Pipo (HQ Nacional Independente) – Resenha

Expressivo e tocante, Pipo é uma ótima HQ nacional independente

2
82

Pipo – Resenha da HQ nacional criada por Ygor Freitas e Lorena Giostri

pipo-hq-capa

Ano: 2019
Título Original: Pipo
Roteiro: Ygor Freitas  Arte: Lorena Giostri
Selo: Independente

Cativante, lindo e real na mesma medida. Pipo é a HQ de estreia do roteirista Ygor Freitas, famoso influenciador digital (especialmente no Twitter), e da ilustradora Lorena Giostri. E, justamente por ser um trabalho desenvolvido por dois estreantes nos quadrinhos, a obra surpreende pela originalidade e qualidade.

O quadrinho foi lançado por meio de financiamento coletivo, pelo qual 309 colaboradores (inclusive este que vos fala) puderam adquirir a obra em primeira mão, além de receber recompensas lindas como uma cartela com adesivos do cãozinho-título da obra.

pipo-hq-03

A HQ conta a estória de Pipo e Maurício. O primeiro, um pequeno vira-lata que há tempos se encontra nas ruas, esperando uma adoção que até então nunca chegara. O segundo, um pai de família que adora viajar com a esposa e a filha pequena, e que conta os dias para sua tão aguardada viagem a Disney.

Após uma tragédia, os caminhos de Pipo e Maurício se cruzam, e quando ambos pareciam não ter mais nada que pudesse dar alegria aos seus dias no mundo, uma natural e intensa amizade surge entre cão e homem, dando a eles uma nova perspectiva de vida.

pipo-hq-01

Pipo é uma estória relativamente curta, one-shot, mas que realmente não precisa de um grande número de páginas para surpreender e captar seu leitor. Como afirmam seus próprios autores, ela é, sobretudo, uma estória de amor. A narrativa simples, direta e fortemente emotiva criada por Ygor é complementada com perfeição pelos traços de Lorena, que utiliza de tons específicos de cores para determinar o clima/humor ambiente em cada página, dando à HQ uma característica muito própria e interessante. A paleta, inclusive, foi uma opção da artista com base nas cores que Ygor, daltônico, consegue enxergar – uma forma pela qual o autor pudesse ter a experiência de ver a estória que idealizou ganhar vida do melhor modo possível.

Os traços da ilustradora são repletos de vida, e impressiona a criação de diferentes emoções nas expressões do pequeno Pipo, um personagem que, mesmo sem possuir uma fala sequer, consegue dizer tudo por meio dos traços de sua criadora. Os cenários também, por sua vez, são belos e muito bem trabalhados, tornando a experiência visual incrivelmente agradável.

pipo-hq-02

Pipo é mais uma prova de que o cenário nacional ainda tem muitos criativos a serem explorados, e que a colaboração entre artistas distintos, como Ygor e Lorena, pode e muito dar certo. Que tenhamos cada vez mais HQs como essa!

Confira outras resenhas de HQs aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

ASSINATURA

2 COMENTÁRIOS

  1. Que resenha perfeita! Eu pensei a mesma coisa lendo a HQ, sei que ela vai fazer muita gente chorar, mas as histórias que ficam com a gente são justamente aquelas capazes de produzir um sentimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here