Home Séries The Last of Us da HBO: Resenha do Episódio 05 “Endure and...

The Last of Us da HBO: Resenha do Episódio 05 “Endure and Survive”

Lamar Johnson como Henry em The Last of Us da HBO
Lamar Johnson como Henry em The Last of Us da HBO

The Last of Us da HBO: Resenha do Episódio 05 “Endure and Survive”

A série The Last of Us já está recebendo a sua transmissão oficial pela HBO, rede de televisão premium americana. A produção também ficará disponível via HBO Max, plataforma de streaming da HBO. Desde seu primeiro anúncio, a série tem sido um dos lançamentos mais aguardados por fãs de produções de terror e zumbis, assim como os pelos fãs da famosa franquia de jogos eletrônicos criada por Neil Druckmann, desenvolvida pela Naughty Dog e publicada para PlayStation. Dito isso, então que tal trazermos a resenha do episódio 05 de The Last of Us da HBO: “Endure and Survive”! Cuidado, pois há spoilers!

Considerando as mais de 193 mil votações no IMDb, também conhecida como Internet Movie DatabaseThe Last of Us recebeu uma pontuação positiva de 9,2 (do total de 10 estrelas). Certamente, uma nota sensacional, não é mesmo? Inclusive, toda vez que eu olho o IMDb, a quantidade de votações está maior. Eu lembro de quando não tinha nem 90 mil votações. Boa parte disso é porque os criadores da série prometeram que a adaptação ficaria fiel ao game e estão cumprindo!

A narrativa se passa se passa 20 anos após um surto bizarro do fungo cordyceps que desencadeou que parte da humanidade se transformasse em zumbis. Agora, eles são chamados de Infectados. Os protagonistas são Joel Miller (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey), que entram em uma aventura de cruzar os Estados Unidos. Contudo, misteriosamente, a garota é imune ao surto.

Episódio 05 de The Last of Us: “Endure and Survive”

Keivonn Woodard como Sam em The Last of Us da HBO

Enquanto tentam fugir dos rebeldes, Joel e Ellie cruzam o caminho do homem mais procurado de Kansas City. Kathleen continua sua caçada.

HBO Max

Difícil dizer qual foi o episódio mais intenso até o momento, mas talvez o episódio 05 de The Last of Us “Endure and Survive” foi o mais triste. Joel e Ellie cruzam o caminho do homem mais procurado de Kansas City: Henry, que estava ao lado do seu irmãozinho Sam. Após os dois irmãos conhecerem os protagonistas Joel e Ellie, decidem pedir para unirem forças para saírem daquela cidade cheia de gente maluca comandada por Kathleen. Pleno apocalipse zumbi, e mesmo assim o pessoal de Kathleen resolveu matar as outras pessoas.

Inclusive, é até irônico. Sam é um garoto mudo sobrevivendo ao apocalipse, e seu irmão Henry preferia muito mais o seu irmão a que qualquer outra pessoa. Kathleen lidou bem com o fato que ela não pode matar quem ela quiser? Não mesmo. E nisso decidiu tornar Henry o cara mais procurado do lugar.

Ou seja, Joel e Ellie até se dão muito bem com os dois irmãos. Ellie até consegue aprender alguns sinais para conversar com Sam, assim como pegou várias histórias em quadrinhos para que pudessem ler juntos nos momentos de descanso. A gente via que seria uma amizade sensacional entre os dois. Afinal, Ellie é praticamente uma criança ainda. Então, ter outra criança crescendo junto dela e até mesmo lendo quadrinhos e jogando bola não seria nada ruim. Na real, os dois brincando juntos foi a definição de fofura (e certamente a vontade é de dizer que só a minha opinião importa aqui).

Entretanto, tudo piora novamente!

Não seria The Last of Us sem mais uma dose de acontecimentos tristes. O grupo criado pelos protagonistas Ellie e Joel com seus novos amigos avançava com cautela, para finalmente saírem da cidade maluca e irem para os seus respectivos destinos. Joel até mata novamente um cara para que não o atrapalhasse a tirar os jovens dali, mas Kathleen amava dar trabalho. Ela chamou várias pessoas e liderou todos para irem atrás de Henry e Joel. Quando encontrou o grupo, ainda veio com o discurso de que “todos morrem, inclusive crianças”. Qual é, né?

E ela ia matar o Henry, que nessa altura do campeonato já havia implorado para a Ellie para ela pegar o Sam e fugir dali. Contudo, o grupo gigantesco de pessoas nessa briga toda chamou muita atenção dos infectados, principalmente dos estaladores e de um gigantesco bloater! O grupo de Joel conseguiu fugir dali, mas todo o grupo de Kathleen – ela inclusa – morreu para os infectados. Tudo por causa de uma vingança. Bom, como era mesmo o ditado? Vingança é abrir duas covas: a do seu inimigo e a sua própria.

E a gente pode pensar que foi pouco no caso dela, mas acabou levando muitas outras pessoas à morte também. Todas essas mortes graças à loucura dessa líder são justificáveis? Sei não, hein?

O pior que o pequeno Sam foi mordido nessa bagunça toda. Nem seu irmão e nem Joel tinham percebido, e Ellie só ficou sabendo muito tempo depois, quando já haviam encontrado abrigo e iriam dormir. Considerando que ela é só uma garota ainda e que nem sabe exatamente como funciona a sua imunidade, ela acreditou que fosse seu sangue a cura. Ou seja, ela não contou pra ninguém, só passou o próprio sangue na mordida que Sam levou dos infectados.

E isso funcionou?

Ok, mas isso funcionou? Os fãs que já assistiram e conheciam os jogos, comentaram nas redes sociais sobre suas expectativas do coitado do Sam ficar vivo no final das contas. “Vai que os diretores mudaram algo” e outros comentários similares. Contudo, não foi o que aconteceu. Quando amanheceu, o que de fato ocorreu foi um pequeno Sam transformado e atacando Ellie. Para salvar Ellie, Henry precisou atirar na cabeça de Sam.

Ou seja, a primeira vez que Henry mata uma pessoa, é justamente o seu próprio irmão de 8 anos de idade. Depois de fazer literalmente tudo pelo irmãozinho – fugir, enfrentar monstros e pessoas cruéis. Sem nem pensar, Henry suicidou em seguida, com a mesma arma que atirou em Sam e sem dar qualquer prazo de Joel ou Ellie o salvarem. Ellie e Joel sofrem bastante – e mesmo quem já sabia o destino dos irmãos, sofreu mais uma vez.

Quem são Ish e Danny que aparecem como referência em The Last of Us?

Enquanto Joel e Henry estavam em sua parceria, levando com eles os pequenos Ellie e Sam, eles chegaram nos túneis de manutenção abaixo da cidade, onde descobrem o local de uma colônia de sobreviventes abandonada. A decoração do túnel que esses sobreviventes fizeram de casa que vários deles eram crianças, pois há muitos brinquedos e jogos espalhados enquanto as paredes estão repletas de desenhos coloridos. Um desenho, em particular, chama a atenção de Joel. É um esboço de dois homens armados chamados Ish e Danny, que o artista infantil apelidou de “Nossos Protetores”.

No jogo The Last Of Us, os jogadores podem ler através de notas que Ish foi um sobrevivente do surto que criou uma pequena comunidade nos túneis de esgoto abaixo de Pittsburgh. Na real, é uma narrativa com um desfecho super triste. Originalmente, ele era um pescador e estava no mar quando o surto causou o colapso da sociedade. Após passar vários meses em seu barco, Ish acabou precisando desembarcar para estocar suprimentos.

Ish decidiu se refugiar nos túneis de esgoto sob Pittsburgh e acabou encontrando uma família de sobreviventes, incluindo Suzan, Kyle e seus filhos. Surpreendentemente, não atiraram nele à primeira vista. Em vez disso, Ish, Suzan e Kyle negociaram entre si. Após um tempo, Ish convidou a família para vir morar com ele em seu esconderijo no túnel e eles concordaram.

Com o tempo, o esconderijo tornou-se uma comunidade próspera que tinha comodidades como chuveiros, camas e até uma escola para as crianças. Os números do grupo continuaram a crescer quando Ish conheceu um homem chamado Danny que concordou em ajudar a proteger a pequena comunidade.

Infelizmente, a comunidade entrou em colapso quando um membro do grupo acidentalmente deixou aberta uma porta que levava ao esconderijo, permitindo que uma horda de infectados entrasse. Ish e Suzan conseguiram escapar dos túneis com um grupo de crianças, embora seu destino depois disso – assim como o paradeiro de Danny – permaneça desconhecido. Enquanto isso, Kyle e um pequeno grupo de crianças ficaram presos quando os infectados atacaram e morreram tragicamente.

A criança estaladora de The Last of Us

Pela página no Facebook The Last of Us, eu soube que a criança estaladora Clicker foi interpretada pela ginasta e contorcionista de 9 anos, Skye Cowton. Achando isso interessante, até pesquisei mais a fundo nas redes sociais, para tentar saber mais sobre essa ginasta. Ela já se mostrou sensacional e já tem um perfil no Instagram: Miss Skye Cowton (@skyecowton).

Teaser oficial

Fã de The Last of Us? Se sim, então vai gostar de também ler em nosso portal:

ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
Episódio 05 de The Last of Us: "Endure and Survive"
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.
the-last-of-us-da-hbo-resenha-do-episodio-05-endure-and-survive The Last of Us da HBO: Resenha do Episódio 05 "Endure and Survive" A série The Last of Us já está recebendo a sua transmissão oficial pela HBO, rede de televisão premium americana. A produção também ficará disponível via HBO Max, plataforma de streaming da HBO. Desde seu primeiro anúncio, a série tem...

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile