acaba entrando em desespero. E é a própria Sara implora a Leon para que este liberte sua alma, e depois de um bom tempo, Leon resolve a executar com seu chicote, despertando os verdadeiros poderes da arma.

E assim nasceu a arma Vampire Killer

Este é o chicote passado de geração à geração entre a família Belmont, o “Vampire Killer”. Vampire Killer é o chicote com poderes inigualáveis para matar as criaturas da noite. Com uma arma tão poderosa, Leon entra tomado pelo ódio no castelo para derrotar Walter. Após a luta, Leon derrota Walter e descobrimos que os eventos do jogo, inclusive a morte de Sara, foram planejados por Mathias Cronqvist. Sim, o amigo de Leon. Amigo da onça que se fala, né?

Com o desejo de possuir os poderes da imortalidade através da lendária relíquia alquímica Crimson Stone, cobiçada por Walter até então, Mathias pretendia usá-la na sua vingança contra Deus, que ele tanto culpava pela morte de sua esposa, Elizabetha. Mathias oferece a Leon um lugar na sua rebelião contra Deus, mas Leon Belmont não viu sentido algum em aceitar uma proposta insana dessas. Qual o motivo de virar imortal sem Sara? E não apenas sem a noiva, mas após precisar matá-la! E ser imortal ao lado do amigo da onça! Ok, né?

Então Mathias decide abandoná-lo, enviando para matá-lo o espectro que poucos segundos antes executou Walter, o ceifeiro agora à serviço de Mathias, Morte. Após uma árdua luta, Leon consegue derrotar o chefe final e diz para o servo de Mathias enviar uma mensagem dele: a partir deste dia Leon e seus descendentes iriam caçá-lo até sumir.

Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais jogos legais, então leia algumas de nossas últimas publicações: Game Review: Sand Land, baseado no mangá de Akira ToriyamaReview Resident Evil 4 RemakeGame Review de Ereban: Shadow Legacy, uma aventura furtiva lindíssima – e difícil Review de Affogato, o RPG estratégico de anime e magia! Além disso, também temos Análise de The Quarry, o mais novo jogo eletrônico de suspense interativo e Review de Sunshine Manor: O que achamos do novo jogo de terror da desenvolvedora Fossil Games! Os fãs de fantasia precisam conferir a análise de Wo Long: Fallen Dynasty: Vale a Pena?? Também não podemos nos esquecer: Meta-review Sea of Stars (PS4) – Onde o clássico e o moderno se complementam com maestria! Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile