5 animes dos anos 1990 que você precisa conhecer

Programas subestimados como Record of the Lodoss War e The Legend of Zorro deixaram um impacto duradouro nas crianças dos anos 1990, mesmo que não se lembrem.

Record of the Lodoss War

5 animes dos anos 1990 que você precisa conhecer

Apesar das melhorias na animação, na música, nas sequências de ação e nas narrativas dos dias de hoje, a nostalgia dos animes dos anos 1990 permanece insuperável. Naquela época, testemunhamos uma “inovação” sem precedentes na comunidade de anime, com a apresentação de histórias únicas que cativaram o público. Clássicos intemporais dos anos 1990, como Digimon, Dragon Ball Z e a série Hunter x Hunter de 1999, estão gravados na memória dos fãs.

Contudo, também há vários animes espetaculares, porém subestimados, que se tornaram parte da infância das crianças dos anos 1990. O público se apaixonou por esses animes sem muitas vezes prestar atenção ao nome ou à franquia por trás deles.

Record of the Lodoss War (1990)

Record of the Lodoss War é um título que pode ter perdido os holofotes devido à ausência de suporte de grande rede ou plataforma de streaming em 1990. No entanto, quem assiste anime há muito tempo pode se lembrar de ter visto esta adaptação de anime do popular jogo Dungeons & Dragons, que apresenta um cenário medieval e personagens repletos de hipocrisia.

A narrativa gira em torno de um grupo de párias corajosos que se dedicam à missão de libertar uma ilha devastada pela guerra das garras de uma força malévola. O triunfo desta série pode ser atribuído principalmente à magnificência do género de fantasia em que se aprofunda – um género que era escasso durante a década de 1990, em contraste com a actual abundância de séries que se inspiram em reinos imaginários.

The Legend of Zorro (1996)

O anime asiático teve seu próprio equivalente ao Batman nos anos de 1990 com “The Legend of Zorro”. Em contraste com os recursos infinitos do Batman, Diego Vega, de 18 anos, confiou exclusivamente em seu talento e espada para combater a injustiça em sua cidade. Enquanto “A Lenda do Zorro” pode não apresentar ação exagerada, raios laser ou força sobre-humana, ofereceu algo que todas as crianças dos anos de 1990 desejavam – um herói realista para admirar.

A série de anime cativante também entregou uma narrativa envolvente com um romance fervoroso ao lado. Esse anime subestimado teve como base o personagem ocidental Zorro, que, por sua vez, inspirou um filme de ação lançado em 2005, estrelando Antonio Banderas.

Cooking Master Boy (1997)

Apesar de hoje termos diversos animes culinários que fazem os fãs salivarem, nos anos 1990 esse gênero era pouco explorado. Nesse contexto, Cooking Master Boy surgiu como um divisor de águas, combinando elementos de comida, comédia e ação. A única desvantagem deste anime é que ele não se encaixa no estilo shonen. Caso contrário, teria se tornado um clássico cult.

Cooking Master Boy narra a jornada de Mao, um jovem determinado a preservar o legado culinário de sua lendária mãe e alcançar a fama como um chef de renome mundial. No entanto, esse caminho está repleto de desafios, especialmente em um mundo onde a culinária é tratada como um esporte altamente competitivo.

Orphen (1998)

Orphen pode não ser considerado um dos melhores animes de fantasia de todos os tempos, mas, naquela época, era algo que a maioria dos fãs notou. Orphen ganhou destaque por seu impressionante tema de ação e aventura, repleto de magia. A série possui uma trama envolvente e é daquelas produções que você pode curtir para experimentar elementos mágicos combinados com intrigantes mistérios.

O anime gira em torno de um jovem chamado Orphen, que já foi um promissor feiticeiro das trevas, mas que se viu envolvido em atividades financeiras de empréstimo. No entanto, sua vida financeira é interrompida quando ele é repentinamente transportado para um mundo repleto de dragões, criaturas misteriosas e segredos insondáveis.

Kyou Kara Ore Wa (1993)

Kyou Kara Ore Wa é uma verdadeira joia dos anos 1990, injustamente subestimada. Mesmo que os fãs de hoje possam ter esquecido o nome do programa, uma simples olhada nele é o suficiente para despertar sentimentos de nostalgia. Os temas de amizade, bullying e os desafios da transição para a vida adulta, abordados em Kyou Kara Ore Wa, são raros no cenário do anime atual, a menos que sejam encontrados em títulos esportivos com um elenco predominantemente masculino.

A trama segue dois estudantes transferidos que decidem recriar sua imagem, deixando de ser temidos delinquentes para conquistar o respeito de seus colegas e alcançar objetivos individuais. O anime é notável principalmente pelo seu estilo de arte inspirado na estética retrô e pela habilidosa mistura de humor, seriedade e personagens cativantes.

Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises? Se procura por mais animes legais, você também poderá conferir em nosso portal: Resenha de Bureau of Paranormal InvestigationResenha da 1ª temporada de Black Summoner (2022)Resenha de Trigun Stampede (2023) e Resenha da 1ª temporada de Chainsaw Man: Compensou acompanhar?? Nós também temos as resenhas da 1ª temporada de Tokyo Revengers e da 2ª Temporada de Tokyo Revengers (2023). Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here