O que você precisa saber sobre The Sandman da Netflix

The Sandman da Netflix
(Créditos: Netflix)

O que você precisa saber sobre The Sandman da Netflix

Se você leu ou não a série de quadrinhos de Neil Gaiman com vários artistas antes da próxima série da Netflix, ainda assim você já conhece o reino de The Sandman. Você vai lá toda vez que você sonha. E às vezes durante sua jornada inconsciente, se você tiver sorte – ou muito, muito azar – você até encontra o governante daquela terra. Não que você se lembre do seu encontro.

Ao despertar, contudo, sua memória desaparece no esquecimento como areia caindo entre seus dedos. A história de Morpheus não se limita a apenas um lugar. Tampouco se limita a apenas um único tempo ou mesmo a uma única dimensão. O conto de The Sandman é uma viagem pela própria imaginação, onde tudo é possível. Mas, apesar de sua natureza efêmera e personagem principal sobrenatural, a história de The Sandman – que combina história, tradição, lenda e mito – é profundamente humana.


Você simplesmente não saberá exatamente qual história está contando até o final. E essa é a melhor maneira de conhecer o Sandman. A Netflix está prestes a finalmente realizar os sonhos de muitos fãs de Neil Gaiman – assim como do próprio autor. O serviço de streaming está desenvolvendo a história em quadrinhos como uma série de TV. Além disso, estamos muito próximos de seu lançamento! Após anos de tentativas fracassadas de trazer a história de Morpheus para a tela grande, então o que podemos esperar de uma adaptação? Bom, aqui está o que sabemos sobre o personagem Sandman e sua respectiva série.

The Sandman (Imagem: DC Comics)
The Sandman (Imagem: DC Comics)

Neil Gaiman dá vida a Dream

Pode ser complicado falar sobre esse tema! Afinal de contas, o primeiro Sandman da DC Comics, o super-herói da Era de Ouro Wesley Dodds, estreou em 1939. Além disso, Joe Simon e Jack Kirby trouxeram outro Sandman, Garrett Sanford, para as prateleiras de quadrinhos nos anos 70. E em 1988 Hector Hall assumiu brevemente o apelido de Sandman. Contudo, esses personagens têm pouco a ver com o Sandman de Neil Gaiman, cujos quadrinhos tiveram 75 edições de 1989 a 1996. Outro detalhe é que o autor retornou ao personagem em outras oportunidades, como por exemplo em sua novela de 1999 The Sandman: The Dream Hunters.

Cada versão do Sandman existe dentro da continuidade da DC Comics, mas o personagem criado por Neil Gaiman permanece como o único Sandman verdadeiro. Os outros simplesmente receberam uma pequena porção dos poderes do lendário Sandman durante sua ausência prolongada durante o século 20.

O verdadeiro Sandman também é conhecido por vários nomes: os principais nomes são Morfeu ou Oneiros, mas podemos conhecê-lo apenas como Sonho. Não importa! Afinal, para cada entidade consciente em todo o universo ele é o Senhor dos Sonhos. Seu reino – o reino dos sonhos, pesadelos, imaginação e histórias – é chamado de O Sonho. É um lugar infinito de possibilidades onde Morfeu governa absolutamente.

Morpheus não é um ser singular, entretanto. Dessa mesma forma, o Reino dos Sonhos não é o único reino de seu tipo. Ele é um dos sete Perpétuos, um grupo de irmãos frequentemente brigando que cada um governa seu próprio reino. E talvez não seja tão simples definir cada um desses irmãos!

Quem ou o que são os Perpétuos?

The Sandman - Os Infinitos (Imagem: DC Comics)
The Sandman – Os Infinitos (Imagem: DC Comics)

Os Perpétuos não são invencíveis, mas são essencialmente imortais. Eles são mais velhos e mais poderosos que os deuses e existirão até que “este universo” esteja próximo de seu fim. Isso porque cada um é a manifestação física de um aspecto da própria vida. São eles:

  • Destino
  • Morte
  • Sonho
  • Destruição
  • Desejo
  • Desespero (gêmeo do Desejo)
  • Delírio

Enquanto Morpheus é o Senhor dos Sonhos, cada membro dos Perpétuos governa seu próprio domínio. E eles são mais do que apenas uma representação tangível de uma força natural da vida. Afinal, eles também não são apenas ideias ou conceitos personificados. Eles literalmente são essas idéias. Morfeu é sonho. A morte é a morte. Sua existência nebulosa torna inerentemente impossível entender completamente o que eles são, mesmo quando você sabe o que são.

Apesar de sua natureza, os Endless são como a maioria das famílias. Cada membro desempenha seu papel e cada relacionamento tem sua própria dinâmica. Alguns membros são o que você pode chamar de difíceis ou problemáticos. Enquanto isso, outros são amorosos e compreensivos. Às vezes, depende de quais dois irmãos estão interagindo. Todos eles têm passados ​​longos e complicados e nem sempre se dão bem ou se amam tanto quanto os outros.

Morpheus (Imagem: DC Comics)
Morpheus (Imagem: DC Comics)

The Sandman é sobre histórias de todos os tipos e, portanto, é sobre tudo em todos os lugares. Muitas vezes, essa jornada envolve visitar O Sonho de Morpheus e o mundo real. Mas você também costuma viajar para todos os lugares intermediários. E embora possamos imaginar como seria uma viagem ao Inferno, alguns desses lugares são mais um sentimento do que um local real.

(Créditos: Netflix)
(Créditos: Netflix)

The Sandman da Netflix

Pôster de The Sandman (Créditos: Netflix)
Pôster de The Sandman (Créditos: Netflix)

Antes de mergulharmos no programa, vamos revisar o que sabemos sobre os quadrinhos de Sandman. A edição #1 de The Sandman estreou em 1989, e sua história principal durou 75 edições até 1996. Outras histórias e edições suplementares vieram depois, incluindo Sandman: Edição Especial de 30 Anos. Da Netflix:

Uma rica mistura de mito moderno e fantasia sombria em que ficção contemporânea, drama histórico e lenda estão perfeitamente entrelaçados, The Sandman segue as pessoas e lugares afetados por Morpheus, o Rei dos Sonhos, enquanto ele conserta os erros cósmicos – e humanos – que ele cometeu durante sua vasta existência.

Netflix

Agora, a sinopse oficial da série:

Há outro mundo que espera por todos nós quando fechamos os olhos e dormimos – um lugar chamado Dreaming, onde Sandman, Mestre dos Sonhos (Tom Sturridge), dá forma a todos os nossos medos e fantasias mais profundos. Mas quando Dream é capturado inesperadamente e mantido prisioneiro por um século, sua ausência desencadeia uma série de eventos que mudarão para sempre os mundos dos sonhos e dos acordados. Para restaurar a ordem, Dream deve viajar por diferentes mundos e linhas do tempo para consertar os erros que cometeu durante sua vasta existência, revisitando velhos amigos e inimigos e conhecendo novas entidades – cósmicas e humanas – ao longo do caminho.

Netflix

Conforme falado, Sandman é um dos sete irmãos conhecidos como Perpétuos. Cada um deles governa um reino diferente de existência. E embora sejam poderosos, não são totalmente invulneráveis, oniscientes ou livres das regras do universo. Aprendemos essa importante lição na primeira vez que encontramos Morfeu. Conforme o autor Neil Gaiman, a primeira temporada do programacobrirá o primeiro volume dos quadrinhos, Preludes and Nocturnes.

Em uma entrevista recente ao Empire, Gaiman detalhou alguns dos episódios individuais mais especificamente. Ele compartilhou:

Você assiste ao episódio 1 e pensa: ‘Ah, entendi isso: é como Downton Abbey, mas com magia'”, diz ele. “Então você estará se perguntando: ‘Que diabos é isso?’ no episódio 2, quando você conhecer Gregory The Gargoyle em The Dreaming. O episódio 5 é tão sombrio e traumático quanto qualquer coisa pode ser, então você tem o episódio 6, que provavelmente é o mais agradável de todos os episódios… Se você não gostou de um episódio de Game Of Thrones, você provavelmente não vai gostar de nenhum outro episódio de Game Of Thrones. Com Sandman, tudo se resume a surpreender você. É tudo sobre se reinventar. É tudo sobre levá-lo em uma jornada que você nunca esteve antes.”

Gaiman para a entrevista recente ao Empire

Além disso, Neil Gaiman prometeu aos fãs que o show é uma adaptação fiel dos quadrinhos, tanto no espírito quanto no enredo. No entanto, ele apresentará algumas mudanças. Por um lado, o show será ambientado nos dias atuais, que é 30 anos depois de quando os quadrinhos acontecem.

Por trás das cenas

Allan Heinberg atua como showrunner, escritor e produtor executivo. Gaiman e David S. Goyer também atuam como escritores e produtores executivos. Os três co-escreveram o primeiro episódio juntos. A série vem da Warner Bros. Television.

O elenco de The Sandman

A história alastrando terá um elenco igualmente incrível! Tom Sturridge vai estrelar como o titular Sandman. E ele terá dois ex-alunos como inimigos. Gwendoline Christie interpretará Lúcifer, Governante do Inferno, enquanto Charles Dance se junta ao show como o covarde Roderick Burgess, “charlatão, chantagista e mágico”.

Vivienne Acheampong vai estrelar como Lucienne, a bibliotecária chefe e guardiã de Dream de Dream. Boyd Holbrook interpreta o infame The Corinthian de Sandman. Ele é “um pesadelo escapado que deseja provar tudo o que o mundo tem reservado”. O que ele faz literalmente. O coríntio tem dentes no lugar dos olhos e uma predileção por comer os olhos dos outros. E Asim Chaudhry e Sanjeev Bhaskar vão estrelar como Abel e Cain. Eles são “a primeira vítima e o primeiro predador, residentes e súditos leais do Reino dos Sonhos”.

Também conhecemos alguns dos irmãos Endless de Morpheus. Kirby Howell-Baptiste interpretará a icônica irmã mais velha de Dream, Death. Gaiman a descreve como “mais sábia, mais gentil e muito mais sensata”. Mason Alexander Park se junta ao elenco como o problemático irmão mais novo de Morpheus, Desire. Eles conseguiram o papel depois de dizer publicamente no Twitter que estavam interessados ​​no papel. E Donna Preston interpretará a triste e dolorida irmã gêmea de Desire, Despair.

Netflix e Gaiman também anunciaram uma série de outros papéis importantes. Que inclui uma mistura de recém-chegados relativos e rostos famosos.

  • Jenna Coleman estrela como a aventureira ocultista do século 18 e a tataravó de John Constantine, Johanna Constantine.
  • Joely Richardson interpreta uma Ethel Cripps mais velha, o amor de Roderick Burgess e a mãe de John Dee.
  • Niamh Walsh preencherá o papel de uma Ethel mais jovem, durante os anos 1920 e 1930.
  • David Thewlis interpretará o perigoso filho de Ethel, John Dee.
  • Kyo Ra é Rose Walker. Ela é uma jovem em uma busca desesperada por seu irmão desaparecido.
  • Razane Jammal interpreta a amiga de Rose, Lyta Hall, uma jovem viúva de luto por seu marido Hector.
  • Sandra James-Young interpretará a herdeira Unity Kinkaid. Ela é a misteriosa benfeitora de Rose.
  • Stephen Fry, a própria lenda, vai estrelar como o protetor jovial de Rose Walker, Gilbert.
  • Patton Oswalt dará voz ao emissário de confiança de Dream, o corvo morto transformado em humano, Matthew. Ele será um corvo real e não um personagem CGI.

Data de Lançamento de The Sandman

The Sandman é uma das séries mais aguardadas de 2022 e terá seu lançamento na Netflix em 5 de agosto. Conte para a gente: você irá assistir a série? Se sim, então quais suas expectativas?

Para quem quiser conhecer e ler as HQs de The Sandman:

Título: O Universo De Sandman: A Casa Dos Sussurros Vol. 1. Adquira na Amazon.com.br

Título: O Universo De Sandman: A Casa Dos Sussurros Vol. 2. Adquira na – Amazon.com.br

Título: O Universo de Sandman. A Casa dos Sussurros Volume 3. Adquira na Amazon.com.br

Assista ao trailer oficial de The Sandman da Netflix:

Curiosidade: o Brasil e sua paixão por The Sandman

O próprio autor Neil Gaiman compartilhou em seu Twitter que o primeiro país no mundo a descobrir e se apaixonar por The Sandman foi o Brasil.

O primeiro país do mundo a descobrir Sandman foi o Brasil. Os quadrinhos foram publicados lá traduzidos em (a honestidade me obriga a admitir) edições bem melhores do que os quadrinhos americanos.

Cada edição tinha um detalhe da capa ampliada na contracapa e ensaios ilustrados explicando ou expandindo as coisas nos quadrinhos. O Brasil foi o primeiro lugar em que um público subiu ao palco comigo (ok, esse foi um pouco assustador) e o primeiro lugar que vi uma adaptação de Sandman (mesmo palco um pouco antes, era o jogo mais antigo parte de Uma Esperança no Inferno). Então este sou eu dando um alô especial para o Brasil, e todos os leitores brasileiros do Sandman. Bons sonhos! Nos vemos na Netflix em 5 de agosto.

Tradução do tweet de Neil Gaiman. Perfil oficial: Neil Gaiman (@neilhimself) / Twitter

Confira abaixo a publicação:

Muitos fãs adoraram isso, até repostaram o tweet do autor – ou até mesmo fizeram novas publicações em suas redes sociais. Podemos ver, por exemplo, a publicação de Cassius Medauar, Editor-chefe da Conrad Editora:

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here