Game Of Thrones S08E01 – Resenha

0
253

Game Of Thrones S08E01 – Resenha (COM SPOILERS)

game-of-thrones-S08E01-resenha-08

Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Game Of Thrones finalmente voltou! Após dois anos que mais pareceram séculos, a maior série televisiva do século XXI e transmitida pela HBO retornou com sua temporada derradeira e uma série de conflitos pessoais a serem resolvidos.

Justamente partindo desse ponto, Game Of Thrones S08E01 pode ter frustado muitos telespectadores por não começar a temporada com o circo pegando fogo. Embora o anúncio de que esta temporada de GoT tenha despertado a ideia de uma batalha final em seus seis episódios, a série toma a decisão de explorar as últimas pontas soltas que ainda possui em termos de trama.

game-of-thrones-S08E01-resenha-04.jpg

O primeiro ponto é a tão aguardada volta de Jon a Winterfell ao lado de Daenerys – agora, na posição de rainha, uma vez que Snow abdicou de sua posição como Rei do Norte para obter a aliança com a Mãe dos Dragões. Isso, no entanto, gerou mais desconfiança do que apoio por parte do povo do Norte – incluindo Sansa e Lyanna Mormont.

A partir disto, temos uma série de reencontros marcantes, com destaque para Jon e Bran e Arya e Jon – estes dois últimos protagonizando um breve mas marcante diálogo; uma cena em que os gestos de ambos marcam mais que as palavras. Embora questione o irmão, fica claro que Arya, apesar de apoiar Sansa, acredita no que Jon está fazendo.

game-of-thrones-S08E01-resenha-03.jpg

Ela também protagoniza outros dois breves reencontros emblemáticos: primeiro, com Clegane, onde ambos parecem deixar de lado suas diferenças; e, na sequência, o aguardado encontro com Gendry após cinco temporadas. As trocas de olhares e sorrisos entre eles remetem a um sentimento mútuo que sobreviveu a todos os entreveros pelos quais ambos passaram nos últimos anos.

Sansa e Tyrion também se reencontram e protagonizam um diálogo que mostra a evolução da personagem desde que ambos se viram pela última vez, em Porto Real. Como nas próprias palavras de Arya, “Sansa é a pessoa mais inteligente que já conheci”. A Lady de Winterfell, sempre um passo a frente, é a primeira a questionar as reais intenções de Cersei quando soube do suposto envio de tropas Lannister a Winterfell.

game-of-thrones-S08E01-resenha-07.jpg

Falando em Porto Real, Cersei segue nos bastidores, torcendo para que a matança no Norte elimine o máximo de obstáculos possíveis (incluindo seus irmãos). Sua aliança com Euron Greyjoy alcança outros patamares, de modo que o pirata passa a fazer parte do ciclo (bastante) íntimo da rainha.

Um dos poucos pontos baixos de Game Of Thrones S08E01 é o rápido resgate de Yara Greyjoy por Theon, algo que acontece de forma relâmpago e deixa poucas explicações, sem que haja também um clímax de confronto. É uma solução rápida para resolver a questão da família quanto à batalha final – o que é aceitável, mas poderia ser melhor explorado.

game-of-thrones-S08E01-resenha-06.jpg

Uma cena cujo clima também destoou da tensa reta final de GoT foi o passeio de dragões de Jon e Daenerys ao melhor estilo Como Treinar Seu Dragão. O momento, entretanto, reforça o elo de Jon com os dragões alguns momentos antes da grande revelação do episódio.

A sequência final coloca em cheque a credibilidade de Daenerys quando esta revela a Sam que eliminou sua família. E este, pouco depois, motivado por Bran, conta a Jon Snow sobre a verdadeira identidade do amigo, herdeiro legítimo do trono. Fica em aberto, entretanto, se Jon crê ou não em seu fiel escudeiro.

A resolução de Game Of Thrones S08E01 se dá com a primeira amostra da crueldade do Rei da Noite (coitado do Umber!), que já está mais próximo de Winterfell do que se imagina. E, por fim, a chegada de Jamie Lannister, que promete causar um grande alvoroço no próximo episódio (um excelente gancho para o próximo episódio).

game-of-thrones

De modo geral, Game Of Thrones S08E01 abre a temporada final de forma inteligente, resolvendo conflitos que estavam em aberto e começando a dar um destino final a seus principais personagens.

game-of-thrones-S08E01-resenha-05.jpg

O que achou do episódio? Qual sua expectativa para o próximo? Comente!

Confira outras resenhas de séries aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais e se inscreva no nosso canal!

ASSINATURA

Análise Crítica
Data
Título Original
Game Of Thrones S08E01
Nota do Autor
41star1star1star1stargray

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here