Berserk pode continuar sem Kentaro Miura?

Com o infeliz falecimento de seu criador, é o fim da linha para um dos mangás mais influentes de todos os tempos?

Kentaro Miura

Berserk pode continuar sem Kentaro Miura?

Dizem que as histórias não são sobre o destino, mas sobre a jornada. Mesmo assim, quando uma jornada é tão longa quanto Berserk, é difícil não desejar alguma forma de conclusão para ajudar a entender tudo. Berserk, famosa obra de Kentaro Miura, tem um lugar inabalável no hall da fama do anime/mangá junto com One Piece, Dragon Ball etc.

A influente série de mangás de fantasia sombria está em publicação desde 1989, e nesse tempo mudou permanentemente o curso não apenas do anime e do mangá, mas da mídia como um todo. Tragicamente, por mais de uma década, a série foi atormentada por hiatos imprevisíveis, assim como muita incerteza em torno de seu futuro. Com a morte de seu criador Kentaro Miura em maio de 2021, Berserk entrou em um estado ainda mais incerto, e os fãs ficaram se perguntando se algum dia verão a história de Guts para outro capítulo, muito menos um final completo.

Quem foi Kentaro Miura?

Kentaro Miura, o criador de Berserk

Nascido em julho de 1966, Kentaro Miura mostrou sinais de um talento único para mangá muito cedo. Ele tinha apenas 10 anos quando criou seu primeiro mangá, Miuranger, que apareceu em uma publicação escolar. É fácil pensar que ninguém dessa idade seria tão dedicado ao que poderia ser apenas um hobby, mas Miura escreveu 40 volumes deste mangá. Em entrevistas, ele mencionou sentir que precisava ser bom em alguma coisa, então escolheu desenhar. É claro que sua escolha foi válida.

Essa persistência com o mangá continuou ao longo de seus anos de escolaridade, com vários projetos ajudando a aumentar suas habilidades e consolidar seu desejo de ser um mangaká. Apenas um ano depois de Miuranger, Miura já havia criado um segundo mangá; quando estava no ensino médio, estava tendo seu trabalho publicado em folhetos escolares junto com outros alunos com mentalidade artística.

Mesmo no início de sua carreira, antes de Berserk se tornar o sucesso que é, Miura estava chamando a atenção dos grandes nomes da indústria na época. Ele trabalhou brevemente com Jyoji Morikawa, o criador de Hajime No Ippo, que demitiu um Miura de 18 anos de sua tutela. Não porque Miura fosse incapaz, mas porque Morikawa sentiu que não havia nada que ele pudesse ensinar que Miura já não soubesse. Na época em que publicou uma versão inicial de Berserk, ele também estava trabalhando com Buronson, o criador do lendário mangá Fist of the North Star.

Como ele fez Berserk tão especial?

God-Hand

Por todas as contas, parece que Miura era um homem que levava a criação de mangá mais a sério do que qualquer coisa. Ele não apenas começou cedo, mas alguns argumentariam que ele tinha um talento natural para o meio. Sua arte em geral é obviamente impressionante, mas Berserk é onde muitos acreditam que seu melhor trabalho apareceu. Quando você olha para alguns dos maiores mangakas como Ichiro Oda ou Hieohiko Araki, eles sempre possuem alguma capacidade de pensar fora da caixa.

Oda é famoso pelo mundo grande e intrincado de One Piece, e pela duração quase cômica. Mas ser capaz de combinar a qualidade com a quantidade é o que manteve One Piece como um nome familiar até hoje. Enquanto isso, Araki tem a capacidade de nunca se apegar muito ao status quo em suas histórias, tendo matado o primeiro protagonista de Jojo’s Bizarre Adventure no que era um movimento inédito na época. Miura compartilhou essas habilidades, com Berserk não apenas apresentando uma construção de mundo impressionantemente detalhada, mas também não sendo estranha a grandes mudanças em sua narrativa.

Do ponto de vista visual, o trabalho de Miura é simplesmente lindo. Ele tinha uma imaginação selvagem que lhe permitiu evocar todas as abominações distorcidas e sobrenaturais de Berserk, e a habilidade de encaixá-las em páginas intrincadas que dão ao melhor mangá de terror uma corrida pelo seu dinheiro. Ele poderia escrever tudo, desde batalhas em grande escala até momentos íntimos de personagens e apresentá-los de maneiras igualmente impressionantes. Você não se torna simplesmente uma das figuras mais influentes em um ofício por nada. Miura era verdadeiramente um artista único.

Berserk pode continuar sem ele?

Berserk

Até o momento, Young Animal, a revista que publica Berserk, não cancelou oficialmente a série, nem descartou a possibilidade de sua continuação. Em uma carta aos fãs logo após a morte de Miura, Young Animal afirmou que sua prioridade seria colocada no que Miura teria desejado, se ele ainda estivesse conosco. Enquanto alguns especularam que sua equipe de assistentes ou seu velho amigo e colega mangaka Koji Mori podem assumir as rédeas da série, nenhuma confirmação oficial foi divulgada. No momento, simplesmente não sabemos quais discussões estão acontecendo nos bastidores. Mesmo que Berserk continue sob uma caneta diferente, é difícil não sentir que a história em sua forma mais verdadeira morreu com seu criador.

A série em anime está disponível pela Crunchyroll.

Confiram aqui mais notícias em nosso portal! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre HQs, filmes e séries, assim como animes e mangás!

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here