Como foi a PerifaCon 2022

Está de volta o maior evento de cultura geek das favelas, a PerifaCon

Pôster da PerifaCon 2022 – arte de Jefferson Costa

Está de volta!

Neste último domingo (31/07), na Fábrica de Cultura da Brasilândia, aconteceu a segunda edição da PerifaCon. A primeira edição do evento foi realizada em 2019, na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, e teve sua volta só agora por conta da pandemia da Covid-19.

Considerado a primeira convenção de cultura geek da favela e para a favela, a PerifaCon uniu em um único lugar diversas pessoas de diversos lugares para que juntos pudessem demonstrar seu amor e apoio. Isso tudo se deu com o acesso a painéis, palestras e artistas que trabalham com a cultura pop e geek em geral.

Beco dos artistas / Foto: Kelvin Alves

O ambiente da Fábrica de Cultura foi dividido em diversos espaços para que tudo pudesse ser aproveitado da melhor forma:

Palco

No palco rolaram várias conversas com influenciadores e pessoas que trabalham no meio de cada assunto abordado. Dentre esses bate-papos, os temas foram:

Free Fire Emulador

Favela, Counter-Strike e Carreira

Star Wars é para todos?

Anime favorito do seu rapper favorito

Novas tendências no streaming

Concurso de Cosplay

Painéis

Algumas rodas de conversas e palestras foram abordados em parceria com alguns patrocinadores do evento:

Universo MSP: Dos quadrinhos ao live action – Com as participações de Sidney Gusman, editor-chefe da MSP (Maurício de Sousa Produções), e Fernando Motta, gerente da área digital da MSP, o painel falou dos processos das diferentes versões da Turma da Mônica até chegar no live-action e nos futuros projetos da produtora.

Menino Maluquinho: Uma espiadinha na primeira série de animação infantil da Netflix Brasil – com a participação de Carina Schulze, Arnaldo Branco, Michele Massagli, Beto Gomez e Luiza Chedieck, o painel falou sobre o que o público pode esperar da nova animação que será lançada pela Netflix da obra original de Ziraldo.

Super Choque e o pôster oficial da PerifaCon 2022 – Com a presença de Jefferson Costa (quadrinista e artista que fez o pôster da PerifaCon 2022) e Igor Reis (diretor de marketing da Warner no Brasil), o painel abordou o processo de criação do pôster do evento e o quanto a escolha do herói e o quanto a representação dele para a cultura pop nas favelas é importante.

De Irmão do Jorel a Tromba Trem: Como o Copa Studio produz desenhos animados no Brasil – Zé Brandão (produtor, roteirista, animador e diretor da Copa Studio) falou neste painel sobre a construção das animações da Copa Studio e sobre o Tromba Trem, animação que será lançada nos cinemas em setembro.

Encantado’s Original Globo Play – Participando do painel estavam Poliana Feulo (diretora de arte da série) e Vilma Melo (atriz protagonista da série) que falaram sobre a construção do enredo e plot da obra original Globo Play e o quanto um trabalho desse é importante para a representatividade e protagonismo de histórias negras.

Arte, território digital, futuro e impacto – Com as participações de Gean Guilherme (artista digital), Juan Calvet (ilustrador), Yvone Delpoio (diretora de arte) e Marília Marz (quadrinista), o painel abordou o quanto a arte em conjunto com a tecnologia podem propiciar novas formas de visão, futuro, trabalho e da própria sobrevivência das pessoas das favelas, principalmente os jovens.

Painel sobre Arte, Território Digital, Futuro e Impacto mediado pela Andreza Delgado / Foto: Kelvin Alves

Lojas e Editoras

Estiveram presentes também algumas editoras, lojas de roupas e acessórios e jogos de RPG na PerifaCon. Todas elas com temas variados presentes na cultura geek e claro com muita referência a cultura periférica. Dentre algumas delas estavam: Lab Fantasma, Veneta, Grupo Companhia de Letras, JBC, Hyperion Comics, Alpeh, Banca Curva. Literarua, New Order Editora, Mino, Chiaroscuro Studios, Guará, Kitembo, Jambô e Devilyn’s Handmade.

Galeria Perifacon

O espaço contou com uma exposição de obras de alguns artistas que mostram algumas de suas vivências e referências. Dentre eles:

A Exposição Quebradinha, do artista Quebradinha – Várias miniaturas de estruturas em geral presentes das periferias (lojas, casas, sobrelojas, etc).

Novos Modernistas – Curadoria com várias artes feitas por diferentes artistas

Rap em Quadrinhos – Dos artistas Load e Loud, as obras são vários rappers brasileiros sendo retratatos em heróis em capas de HQ’s.

Beco dos Artistas

O Beco contou com a participação de cerca de 60 artistas muito talentosos. Quadrinistas, ilustradores e roteiristas expuseram seus trabalhos e com referências em muitos lugares de onde suas vivências em diferentes periferias puderam trazer.

Game Perifa

Neste espaço rolaram alguns papos com a Furia e a SP Cine sobre o cenário de E-Sports e como eles se relacionam com a periferia e o público presente nela.

Ao final ainda aconteceram os shows dos rappers Febem, Rincon Sapiência e da rapper Bivolt em um projeto do Multisons.

EM RESUMO

A PerifaCon, assim como na sua primeira edição, continua sendo um evento de grande importância para todo o cenário e cultura geek. Desde a sua estruturação, logística, assuntos abordados, entrada gratuita e principalmente o público presente, mostra o quanto pessoas periféricas têm interesse e consomem tanto quanto as que têm mais acesso. Também sabem dialogar e também criar a sua própria história. Um grande exemplo disso é o próprio Beco dos Artistas (particularmente esse é o espaço favorito deste que vos escreve). Quantas histórias são pensadas, criadas e apresentadas ali de diferentes locais do Brasil, não só de São Paulo.

Alguns pontos muito importantes precisam ser feitos aqui também. Primeiro, a presença de voluntários para a construção do evento mostra o quanto isso de fato tem importância. A presença de muitas crianças na PerifaCon, com grande energia em ver várias obras que as representam e cosplays de personagens que elas assistem em seus filmes e animes ou em seus jogos. Isso foi muito bonito de se ver. O último ponto, e tão importante quanto: a praça de alimentação estava muito bonita, e muito boa!

Ano que vem tem mais!

Foto: Kelvin Alves

Siga o Meta no Twitter e Instagram.

1 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here