Curiosidades sobre Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo
Levando para casa sete Oscars, Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo foi o grande vencedor da 95ª edição do Oscar. O espetáculo que desafia o gênero ganhou quatro dos “Cinco Grandes” Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Atriz – a última premiação foi para a protagonista Michelle Yeoh. Nos últimos meses, a comédia de ação multidimensional tornou-se cada vez mais a favorita. O projeto da dupla de diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert, também conhecidos como os Daniels, poderia parecer estranha inicialmente, mas conquistou muitos fãs e agora está disponível via Prime Video. Dessa forma, decidimos trazer as curiosidades sobre Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo!
Influenciado pela teoria filosófica
Kwan e Scheinert se inspiraram em uma teoria filosófica para seu conceito de multiverso, no qual cada decisão que uma pessoa toma leva à sua própria existência alternativa. Mais especificamente, se inspiraram no realismo modal do filósofo David Kellogg Lewis (1941-2001), que trata-se de mundos possíveis que são tão reais quanto o mundo real. No entanto, mais em um sentido lógico do que físico. Posteriormente, o cineasta Ross McElwee (75) processou essa teoria em seu documentário de 1986 “Sherman’s Campaign”.
Ideia para multiverso antes mesmo de “Homem-Aranha” e “Rick and Morty”
Os Daniels já projetaram seu conceito de um multiverso de possibilidades em 2010, mas sempre sofrendo alterações e adiantamentos. Durante a fase de espera, os diretores sempre ficavam horrorizados ao ver outros filmes ou séries que faziam malabarismos com ideias semelhantes.
Na verdade escrito para Jackie Chan
Originalmente, o personagem principal não deveria ser a dona de uma lavanderia. Os Daniels imaginaram um professor com TDAH como protagonista. Como ator principal, eles tinham ninguém menos que a estrela de Hong Kong e ícone das artes marciais Jackie Chan em mente ao escrever.
Em algum momento do processo de escrita, Kwan e Scheinert mudaram seu plano e o gênero do personagem principal. Sorte de Michelle Yeoh, pois se tornou a primeira mulher asiática a ganhar um Oscar de Melhor Atriz.
O retorno de Ke Huy Quan
Para o papel do marido da heroína, os Daniels conseguiram um verdadeiro golpe de elenco. Eles tiraram Ke Huy Quan da aposentadoria de ator. Na década de 1980, o americano de raízes vietnamitas foi uma estrela infantil, estrelou os filmes cult “Indiana Jones e o Templo da Perdição” e “Os Goonies”. Contudo, já em 2002, Ke Huy Quan encerrou sua carreira de ator frustrado com a falta de ofertas de atores asiáticos.
Os Daniels escalaram Ke Huy Quan depois de ver um meme retratando o político americano Andrew Yang como o adulto Short Round, o personagem de Quan em Indiana Jones. Eles se perguntaram o que Ke Huy Quan estava fazendo agora e atacaram. Quan ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu retorno.
Fonte: STERN
Confira também em nosso portal: Dez filmes com Brendan Fraser, vencedor do Oscar de Melhor Ator e Conheça Michelle Yeoh, vencedora do Oscar 2023 na categoria Melhor Atriz.