Top 10: mangás essenciais que você precisa ler

mangás essenciais

Top 10: mangás essenciais que você precisa ler

O mundo do mangá japonês é tão profundo e emocionante quanto o anime, com uma variedade de gêneros para enfrentar. Hoje, decidimos listar o que acreditamos serem os 10 mangás mais essenciais para ler, seja você iniciante ou não. Da fantasia sombria de Berserk e da ação de alta octanagem de One Piece, aqui está a seleção obrigatória.

Embora na maioria dos casos, a lista esteja fora de ordem, decidimos classificá-los de acordo com certos critérios: influência, aclamação e geralmente o que consideramos ser o melhor que o mangá tem a oferecer. Primeiro, nossas menções honrosas incluem JoJo’s Bizarre Adventure, Great Teacher Onizuka, Gintama, Dragon Ball, Attack on Titan e Chainsaw Man.


Vinland Saga

Vinland Saga

A obra Vinland Saga pode ter explodido em popularidade graças à excelente adaptação de anime de 2017 do Wit Studio, mas o mangá tem uma história mais longa na indústria. Vinland Saga de Makoto Yukimura começou a ser serializado em 2005, começando na Weekly Shonen Magazine antes de passar para a Monthly Afternoon.

Em grande parte inspirada na história nórdica, a história segue Thorfinn, filho de um dos maiores guerreiros dos vikings, em um caminho de vingança para matar o homem que matou seu pai. Graças a um enredo fantástico e grande profundidade de personagens, Vinland Saga supera as expectativas e oferece um épico viking de tirar o fôlego com muito peso dramático.

Fullmetal Alchemist

mangás essenciais - Fullmetal Alchemist

Fullmetal Alchemist provavelmente dispensa apresentações. O icônico mangá de Hiromu Arakawa gerou duas adaptações de anime de enorme sucesso e, dependendo de quem você pergunta, portanto continua sendo uma mídia altamente influente – especialmente para o shounen. Após o lançamento do anime readaptado de 2009 Fullmetal Alchemist: Brotherhood, que captura mais fielmente o mangá, então a série se tornou um nome familiar.

A história segue os irmãos Edward e Alphonse Elric que, após uma tentativa fracassada de ressuscitar sua mãe morta através de uma perigosa alquimia proibida, partiu em uma jornada vários anos depois para recuperar os membros perdidos de Edward e o corpo inteiro de Alphonse. Ele preenche todos os requisitos para uma emocionante aventura shounen, mas, mais importante, consegue trazer muito coração para seus eventos extraordinários.

Relacionado: As autoras de mangás mais famosas mundialmente

Berserk

Berserk mangás essenciais

Berserk do falecido Kentaro Miura continua sendo uma das peças de mídia mais influentes já concebidas. O épico de fantasia sombria foi citado como inspiração direta para vários jogos da From Software, como por exemplo Elden Ring. Sua influência também atinge outros IPs como Final Fantasy, Nier, Attack on Titan, Devil May Cry e muito mais.

A história segue o Espadachim Negro, Guts, enquanto ele viaja por um mundo perigoso e infestado de demônios em busca de vingança. Tão brutal quanto emocionalmente devastador, Berserk deixou um profundo impacto nos fãs e na cultura pop em geral. Por causa de sua influência de longo alcance, Berserk é citado como o maior mangá de todos os tempos – um título que muitos concordam que é incontestável. Embora seja para sempre inacabado após a morte de Miura, o que foi deixado para trás é o material da lenda.

Relacionado: Berserk pode continuar sem Kentaro Miura?

Vagabond

mangás essenciais - Vagabond

Os entusiastas de mangá podem ter Vagabond em alta consideração – e por um bom motivo. Este conto de samurai repleto de ação de Takehiko Inoue e Eiji Yoshikawa é considerado um dos maiores mangás de todos os tempos. Além da arte incrivelmente detalhada, a fidelidade a temas históricos, locais e práticas o tornam uma leitura obrigatória para qualquer aficionado por história.

Vagabond é uma releitura de um dos espadachins mais renomados do Japão, o “Sword Saint” Musashi Miyamoto. Graças ao grande crescimento e desenvolvimento do personagem, a jornada de Miyamoto de um espadachim determinado e falho a um herói simpático é uma história tão antiga quanto o tempo e que precisa ser lida.

Akira

Akira

Akira pode ser mais conhecido por sua icônica adaptação para filme de anime de 1988, mas o mangá de Katsuhiro Otomo vai várias camadas mais fundo. O anime é realmente mais condensado do que você pensa, pois o mangá explora temas maiores além dos limites de um filme de 2 horas.

Situado em um futuro distópico distante (por distante, queremos dizer 2019), Akira segue os eventos de uma explosão cataclísmica que destrói completamente Tóquio. 30 anos depois, então a recém-reconstruída Neo-Tóquio prepara o cenário para um conto épico sobre gangues de motoqueiros futuristas, política, superpoderes e experimentos secretos do governo. O mangá pode ser uma pílula difícil de engolir às vezes, mas é uma leitura essencial, no entanto.

Banana Fish

Banana Fish mangás essenciais

Banana Fish é a obra-prima da autora Akimi Yoshida, e é um dos mangás essenciais! O mangá foi serializado na Shōjo Comic de 1985 a 1994; posteriormente, foi adaptado para uma série em anime em 2018, contendo 24 episódios. Graças a adaptação em anime pelo MAPPA, Banana Fish ganhou muito mais visibilidade no Ocidente, assim como se tornou leitura obrigatória! Além disso, a série é conhecida por alcançar o sucesso cruzado entre o público de mangá shōjo e mangá shōnen.

A narrativa começa com um soldado norte-americano durante a Guerra do Vietnã que enlouquece. Em seguida, ele atira em seus companheiros de guerra e suas únicas palavras são “Banana Fish”. O suspense policial agora segue a história de Ash Lynx, um líder de gangue adolescente em Nova Iorque, e Eiji Okumura, um assistente de fotógrafo japonês.

Relacionado: As autoras de mangás mais famosas mundialmente

Death Note

Death Note

Death Note é outra série que realmente dispensa apresentações. O incrível thriller sobrenatural/psicológico de Takeshi Obata e Tsugumi Ohba é talvez uma das obras japonesas mais famosas já lançadas para o público internacional, sendo adaptado em um anime fantástico e vários filmes live-action.

A história segue o estudante do ensino médio Light Yagami que se depara com uma nota de morte que lhe permite matar qualquer pessoa cujo nome esteja escrito nela. Juntando-se ao ex-portador do livro, um shinigami (deus da morte) chamado Ryuk, Light parte em uma missão para limpar o mundo da corrupção. Enquanto isso, um misterioso detetive chamado L está no seu encalço. Tão impactante quanto o anime, o mangá oferece um turbilhão imprevisível de emoções, reviravoltas e reviravoltas por capítulo.

Monster

Monster - mangás essenciais

No tópico de thriller psicológico, o segundo mangá clássico de Naoki Urasawa, ao lado de 20th Century Boys, é Monster. Como Vagabond, Monster é muito respeitado na comunidade de mangá. Conhecido por suas reviravoltas e intensidade, Monster não é uma leitura fácil, mas ganha seu lugar entre os grandes.

A trama segue o renomado neurocirurgião Kenzou Tenma, que fica com a difícil escolha de salvar um menino órfão chamado Johan Liebert ou o prefeito. Tenma escolhe salvar Johan, deixando o prefeito morto. Vários anos depois, seus fantasmas voltam para assombrá-lo quando uma série de assassinatos horríveis ocorrem ligados a Johan, o mesmo menino que ele salvou. Se essa sinopse não chamar sua atenção imediatamente, nada o fará.

One Piece

O rei indiscutível dos shounen, a longa história de One Piece no mangá é tão impactante hoje quanto era quando começou há mais de 20 anos. A série de aventuras marítimas do criador Eiichiro Oda tornou-se tão popular que ultrapassou as vendas vitalícias de quadrinhos como Batman, chegando mais perto de superar as vendas gerais do Superman em apenas um terço de sua vida.

One Piece segue Monkey D. Luffy, um jovem pirata que aspira a se tornar o rei dos piratas ao encontrar o misterioso tesouro escondido chamado One Piece. Em um mundo perigoso de monstros, frutas do diabo que concedem habilidades sobrenaturais e políticas, One Piece consegue manter seu charme caprichoso e senso de aventura ao longo de vários grandes arcos, vilões, eventos que mudam o mundo e muito mais. Não é fácil recomendar o épico de mais de 1000 capítulos, mas não posso enfatizar isso o suficiente: você não vai se arrepender.

Relacionado: Os Heróis mais poderosos de One Piece

20th Century Boys

20th Century Boys

O último dos mangás essenciais! Se você gosta de mangá de detetive com dicas de ficção científica e mistério, então você precisa ler 20th Century Boys. O emocionante drama psicológico de Naoki Urasawa coloca um grupo de jovens amigos contra um culto misterioso com o objetivo de dominar e mudar o mundo.

Equilibrando magistralmente a inocente aventura adolescente com intensas emoções psicológicas, 20th Century Boys não retém nenhum soco. O enredo dá várias voltas e reviravoltas enquanto lança os leitores para um loop, oferecendo momentos de roer as unhas por capítulo, levando a um clímax inesperadamente fantástico. Ele mantém um charme caprichoso, na maior parte, mas antes de puxar o tapete debaixo de seus pés.

Em conclusão, esse é o nosso Top 10: mangás essenciais que você precisa ler. O que você achou da lista? Além disso, há outras obras que você considera como mangás essenciais?

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here