Noturno (Zarabatana Books) – Resenha

Em Noturno, Salvador Sanz nos apresenta uma excelente obra que nos faz temer os "pássaros".

Noturno - Nocturno - salvador sanz
Título Original: Nocturno  | Lançamento no Brasil: 2021 (reimpressão)
Editora: Zarabatana Books | Número de Páginas: 144 | Preço de Capa: 62,00 (Compre aqui)
Roteiro: Salvador Sanz | Arte:  Salvador Sanz| Tradução: Delfin

SINOPSE

Utilizando sua talentosa arte e técnica narrativa, Sanz nos transporta para uma Argentina ao mesmo tempo fantástica e real, onde nos faz acompanhar um inacreditável conto de fantasia e terror, nesta que já pode ser considerada uma graphic novel clássica do gênero. Aqui temos uma abordagem sobre uma raça de pássaros monstros, que habitam uma realidade paralela à nossa. Eles procuram uma maneira de invadir a Terra, para se estabelecerem daqui.

Noturno foi serializada na revista argentina Fierro entre maio de 2007 e julho de 2009, e dá início à Coleção Fierro da Zarabatana Books.


Noturno - Nocturno - salvador sanz

HORROR E FANTASIA

Salvador Sanz tem sido um dos grandes nomes recentes do quadrinho argentino. Fez trabalhos excelentes como: Mega, Esqueleto, Legião. Aqui em Noturno, o autor nos apresenta algo que mescla terror e fantasia. Claramente inspirado em uma abordagem “Lovecraft”, a obra nos mostra um cenário onde alguns pássaros monstros (ou homens pássaros) estão aqui na Terra e planejam alguma maneira de invadir e se estabelecerem em nosso mundo. 

Acompanhamos isso por meio de dois protagonistas: Lúcia e Lúcio. Ambos têm tido sonhos estranhos e recorrentes, onde eles são pássaros. Só que aos poucos vamos vendo que esses sonhos / pesadelos são muito mais reais e terríveis.

LUZ E TREVAS 

Sanz vai construindo sua narrativa de maneira primorosa e assustadora. À medida que a história avança e vamos tendo as pistas que vão montando o quebra-cabeça, somos apresentados a algo realmente bizarro. A sensação de que algo está acontecendo mas não temos a compreensão disso, o dito Horror Cósmico abordado por Lovecraft. 

Os nossos protagonistas possuem um elo que os une, e por meio deles vemos contrapontos desse cenário “Noturno” versus o dia. Lúcia e Lúcio passam a questionar suas realidades, mas sem respostas. É como se tivessem duas vidas, uma de dia e uma de noite. Os sonhos cada vez mais estranhos vão revelando verdades assustadoras de um plano macabro.

Noturno - Nocturno - salvador sanz

CIÊNCIA E SOBRENATURAL

Dentro de todo esse contexto, Sanz aborda esse plano dos Pássaros alinhando algumas coisas relacionadas a ciência e a alquimia que são muito interessantes. A maneira como o autor consegue desenvolver (como funciona essa transição/viagem entre os mundos) isso em meio a todo esse lance sobrenatural é bem intrigante. Isso é reforçado pelo traço realista e detalhado de Sanza. Aliás, ele faz aqui um trabalho de arte excepcional. Expressões, cenários, monstros e sensualidade, são muito bem retratados pelo autor. Toda essa junção faz de Noturno um trabalho muito acima da média. É uma obra que consegue trazer o leitor para dentro dessa espiral e fazê-lo sentir esse horror. Sim, passamos a ter medo de pássaros. 

Noturno - Nocturno - salvador sanz - zarabatana

NOTURNO, VALE A PENA?

Sem dúvida alguma que Noturno vale o seu tempo e investimento. Salvador Sanz faz aqui um trabalho praticamente irretocável. Constrói uma perspectiva que deixa os seus personagens (e o leitor) sem saber o que de fato está acontecendo e as caudas disso. Essa falta de compreensão aliada a arte realista, deixa tudo com um peso gigantesco, tornando tudo mais crível.  

Um dos grandes trabalhos recentes do gênero horror / terror. Depois de ler Noturno, provavelmente você nunca mais verá os pássaros da mesma forma. Inclusive as cegonhas…


E aí meu caro(a) leitor(a) do Meta Galáxia, espero que vocês tenham gostado da resenha. Noturno é de fato uma leitura ímpar. Salvador Sanz é um autor que vale a pena ficar de olho e acompanhar seus trabalhos. Para quem não o conhece, Nortuno é um excelente (e assustadora) porta (ou portal?) de entrada ao seu mundo. Aproveite que a Zarabatana trouxe Noturno de volta ao seu catálogo e não perca essa chance de conferir essa obra. Até o próximo post e forte abraço!

Clique aqui para mais resenhas de quadrinhos no Meta Galáxia!

ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
Noturno (Zarabatana Books) - Resenha
Contador formado e atuante de profissão. Grande fã da cultura pop em geral. Amante da cinema, quadrinhos e animes, e através disso tentando entender um pouco mais da realidade através da ficção. Considero Os Cavaleiros do Zodíaco a melhor coisa já feita pela humanidade.
Noturno é uma obra perturbadora. Salvador Sanz faz um trabalho incrível ao apresentar um Horror Cósmico envolvendo os seres "pássaros". Sem dúvida alguma é um quadrinho que vale a sua total atenção. noturno-zarabatana-books-resenha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here