Tudo sobre Galadriel em Os Anéis de Poder

Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)
Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)

Tudo sobre Galadriel em Os Anéis de Poder

Os Anéis de Poder retrata um mundo ao mesmo tempo estranho e familiar. É a Terra-média, de fato, mas uma Terra-média antes dos eventos conhecidos como O Senhor dos Anéis. Esta é a Segunda Era, antes do reinado sombrio de Sauron, quando a ilha de Númenor era um centro cultural e Elfos, Anões e Homens coexistiam pacificamente. Contudo, será mesmo que está tudo bem como parece? Há uma perturbação no Oriente. Uma escuridão se reúne. O destino de Arda está em perigo mais uma vez. No centro de tudo está Galadriel. Mas quem é ela? Saiba tudo sobre Galadriel, a elfa misteriosa e poderosa em Os Anéis de Poder!

Mais tarde conhecida como a Senhora de Lothlórien, Galadriel é uma das grandes Elfas da Terra-média, admirada por sua beleza, inteligência e poder. Na trilogia de filmes O Senhor dos Anéis de Peter Jackson – e da mesma forma nos livros do autor britânico J.R.R. Tolkien. Sim, Galadriel também tem um ar de mistério nos livros. Ela é aparentemente onisciente e onisciente, mas aprendemos pouco sobre suas origens. Ela ajuda a Sociedade em sua rota para derrotar Sauron, mas ela se abstém de ação direta. Em suas próprias palavras, Galadriel é capaz de grande beleza e grande terror. E embora nos filmes de O Senhor dos Anéis, vemos sua guerra consigo mesma, ela finalmente passa no teste antes dela e não pega o Anel do Poder. Mas esse é o fim da história dela, e vamos voltar ao começo.

Se você viu apenas os filmes, pode se perguntar por que Galadriel está no centro dos teasers da série da Amazon. Ela narra os dois trailers mais recentes, alertando para a escuridão que está por vir. Ok, mas a grande pergunta que fica é: como ela sabe o que está acontecendo e o que a torna tão importante?

Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)
Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)

As origens de Galadriel

As coleções de Tolkien O Silmarillion e Contos Inacabados lançam luz sobre os primeiros anos de Galadriel. Ela era filha única de Finarfin, príncipe dos Ñoldor (uma família de High Elves), e Eärwen. Seus irmãos mais velhos eram Finrod Felagund, Angrod e Aegnor. Notável por seus lindos cabelos dourados, ela nasceu em Valinor – ou as Terras Imortais – nos Anos das Árvores, nomeadas em homenagem às Duas Árvores de Valinor. Esses vasos sagrados, um de prata e um de ouro, deram luz a Valinor. Eles acabaram sendo destruídos pelo ciumento Lorde das Trevas Morgoth, seus fragmentos se tornando o sol e a lua da Terra-média.

Temos um vislumbre das Árvores de Valinor em um dos novos trailers. Este parece ser um flashback da vida pacífica de Galadriel antes de deixar as Terras Imortais. Antes de sua partida, ela participou da rebelião dos Noldor, liderada por seu Alto Rei Fingolfin. Sua família deixou Valinor para Beleriand, localizada no noroeste da Terra-média, cruzando o gelado Helcaraxë e chegando no início da Primeira Era.

Galadriel não participou das primeiras guerras da Terra-média, embora todos os seus três irmãos tenham lutado e morrido nelas. Durante este tempo, ela conheceu seu futuro marido, o elfo Celeborn. Após a derrota de Morgoth, os Valar ofereceram sua passagem segura de volta a Valinor, mas ela recusou, optando por ficar na Terra-média.

A Segunda Era e os Elfos

Depois que Galadriel e Celeborn se casaram, eles se mudaram para o reino élfico de Lindon, onde governaram sob Gil-galad, o Grande Rei dos Noldor. Eles tiveram uma filha, Celebrían, que mais tarde se casou com Elrond e deu à luz três filhos, incluindo Arwen. Sob o governo de Gil-galad, Galadriel e Celeborn estabeleceram vários domínios élficos e viajaram pela Terra-média. No vale do rio Anduin, eles se depararam com um assentamento que mais tarde se tornou Lothlórien. Por um tempo, eles fizeram de Lothlórien sua casa e governaram os Elfos que viviam lá.

Nessa época, havia rumores de um Maia conhecido como Annatar, ou o “Senhor dos Presentes”, estava envolvido em artes mágicas e treinou os Noldor de Eregion – incluindo Celebrimbor – para fazer anéis. Juntos, Annatar e Celebrimbor criaram os Anéis de Poder, três dos quais foram oferecidos aos reis élficos. Galadriel imediatamente desconfiou de Annatar, perturbando Celebrimbor, que tomou o poder em Eregion. No entanto, quando souberam que Annatar era, na verdade, um tenente de Morgoth, Sauron, Celebrimbor realinhado com Galadriel. Ele confiou a ela um dos três anéis élficos: Nenya, o Anel da Água.

Quando Sauron percebeu que Celebrimbor escondeu os anéis dele, ele atacou Eregion. Celeborn e Elrond, que trouxeram forças de Lindon, conseguiram segurá-lo temporariamente. Eventualmente, Eregion caiu, Celebrimbor foi morto e Sauron escapou com vários anéis de volta para Mordor.

O paradeiro de Galadriel e Celeborn após a queda de Eregion não é totalmente claro. Eles podem ter voltado para Lothlórien por um tempo, embora se acredite que também tenham passado algum tempo em Valfenda e eventualmente em Belfalas, uma região costeira de Gondor. Após a derrota (temporária) de Sauron no final da Segunda Era, Galadriel usou pela primeira vez os poderes de Nenya para proteger as fronteiras dos reinos élficos.

A vida posterior de Galadriel e sua idade final

A Terceira Era da Terra-média é a mais familiar, pois é quando os eventos de O Senhor dos Anéis, incluindo a Guerra do Anel, ocorreram. Durante este tempo, Galadriel hospedou a Sociedade do Anel em Lothlórien e presenteou-os com objetos para ajudar em sua jornada. Ela também os ajudou de longe! Um exemplo foi quando convocou as águias para salvar Gandalf, cuidando dele de volta à saúde após sua luta com o Balrog, e também enviando uma mensagem a Aragorn sobre os Caminhos dos Mortos. Graças a Nenya, ela conseguiu manter as forças de Sauron fora de Lorien e proteger os Elfos.

Quando Frodo lhe ofereceu o Um Anel durante a permanência da Sociedade em Lothlórien, Galadriel “passou no teste” antes dela. O que significa que ela conseguiu lutar contra as forças sedutoras do Anel do Poder, recusando-se a tomá-lo e sucumbir ao seu mal. Lá, Galadriel prova sua bondade e sabedoria, apesar de ocasionalmente mercurialmente.

Após a derrota de Sauron, ela e Celeborn destruíram a fortaleza de Sauron, Dol Guldur, compareceram ao casamento de Aragorn e Arwen e depois ao funeral de Théoden. Ela finalmente deixou a Terra-média para as Terras Imortais, junto com Frodo, Bilbo e alguns de seus companheiros Elfos. Na época de sua jornada final para os Portos Cinzentos, sabemos que Galadriel tem mais de 8.000 anos.

Os anéis do poder

Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)
Morfydd Clark como Galadriel em Os Aneis de Poder (Imagem: Prime Video)

Morfydd Clark interpreta Galadriel em Os Anéis do Poder, assumindo o manto de Cate Blanchett. E pela aparência das coisas, seu papel é muito expandido para além do que já é conhecido. Nos teasers e trailer, vemos Galadriel olhando para um palantír. Em outras cenas e fotos promocionais, Galadriel se veste de armadura, sobrevive a um naufrágio, recebe visões e avisa Elrond de um inimigo maligno. Parece que ela será nosso canal para o passado e o futuro, como ela foi nos filmes de Jackson. Ela é um dos seres mais antigos da Terra-média, então isso faz sentido.

Entretanto, ainda não se sabe como ela se encaixará e quais liberdades eles tomarão com o material de origem. Por enquanto, estamos ansiosos para ver um rosto familiar no centro desta grande aventura.

O primeiro episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder chega ao Amazon Prime em 2 de setembro. Você pode saber mais sobre a série em nosso portal: Os Anéis de Poder: Tudo sobre a série do universo de LOTR

Assista ao trailer oficial de Os Anéis do Poder

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here