Lavagem – (HQ, de Shiko) – Resenha

Através de uma narrativa forte e corajosa, Shiko nos mostra um quadrinho de horror psicológico impactante e reflexivo.

0
199

Lavagem é um quadrinho nacional que conta com roteiro e arte de Shiko (Piteco, Graphic MSP)e que foi publicado pela excelente Editora Mino. A publicação aconteceu em meados de abril de 2015 e conta com cerca de 72 páginas, capa dura, papel pólen bold, e arte em preto e branco.

Lavagem - (HQ, de Shiko) - Resenha- Capa.jpg

Em Lavagem temos a história de um casal que passa por problemas de relacionamento. Devido ao distanciamento, a mulher se apegou a religião de forma fervorosa, enquanto o homem passa mais tempo com a criação de porcos do que com sua esposa. Tendo isso como ponto de partida, o convívio destes dois personagens começam a tomar rumos estranhos e bizarros. A trama de Lavagem pode parecer de certa simples ao ler essa premissa, mas ela carrega muitas camadas ao longo de suas páginas.

Ao lermos Lavagem é muito importante nos dedicarmos a leitura. Pois, como dissemos acima, a obra tem algumas camadas e mensagens nas entrelinhas e pode passar batido se a obra for lida apenas como uma história convencional (que já é uma boa história, mas os detalhes, fazem diferença). Shiko é um dos grandes nomes dos quadrinhos nacionais, e nessa HQ ele exemplifica isso. Ao acompanharmos a mulher que norteia a trama de Lavagem, vamos notando todo o cenário em que ela está envolvida. O casal vive isolado (como se fosse em um mangue / esgoto) e quase sem recursos, regrado a uma criação de porcos que é administrada pelo marido.

Lavagem - (HQ, de Shiko) - Resenha - 01

A mulher se sente desconfortável com o mundo em que vive, já que mal fala com seu marido, que aparentemente prefere a companhia dos porcos ao invés dela. Presa nesse cenário, ela acaba recorrendo a igreja, onde se apega de maneira intensa. Mas os desdobramentos que isso acaba por ocasionar são aterrorizantes. O Marido que não liga muito para a mulher acaba por partilhar suas palavras com os porcos. Isso vai levando os dois a uma inevitável rota de colisão, até que certo dia um sujeito que se diz um pastor da igreja, acaba perdido e pede abrigo ao casal. É aqui que as coisas saem verdadeiramente de controle.

Lavagem tem uma narrativa muito forte e impactante. A obra poderia ser classificada como um terror / horror psicológico devido aos rumos que a hq toma. Shiko sabe muito bem como conduzir sua obra, e arte dele está simplesmente bela e monstruosa. Cheia de detalhes e expressões, é uma arte de se admirar e ao mesmo tempo temer, devido toda a tensão que ele consegue colocar nas páginas. Aliás, a escolha pelo papel polén bold foi uma bela escolha, pois a arte de Shiko é carregada, com traços fortes e parece que ele desenhou a página que você está lendo. É como se ele tivesse desenhado tudo na sua frente  e entregasse o quadrinho na sua mão.

Lavagem - (HQ, de Shiko) - Resenha - 04

A narrativa de Lavagem é uma verdadeira aula de como se contar uma história. As páginas vão alternando entre as diagramações mais padrões dos quadrinhos para outras mais inventivas que por vezes tomam páginas inteiras e quebram o conforto do leitor. Aliás, se tem uma palavra que pode definir esse quadrinho é: desconforto. Lavagem é uma obra que permeia alguns assuntos muito relevantes da nossa sociedade. Alguns deles como a influência da televisão e de outras mídias sobre as pessoas, ou o quanto estamos suscetíveis à algumas situações de abuso e nem percebemos.

Lavagem - (HQ, de Shiko) - Resenha - 02

Em suma, Lavagem é um quadrinho muito acima da média e uma obra singular. Essa HQ vai te fazer pensar, pois mesmo com um número não tão grande de páginas, ela deixa uma boa margem para interpretações por conta das diversas metáforas no decorrer do quadrinho. Uma delas por exemplo já começo pelo próprio nome “Lavagem” que pode ter mais de um sentido ao término da leitura. E isso se aplica também a alguns acontecimentos da história, nos perguntando se aquilo aconteceu daquele jeito ou se algumas coisas são alucinações das cabeças dos personagens. Lavagem é um soco no estômago e na mente. Uma obra sensacional do nosso mercado nacional!

Para outras matérias de quadrinhos aqui no Meta Galáxia, clique aqui! Até mais e grande abraço para todos! E LEIAM LAVAGEM!!!!!! 

assinatura_andre

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here