Amazonas, Abolicionistas e Ativistas: História dos direitos das mulheres pelo mundo ganha versão graphic novel pelas mãos de ativistas contemporâneas
Isso mesmo! A história dos direitos das mulheres pelo mundo ganha versão ‘graphic novel’ pelas mãos de ativistas contemporâneas! A graphic novel “Amazonas, Abolicionistas e Ativistas“, publicada pela Editora Seoman e de autoria da crítica cultural negra e ativista Mikki Kendall, conta com criatividade a história da promoção dos direitos das mulheres. Kendall apresenta os eventos e figuras significativas que contribuíram para o avanço desta causa de forma original usando o formato de graphic novel.
Sobre Amazonas, Abolicionistas e Ativistas
A.D’Amico, uma ilustradora queer, e Kendall colaboraram para narrar as histórias notáveis de mulheres proeminentes ao longo da história, desde rainhas, combatentes da liberdade, guerreiras e espiãs. Eles também destacam passagens significativas sobre movimentos progressistas liderados por mulheres que deixaram uma marca indelével na história. Esses movimentos incluem a abolição da escravatura, o movimento pelo sufrágio feminino, a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, os direitos civis, o movimento LGBTQ+, os direitos reprodutivos e muitos mais.
A tradução de Denise de Carvalho Rocha desta história em quadrinhos aborda de forma ousada vários temas que têm sido essenciais para a jornada dos direitos das mulheres. Esses temas incluem os direitos das mulheres nos tempos antigos, o poder de imperatrizes, rainhas e princesas. Além disso, mostra o impacto da escravidão, colonialismo e imperialismo no apagamento das mulheres. A história em quadrinhos também explora a luta das mulheres por libertação e igualdade, bem como a revolução sexual e a epidemia de AIDS ocorrida entre 1960 e 1980. Além disso, aprofunda o conceito de feminismo corporativo e a importância da inclusão no movimento feminista.
“Esta é uma obra dedicada àquelas que pavimentaram o caminho, para as que aprenderam a abrir caminho e para as outras que encaram caminhos ainda desconhecidos”, dizem a autora e a ilustradora na dedicatória. Ao longo de sua exploração da história da luta das mulheres pela igualdade, a história em quadrinhos retrata uma ampla gama de figuras notáveis do passado e do presente. Entre eles estão Angela Davis, Malala, Janet Mock e Jowelle de Souza. A obra também mostra líderes em áreas como trabalho e política, como por exemplo Michele Bachelete e Ellen Johnson Sirleaf. Ou seja, um elenco diversificado de personagens representando várias etnias, culturas e estéticas. Dessa forma, os leitores entram em uma jornada de descoberta pelas origens e evolução da luta pelos direitos das mulheres.
Sobre as autoras
MIKKI KENDALL, é escritora, ativista, palestrante, blogueira e autora best-seller do New York Times. Formada pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign e pela Universidade DePaul, seus trabalhos já foram apresentados no The Washington Post, The Boston Globe, The Guardian, Time, Salon, Ebony, Essence e outras publicações. Oradora talentosa, ela já discutiu sobre temas como raça, feminismo, violência, tecnologia, cultura pop e mídia social em Good Morning America; The Daily Show; Woman’s Hour, da BBC e outros. Mikki mora em Chicago com a família.
A. D’AMICO é ilustradora, nascida em Ohio. Formou-se em 2016 no Columbus College of Art & Design com um bacharelado em Ilustração. Desde então, trabalha como freelancer em histórias em quadrinhos, aquarelas e ilustrações digitais.
Serviço:
- Livro: Amazonas, Abolicionistas e Ativistas
- Autoras: Mikki Kendall e A. D’Amico
- Editora: Seoman
- Páginas: 208
- Preço: R$ 99,00
- Adquira em: Amazon
Fonte: Correspondência por e-mail
Confira aqui mais notícias em nosso portal!! O Meta Galáxia possui muito conteúdo sobre Tecnologia, HQs, jogos eletrônicos, filmes e séries, assim como animes e mangás!