Zémurai (HQ) – Resenha

0
20

Resenha da HQ Zémurai de Ricardo Sousa

zemurai_01

Ano Publicação Original: 2017
Título Original: Zémurai
Roteiro: Ricardo Sousa e alunos da HQ em Foco
Ilustração: Ricardo Sousa e alunos da HQ em Foco
Selo: Independente | Coprodução: Zapata Edições e Curso HQ em Foco
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Além de Kauira, outra obra interessante que a PerifaCon nos apresentou é a HQ de nome “Zémurai” (criação de Ricardo Souza). Contendo diversas narrativas, o quadrinho conta diversas aventuras de um cangaceiro que abandona algumas tradições do cangaço para viver a vida de acordo com o código de honra de um samurai.

A criação do personagem é de Ricardo Sousa, porém as diversas histórias têm roteiros e ilustrações colaborativas dos alunos do Curso HQ em Foco e o curso de roteiro de Daniel Esteves. Atualmente Zémurai possui dois volumes. O primeiro são basicamente vários quadros de introdução ao personagem e a todo o cenário inserido.

zemurai-02

O volume dois de Zémurai é mais profundo que o primeiro. O HQ aborda um pouco mais o próprio protagonista, desde sua personalidade, origem de seu lado samurai e também questões como vocação, objetivo e até a morte.

O grande ponto interessante dos quadrinhos e a veracidade e proximidade dos termos utilizados. A linguagem e sotaque nordestino são muito bem aplicados, sem nenhum exagero e nem esforço excessivo. O personagem é aquele típico durão, mas de coração bom e justo. A mistura dos dois modos de vida e o quanto isso conflita nas ações de Zémurai também são tratadas de maneira muito interessante e por vezes cômica.

zemurai-03

Confira outras resenhas de HQs aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais e se inscreva no nosso canal!

 

Análise Crítica
Data
Título Original
Zémurai
Nota do Autor
41star1star1star1stargray