Superman – Entre a Foice e o Martelo – Resenha

0
191

Superman – Entre a Foice e o Martelo é uma das melhores reimaginações do maior super-herói de todos os tempos. 

Superman - Entre a Foice e o Martelo.jpg

Ano Publicação Original: 2003
Título Original: Superman – Red Son
Roteiro: Mark Millar
Desenho: Dave Johnson , Andrew Robinson , Killian Plunkett
Selo: DC – (Editora – Panini)
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

O que aconteceria se o Superman tivesse caído na União Soviética em vez dos Estados Unidos? Partindo dessa premissa, o roteirista Mark Millar nos brinda com uma das melhores HQs do Homem de Aço.  Superman – Entre a Foice e o Martelo é um legítimo quadrinho de super herói, mas ele se aprofunda em outras questões também. E faz isso de maneira formidável.

Superman - Entre a Foice e o Martelo 02

O período pós Segunda Guerra Mundial era tenso por todo o mundo e o clima da Guerra fria permeava as nações da União Soviética e Estados Unidos. Quando o O Superman caí em território russo, o que poderia acontecer? O que a união Soviética faria? Pois estamos acostumados com a imagem do Superman usando as cores da América e defendendo o sonho americano. Será que toda essa integridade e ideais que são as referências do herói, permaneceram nesta nova realidade? Ou ele foi corrompido?

Superman - Entre a Foice e o Martelo 06

Acompanhamos um Superman criado pelos valores da Russos de Stalin, vemos que a essência do personagem foi mantida. Ou seja, mesmo criado em um outro país que seguia os valores comunistas, nós ainda reconhecemos ele como sendo o Superman e lutando de verdade pelo o que acredita. E assim como acreditamos vê-lo lutando por seus ideais, temos o lado da América, representado principalmente por Lex Luthor.

Superman - Entre a Foice e o Martelo 03

No decorrer da trama somos apresentados as diversas informações que mostram com muita propriedade a construção dessa nova realidade. Outros personagens como Batman, Mulher- Maravilha, Lois Lane dão as caras aqui também, mas com uma nova roupagem dentro dessa realidade. O leitor com certeza consegue identificá-los e a maneria como eles estão inseridos nesse novo contexto é sensacional.

Superman - Entre a Foice e o Martelo 05

Claro que ao abordar um confronto desse tamanho, era inevitável não mostrar um embate politico entre o comunismo e capitalismo. Qual dois é certo? Qual é o mais justo? E além desse embate, existe todo o medo e receio de cada umas das nações em dar um próximo passo. “Se eu fizer isso, como eles irão responder?” E qual seria a linha a seguir em um caso onde temos um rival morrendo: seguimos nossas ordens patrióticas ou salvamos um ser humano, independente da bandeira?O confronto ético e moral é apresentado constantemente.

Superman - Entre a Foice e o Martelo 04

O grande acerto de Mark Millar foi acertar o tom da história. E quando dissemos isso, não é apenas mostrar um lado como herói e outro como vilão. Bom ou mau.  Mas algo mais voltado para certas nuances e entrelinhas. Ao mostrar um contexto bastante rico entre a rivalidade entre as duas nações, podemos ver que tanto Superman quanto Lex Luthor, realmente lutam e defendem os seus ideais. Aliás, esse Luthor é uma das melhores utilizações dos personagem em toda sua existência. Ele é genial.

Superman - Entre a Foice e o Martelo 07

Com uma abordagem inteligentíssima e uma arte que acompanha e expressão bem os roteiros de Millar, Superman – Entre a Foice e Martelo é uma obra que sabe conversar e debater sobre questões reais por meio dos super-heróis. Mostra dois lados totalmente opostos e ver que ambos podem ter razão e também podem estar errados. Ou melhor dizendo: que ambos podem aprender muito um com o outro. Superman – Entre a Foice e Martelo faz refletir sem parecer forçado e tem um final sensacional. Recomendadíssimo.

Para outras postagens de quadrinhos, clique aqui. A Panini republicou a obra aqui no Brasil não faz tanto tempo, e você pode adquirir no site dela. Até a próxima  e grande abraço.

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Superman - Entre a Foice e o Martelo
Nota do Autor
41star1star1star1stargray

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here