Mesa 44 (HQ) – Resenha

Histórias de bar, desenhadas em um bar

0
69

Mesa 44 – Resenha da HQ criada por Rapha Pinheiro

mesa-44-h1-resenha-capa

Ano Publicação Original: 2018
Título Original: Mesa 44
Roteiro e Arte: Rapha Pinheiro
Editora: Avec

Já pensou se todas aquelas conversas de bar se materializassem em uma HQ? É o que você encontra em Mesa 44, obra que, de fato, foi toda desenhada em um bar, ao longo de um ano e meio de trabalho.

Lançado pela editora Avec, o livro é, na realidade, o resultado do mestrado profissional do quadrinista, professor e youtuber Rapha Pinheiro, que visitou o mesmo bar religiosamente todos (ou ao menos quase) os fins de semana para registrar diferentes histórias em duas páginas de quadrinhos. Ao término do processo, Rapha conseguiu um compilado interessantíssimo de diferentes situações e personagens, quase sempre ligados ao mesmo estabelecimento.

Assim sendo, Mesa 44 apresenta situações típicas de uma boa conversa de bar, um happy hour: discussões filosóficas, flertes, reencontros, conversas triviais, a rotina de um bar e, por que não, o próprio processo de criação de um quadrinho?

mesa-44-h1-resenha-01

Mesa 44 é uma daquelas ideias que toda pessoa que adora contar estórias – profissionalmente ou não – adoraria ter tido. Rapha Pinheiro não somente teve, mas executou e deu origem a um álbum único, divertido, interessante e até mesmo reflexivo em determinados momentos. Afinal, estamos falando da vida real e suas nuances – e o que um papo de bar não é capaz de trazer à tona senão uma boa dose de verdades?

mesa-44-h1-resenha-02

Rapha também se usa da aquarela para dar um caráter ainda mais próprio à obra: as cores dão o tom do ambiente de casa situação; nota-se, por exemplo, a clara mudança de clima quando os personagens estão em um local diferente do bar principal (as cores são mais frias). Isso também é notado em mudanças de humor do personagem central (ele próprio).

mesa-44-h1-resenha-03

Ressalta-se também o incrível trabalho editorial da Avec: o livro conta com uma linda sobrecapa, que dá um panorama geral do cenário principal da obra, além de toda qualidade do material gráfico em si. A HQ ainda conta com extras que descrevem todo processo de Rapha para a criação de sua obra, e traz ainda um ótimo conto derivado da mesma temática.

Mesa 44 é recomendado para todos os tipos de leitores. Vá à livraria mais próxima e adquira o seu, mas, se possível, leia em um bar; peça uma porçãozinha e uma cerveja bem gelada. Quem sabe você a observar o cenário ao seu redor de outro modo?

Confira outras resenhas de HQs aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

ASSINATURA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here