Tudo sobre a Jane Foster, a Poderosa Thor vivida por Natalie Portman

Jane Foster
(Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Tudo sobre a Jane Foster, a Poderosa Thor vivida por Natalie Portman

Thor: Love and Thunder trará de volta Natalie Portman no papel de Jane Foster. A atriz teve um papel importante nos dois primeiros filmes do Thor. Entretanto, ela não esteve presente em Ragnarok. Dessa vez, a atriz e sua personagem terão um papel de maior destaque.  Jane Foster começou como interesse amoroso de Thor, mas agora se tornará uma das heroínas!

Jane Foster se transformará Poderosa Thor, assumindo então o manto que Thor deixou para trás. Mas você sabia que, diferente do que muitos pensam, a Poderosa Thor não é uma personagem exclusiva dos filmes? Pois é, há os quadrinhos da Poderosa Thor, lançados oficialmente pela Marvel comics. Sem mais delongas, então que tal conhecer tudo sobre a Jane Foster, a Poderosa Thor vivida por Natalie Portman?


Quem é Jane Foster

Jane Foster
Jane Foster na capa sem texto de Valkyrie: Jane Foster #6 (dezembro de 2019).

Jane Foster é uma super-heroína fictícia que aparece nos quadrinhos americanos publicados pela Marvel Comics. A personagem foi apresentada como um interesse amoroso do super-herói Thor Odinson até se tornar uma super-heroína por direito próprio. Criada pelos escritores Stan Lee e Larry Lieber, e pelo artista Jack Kirby, a personagem apareceu pela primeira vez em Journey into Mystery #84 (setembro de 1962).

Por muitos anos, Foster foi enfermeira, empregada pelo Dr. Donald Blake, o primeiro hospedeiro mortal de Thor, antes de se tornar médica. Posteriormente, se revela que Foster é digna de empunhar o martelo de Thor, Mjolnir, quando o primeiro não é mais capaz. Durante este período, ela adota o manto de Thor e se junta aos Vingadores. A passagem de Foster como Thor termina com o personagem sacrificando sua vida e o manto revertendo para o Thor original. Depois que Brunnhilde e o resto das Valquírias são mortas durante o enredo “A Guerra dos Reinos”, Foster assume o manto de Valquíria.

Jane Foster também apareceu em várias adaptações de mídia de Thor. Natalie Portman interpreta a personagem nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel Thor (2011), Thor: O Mundo Sombrio (2013), Vingadores: Ultimato (2019) e Thor: Amor e Trovão (2022), no qual Foster se tornará Thor. Portman também reprisou o papel na série animada What If…? (2021).

Histórico de publicação

Jane Foster apareceu pela primeira vez em Journey into Mystery #84 (setembro de 1962). Como dito anteriormente, ela foi criada por Stan Lee, pelo roteirista Larry Lieber e pelo desenhista Jack Kirby. Chamada de “Jane Nelson” em suas duas primeiras aparições, ela passou a aparecer como o interesse amoroso do Dr Donald Blake, a identidade secreta do deus nórdico super-herói Thor, em quase todas as edições até a #136 (janeiro de 1967) do título, então renomeado Thor.

Em outubro de 2014, o quarto volume de Thor, o escritor Jason Aaron e o artista Russell Dauterman na primeira edição estrearam uma personagem feminina no papel de Thor depois que o herói clássico não é mais capaz de empunhar o Mjolnir. Aaron afirmou:

Esta não é She-Thor. Esta não é Lady Thor. Esta não é Thorita. Este é Thor. Este é o Thor do Universo Marvel. Mas é diferente de qualquer Thor que já vimos antes.

Jason Aaron

Em 2015, ela se juntou aos Vingadores em All-New All-Different Avengers FCBD (maio de 2015), que ocorre após o enredo “Secret Wars”. Em Thor volume 4 (maio de 2015), a identidade da mulher foi revelada como sendo Jane Foster.

Isso surgiu da ideia do Thor anterior se tornar indigno, que era algo que eu estava sempre construindo no Universo Marvel. Você sabe, o deus do trovão acordando todas as manhãs e olhando para o martelo e não sabendo se ele será digno de levantá-lo. Então, é claro, um dia ele deve acordar e não ser capaz de levantá-lo. Isso abriu a porta para outra pessoa pegar o martelo e carregá-lo em seu lugar. Realmente, o único personagem que foi discutido foi Jane.

Jason Aaron

Um segundo volume de The Mighty Thor por Aaron e Dauterman e novamente estrelado por Jane. Foster como Thor estreou como parte da iniciativa All-New, All-Different Marvel após a conclusão de “Secret Wars”. O conceito de Jane Foster ganhando os poderes de Thor já havia sido explorado em What If #10 (agosto de 1978). Foster apareceu na graphic novel original de 2015 Avengers: Rage of Ultron como um membro dos Vingadores.

Jane Foster reaparece na história da Guerra dos Reinos antes de assumir o manto como a nova Valquíria em uma nova série em andamento.

Algumas das HQs com Jane Foster

Thor A Deusa Do Trovão

Thor: A Deusa Do Trovão

Autores: Jason Aaron, Rick Remender e Tom Taylor
Ilustração: Russel Dauterman, Stuart Immonen e Felipe Watanabe
Lançamento: 17 de março de 2021
Adquira em: Amazon Brasil

Sinopse oficial:

Mjolnir está sem dono, agora que os segredos do Deus do Trovão o tornaram indigno de levantá-lo. Mas quando Gigantes de Gelo invadem a Terra, uma nova mão deverá tocar o martelo. e uma misteriosa mulher assumirá o manto do Poderoso Thor! Quem é essa nova Deusa do Trovão? Nem mesmo Odin sabe, mas ela pode ser a única esperança da Terra contra os Gigantes de Gelo! Confira o início desse passo do mito em direção ao futuro!

Amazon Brasil
Thor Vol. 2 Trovão nas Veias

Thor Vol. 2: Trovão nas Veias

Autor: Jason Aaron
Ilustração: Russel Dauterman
Lançamento: 28 de julho de 2021
Adquira em: Amazon

Sinopse oficial:

Jane Foster é a Deusa do Trovão, e isso a está matando! Seus inimigos são muitos, à medida que Asgard afunda ainda mais em direção ao caos e a inquietação ameaça se espalhar pelos Dez Reinos. Ainda assim, ela trava sua maior batalha contra um inimigo muito mais pessoal: o câncer que está matando sua forma mortal. Quando Loki voltar, isso aliviará seus problemas ou apenas aumentará sua dor?

Amazon

História antiga

Jane Nelson, conhecida por seu nome mais comum de Jane Foster, era uma enfermeira do Dr. Donald Blake, eventualmente desenvolvendo sentimentos por ele e Thor, sem saber que eles eram a mesma coisa. O triângulo amoroso continuou por um tempo até que Thor revelou sua identidade secreta para Foster, o que fez com que Odin o punisse embora ele fosse perdoado depois de salvar Asgard, e em troca Thor até a levou para Asgard com ele.

Lá, Foster recebeu brevemente a imortalidade e o poder dos deuses, mas até que ela falhou em passar nos testes de coragem estabelecidos por Odin quando ela mostrou medo lutando contra o monstruoso Desconhecido. Odin então tira Foster de seus novos poderes e a devolve à Terra, sem memória de Thor ou de seu tempo em Asgard, onde ela conhece seu novo amor, Dr Keith Kincaid, que se parece com Blake. Enquanto isso, em Asgard Odin reúne Thor com seu amor de infância, Sif.

Foster e Thor permanecem separados por algum tempo até que Thor descobre que Foster foi manipulada para tentar o suicídio por uma entidade conhecida como Fear e corre para a cabeceira do hospital. Sif, vendo então que Thor ainda tem sentimentos por Foster, salva a vida de Foster fundindo suas forças vitais. Eles logo são separados e Foster é exilado para uma dimensão de bolso. Thor e Sif eventualmente resgatam Foster e a devolvem à Terra, onde ela se casa com o Dr Keith Kincaid.

Medicina

Foster aparece novamente no segundo volume de Thor; agora uma médica, ela está em uma posição de autoridade sobre vários paramédicos de Nova York, incluindo Jake Olsen. Sem o conhecimento dela, Jake e Thor se fundiram, o que cria muitos conflitos. Em um exemplo, Olsen ignora ordens médicas e utiliza o conhecimento de Thor (Blake) para realizar um procedimento complicado em um homem gravemente doente.

Mais tarde, Foster se envolve em um caso policial contra Olsen, que é acusado de roubar drogas. Ela também examina Jack Monroe, que afirmou que a procurou devido à sua familiaridade com pacientes sobre-humanos. Mais tarde, ela informou a Monroe que ele estava morrendo devido aos efeitos do Soro do Super-Soldado que ele havia ingerido quando jovem.

Durante o enredo “Guerra Civil” de 2006, Foster fica do lado do Capitão América contra o ato de registro e se junta ao seu grupo de resistência, os Vingadores Secretos. Ela opera a partir do esconderijo número 23 da SHIELD. Ela também é vista na edição 4, ajudando a ajudar um Homem-Aranha derrotado.

Retornar

Pouco depois de se divorciar do marido e, posteriormente, perder a custódia de seu filho, Jimmy Kincaid, Foster ouve rumores do retorno do Dr. Donald Blake e Thor. Blake logo visita Foster em seu trabalho em um hospital da cidade de Nova York em busca de Sif, cujo espírito Blake erroneamente pensou ter renascido em Foster desde que seus espíritos se fundiram uma vez antes. Foster e Blake vão a um encontro após uma reunião inicialmente turbulenta.

Foster descobre que o espírito de Sif realmente renasceu no corpo de um paciente idoso com câncer que estava sob seus cuidados. Ela alerta Blake e Thor consegue restaurar Sif pouco antes de o paciente morrer. Foster então viaja para Broxton, Oklahoma, o local do Asgard ressuscitado, e abre um consultório médico com Donald Blake.

Câncer e se tornar Thor

Após a morte de seu ex-marido e filho em um acidente de carro, Foster é diagnosticada com câncer de mama e aceita um convite de Thor para representar Midgard no Congresso dos Mundos em Asgard. Ela faz terapia, mas recusa todos os tratamentos mágicos.

Durante o enredo “Original Sin” de 2014, Nick Fury sussurra um segredo, na época, não revelado para Thor que faz com que ele perca a capacidade de empunhar o Mjolnir. Logo depois, uma mulher não identificada pega o martelo, tomando posse do poder de Thor como a nova Deusa do Trovão, e luta contra Malekith, o Amaldiçoado, Dario Agger (o novo Minotauro) e o Homem Absorvente.

Embora Thor inicialmente tente recuperar o martelo, ele – referindo-se a si mesmo como ‘Odinson’ – abandona o nome e o papel de Thor depois de testemunhar seu poder. Odinson suspeita que Foster seja uma possível candidata a seu sucessor, mas ele logo a descarta devido à sua condição enfraquecida pela quimioterapia.

Irritado que alguém está empunhando o Mjolnir, Odin e seu irmão Cul, o Deus do Medo, enviam o Destruidor atrás do novo Thor para recuperar o martelo, mas Odinson e Freyja montam um exército de super-heroínas para ajudá-la. Quando a batalha termina, Odinson pede a Thor que revele seu rosto, mas é interrompido por S.H.I.E.L.D. agente Roz Solomon, o último suspeito ‘viável’ de Odinson como o novo Thor depois que todos os outros possíveis candidatos vieram para ajudar na batalha. Sem o conhecimento de Odinson, Mjolnir deu a Jane a força para lutar como Thor enquanto está em sua posse.

No entanto, o uso de Mjolnir por Jane perpetuou seu câncer como resultado do processo de transformação que purga todas as toxinas de seu corpo, incluindo a quimioterapia que está sendo usada para seu tratamento, cada vez que ela se transforma.

Guerras Secretas

Durante o enredo “Guerras Secretas” de 2015, Foster participou da batalha final entre a Terra-616 e a Terra-1610 durante sua colisão durante o evento de incursão. Ela é uma das poucas sobreviventes do fim do Universo Marvel existente, embarcando no “balsa salva-vidas” de Reed Richards. Ela e os outros sobreviventes são despertados oito anos depois, tendo ficado presos em animação suspensa.

Nesse ínterim, Doctor Doom criou um novo universo, Battleworld, a partir de fragmentos de universos mortos. Sabendo que os sobreviventes representam a única esperança de derrotar Doom, logo Doutor Estranho espalha Foster e os outros para diferentes partes do Battleworld. Para isso, Doom mata Strange e começa a caçar os sobreviventes. Além disso, Foster se infiltrou no Thor Corps, a força policial de Doom, e convenceu a maioria deles a se revoltar contra Doom.

Em conclusão, essa é a Jane Foster, incrível personagem da Marvel. Conte para a gente: o que você acha da personagem? Além disso, como está a empolgação com os próximos filmes do Universo Cinematográfico Marvel?

Leia também em nosso portal: Tudo sobre Thor: Love and Thunder

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

1 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here