Devorados – Resenha da HQ nacional de fantasia
Ano Publicação Original: 2017 |
Título Original: Devorados |
Roteiro: Erick Cardoso e Cirilo Lemos |
Arte: Marcio Gotland |
Selo: Editora Draco |
Avaliação: ★★★☆☆ (Bom) |
Devorados é um lançamento da Editora Draco, uma obra nacional ambientada em um universo baseado nas clássicas estórias medievais e draconianas, cuja diegese se inspira no universo de aventuras RPG.
A HQ é uma criação de Erick Santos Cardoso e Cirilo Lemos, com artes do ilustrador e quadrinista Marcio Gotland. Algo pouco convencional no que diz respeito a obras nacionais, Devorados se arrisca em uma narrativa de fantasia com uma premissa bem interessante.
A trama nos apresenta a Duran Draconian, um descendente de uma linhagem nobre de homens com sangue de dragão que caiu em decadência ao longo dos anos. O sonho de Duran é tornar-se um cavaleiro draconiano, obtendo prestígio na alta patente de Samaria, sua terra, e comandando uma Vipera, raça descendente dos dragões.
Duran, no entanto, enfrenta a resistência de sua esposa, que está grávida, e sofre com o desprestígio que seu nome carrega, tendo que enfrentar uma série de nobres dissimulados que desacreditam do passado honroso daqueles que possuíam o sangue de dragão nas veias.
Embora a sinopse apresente uma série de possibilidades a serem exploradas, Devorados não desenvolve muito bem a maior parte dos seus conceitos, deixando vagos os contextos por trás de seus personagens, universo e cenário. Há a impressão de que a estória se apressa muito em ser contada, o que acaba diminuindo o envolvimento com a trama e seus protagonistas.
Consequentemente, momentos-chave da estória, e mesmo o clímax, perdem carga dramática, bem como alguns diálogos que soam vagos. Fica a sensação de faltar maior imersão na estória, em seu ambiente; talvez mesmo flashbacks poderiam dar maior profundidade aos anseios do protagonista e a relação de Samaria com os dragões, por exemplo.
Por outro lado, a arte de Gotland é primorosa e nos apresenta cenas incríveis de ação, isso sem falar na caracterização dos personagens e dos dragões. Os enquadramentos e expressões dos personagens também são um ponto alto, nos presenteando com belas páginas de traço em P&B.
Devorados é uma HQ nacional interessante e apresenta uma boa ideia, mas que certamente poderia ser melhor explorada e desenvolvida – talvez se contada em mais volumes, por exemplo. Conta, entretanto, com uma ótima sequência final e encerramento.
Confira outras resenhas de HQs aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais e se inscreva no nosso canal!