Bandidos na TV (Netflix) – Resenha

0
261

Bandidos na TV – Resenha sobre a série documental produzida pela Netflix

bandidos-na-tv-resenha-poster.jpg

Título Original: Bandidos na TV / Killer Ratings
Ano: 2019
Direção: Daniel Bogado | Nº de Episódios: 07

A melhor série brasileira da Netflix que você verá esse ano é, na verdade, uma produção inglesa. Em uma parceria da gigante do streaming com as produtoras Caravan Media e Quicksilver Media, o diretor Daniel Bogado apresenta ao mundo, por meio de Bandidos na TV, uma das mais chocantes – e fascinantes – histórias reais ocorridas no Brasil.

Bandidos na TV é uma série documental de sete episódios que retrata o que ficou conhecido como “Caso Wallace”, que chegou a ganhar proporções internacionais mas que, de modo especial, mudou definitivamente a história do estado do Amazonas, cuja repercussão se dá até hoje.

bandidos-na-tv-resenha-01.jpg

Wallace Souza ficou conhecido por apresentar, durante a década de 2000, o programa Canal Livre, que possuía forte apelo popular em Manaus (este programa ficou bastante conhecido na internet anos depois em virtude da famigerada briga entre o fantoche Galerito e um participante recorrente, Gil da Esfirra). Apesar do lado lúdico, que incluía atrações musicais, a principal atração do programa era a cobertura de casos policiais, nos quais o próprio apresentador participava resolvendo casos e cobrando autoridades de segurança pública.

A popularidade de Wallace o levou a ser eleito deputado estadual pelo Amazonas em dois mandatos. Seus irmãos, que também apresentavam o programa, foram eleitos para o legislativo assim como ele. Até que, em 2008, a prisão do ex-policial militar Moacir Jorge Pereira da Costa, o “Moa”, levou a uma denúncia de que Wallace Souza comandava uma rede de crimes com o objetivo de alavancar a audiência do programa e, consequentemente, sua popularidade.

bandidos-na-tv-resenha-03

Segundo Moa,  o apresentador encomendava os crimes que eram exibidos no Canal Livre, um dos motivos pelos quais a equipe de reportagem estaria sempre presente com antecipação nas cenas dos crimes, bem como participando de suas resoluções – quase sempre trágicas. A delação de Moa levou à criação de uma força-tarefa policial para investigação do caso, que teve uma série de desdobramentos a partir deste ponto.

bandidos-na-tv-resenha-02.jpg

Bandidos na TV é uma série documental fantástica, especialmente por ser contada de modo muito preciso e bem elaborado. A equipe teve o cuidado de ouvir todos os lados – desde os familiares de Wallace aos membros da força-tarefa, bem como jornalistas da imprensa amazonense que cobriram o caso à época -, apresentando todas as facetas possíveis deste complexo e chocante caso. Isto é fundamental para que o espectador faça sua própria análise e tenha sua interpretação pessoal dos fatos, o que leva cada um de nós a ter uma experiência única assistindo.

A direção de Daniel Bogado também é um diferencial. A forma com que os personagens são introduzidos, a construção da narrativa ao longo dos episódios e o clima mórbido presenta em toda cenografia dão um clima imersivo que passa a sensação de tensão contínua, muito mais impactante que qualquer thriller. Vale ainda ressaltar a abertura com a música Hienas na TV de Elza Soares, um tiro certeiro.

bandidos-na-tv-resenha-04.jpg

Viciante e visceral, Bandidos na TV é um retrato fidedigno de um dos lados mais sombrios do nosso país, onde crime organizado e política andam lado a lado. Um verdadeiro soco no estômago, uma amostra de que a vida real supera facilmente qualquer ficção. Que tal conferir neste fim de semana?

Confira outras resenhas de séries aquiséries aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

ASSINATURA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here