Tudo sobre Jenna Ortega, a atriz de Wandinha da Netflix

Jenna Ortega
GETTY IMAGES

Tudo sobre Jenna Ortega, a atriz de Wandinha da Netflix

Wandinha, uma das mais novas séries de sucesso da Netflix se destaca como uma diversão mórbida. A nova série analisa profundamente a vida de Wandinha, a filha da família Addams, enquanto nos dá uma janela ousada para seu mundo. A série agradou fãs e críticos, portanto já conta com uma pontuação alta via IMDb: Classificações, avaliações e onde assistir os melhores filmes e séries. Dada a aclamação da crítica e do público, então que tal sabermos tudo sobre Jenna Ortega, a atriz que dá vida a Wandinha da Netflix?

Jenna Marie Ortega já havia feito trabalhos relevantes, com seus papéis como por exemplo a personagem Harley Diaz em Stuck in the Middle, do Disney Channel e Ellie Alves em You, da Netflix. Vamos descobrir todo o seu trabalho?

Biografia de Jenna Ortega

Jenna Ortega nasceu em 27 de setembro de 2002 em Coachella Valley, Califórnia. O seu pai é descendente de mexicanos-americanos e sua mãe tem ascendência mexicana e porto-riquenha. Atualmente, trabalha como atriz, mas ela também já atuou como escritora.

2012–2014: primeiros papéis

A artista começou a se interessar por atuar desde criança. Aos oito anos, com a ajuda de sua mãe e agentes, ela finalmente começou a receber testes. Dessa forma, ela fez sua estreia como atriz em 2012 com uma participação especial em Rob, no episódio “Baby Bug“. Além disso, ela também conseguiu fazer uma aparição em CSI: NY no episódio “Unspoken” como a personagem Aimee Moore.

Em 2013, ela fez sua estreia no cinema com um pequeno papel: ela atuou como a filha do vice-presidente filme de super-herói Homem de Ferro 3. Bom, mesmo sendo um papel pequeno, ainda estamos falando de filmes do Universo Cinematográfico Marvel! Em seguida, a atriz participou do filme de terror Insidious: Chapter 2, como a personagem Annie. Ambos os filmes tiveram sucesso de bilheteria e, portanto, colaborou bastante também com sua carreira. Em 2014, Jenna Ortega teve um papel recorrente na série Rake, interpretando Zoe Leon e assim começou seu sucesso!

2015–2018: Revelação com a Disney

Em 2015, Janne Ortega entrou para a série original da Netflix, Richie Rich, como parte do elenco principal, dando vida à personagem Darcy. Sua personagem era uma golpista, que gastaria o dinheiro de Richie mesmo sem seu consentimento. No mesmo ano, ela apareceu no filme After Words como Anna Chapa.

De 2016 a 2018, Jenna Ortega então estrelou Stuck in the Middle da Disney Channel como Harley Diaz, o papel principal da série. A série recebeu elogios do público e da crítica. Além disso, a atriz recebeu um prêmio Imagen Award por sua atuação, assim como recebeu indicação para outros dois. No mesmo ano, ela permaneceu associada à Disney e, além disso, se juntou ao elenco de Elena of Avalor como a voz da Princesa Isabel, que terminou em 2020. Foi com essa série que ela ganhou outra indicação ao Imagen Award em 2019.

2019 – Presente: Filmes e televisão

Em janeiro de 2019, Jenna recebeu o papel principal de Ellie Alves, irmã de Delilah Alves, na segunda temporada da série de suspense You, da Netflix, com seu lançamento no final de 2019. Em You, sua personagem é uma garota inteligente e intrometida que gosta de agir como mais velha do que sua verdadeira idade. A temporada volta a receber elogios, assim como a atuação da atriz. A partir de então, ela começou a trabalhar muito mais vezes para os estúdios associados à Netflix! Tanto que, em 2019, ela trabalhou no filme de terror The Babysitter: Killer Queen, de setembro de 2020. Entre vários outros trabalhos com a Netflix, ela também deu voz a Brooklyn na série animada Jurassic World: Camp Cretaceous de 2020.

O trabalho de Jenna Ortega como escritora

Em 2020, Jenna Ortega anunciou que faria sua estreia como escritora com o livro It’s All Love, uma coleção repleta de citações e afirmações originais da própria Jenna, juntamente com histórias pessoais e íntimas sobre crescer latina em Hollywood, lidar com a depressão, apaixonar-se e desapaixonar-se, perder familiares próximos e assim por diante. Ela lançou o livro em janeiro de 2021 e está disponível à venda (edição em inglês) via Amazon (clique aqui para adquirir seu exemplar).

Filmografia Completa de Jenna Ortega

Filmes

AnoTítuloPapel
2013Iron Man 3Filha do vice-presidente
2013Insidious: Chapter 2Annie
2014The Little Rascals Save the DayMary Ann
2015After WordsAnna Chapa
2018Saving FloraDawn
2019WyrmSuzie
2020The Babysitter: Killer QueenPhoebe Atwell
2021Yes DayKatie Torres
2021The FalloutVada Cavell
2022ScreamTara Carpenter
2022Studio 666Skye Willow
2022XLorraine Day
2022American CarnageCamila Montes
2023Winter, Spring, Summer, or FallRemi
2023FinestkindMabel
2023Scream VITara Carpenter
2024Miller’s GirlCairo Sweet
2024Beetlejuice 2Astrid Deetz

Televisão

Jenna Ortega em Wandinha | Netflix
Jenna Ortega em Wandinha | Netflix
AnoTítuloPapel
2012RobMenina
2012CSI: NYAimee Moore
2014RakeZoe Leon
2014–2019Jane the VirginJane Villanueva aos 10 anos de idade
2015Richie RichDarcy
2016–2018Stuck in the MiddleHarley Diaz
2016–2020Elena of AvalorPrincesa Isabel
2016Elena and the Secret of AvalorVoz (filme televisivo)
2018BizaardvarkIzzy
2019–presenteBig City GreensGabriella Espinosa
2019YouEllie Alves
2020Home Movie: The Princess BridePrincess Buttercup
2020–2022Jurassic World: Camp CretaceousBrooklynn
2022WednesdayWandinha Addams

Está na dúvida se compensa assistir a série Wandinha? Então confira em nosso portal: Resenha da 1ª temporada de Wandinha, a mais nova série da Netflix. Confira também em nosso portal: Wandinha: Conheça a árvore genealógica da Família Addams!

Prêmios e indicações

AnoPrêmioCategoriaIndicaçãoResultado
2016Imagen AwardsMelhor Jovem Ator em TelevisãoStuck in the MiddleIndicado
2018Imagen AwardsMelhor Jovem Ator em TelevisãoStuck in the MiddleVenceu
2018Southampton International Film FestivalMelhor Atriz em CinemaSaving FloraIndicado
2019Imagen AwardsMelhor Jovem Ator em TelevisãoStuck in the MiddleIndicado

Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? As nossas últimas resenhas de séries foram Resenha de Depois da Cabana (2023), minissérie da NetflixResenha da live-action Yu Yu Hakusho (2023), disponível na NetflixGame of Thrones (Série) – Do Fogo ao Gelo (Análise) e X-Men Evolution – Vale a pena Assistir a série clássica? (Análise)!! Confira no Meta Galáxia a Resenha da 1ª temporada de Wandinha, a mais nova série da NetflixWandinha: Conheça a árvore genealógica da Família Addams e a Origem de Wandinha, e porque ela se chama Wednesday? Você também pode conferir Resenha sem spoilers da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos (2023) e Resenha com spoilers da 1ª temporada de Percy Jackson e os Olimpianos (2023). Além disso, você também podem ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here