Make Us Dream – Resenha do filme-documentário original Prime Video, que narra a história de Steven Gerrard
Ano: 2018 |
Título Original: Make Us Dream |
Dirigido por: Sam Blair |
Avaliação: ★★★★✫ (Ótimo) |
As plataformas de streaming estão apostando cada vez mais em conteúdo original voltado ao mundo do futebol, seja em séries como Club de Cuervos ou documentários como Sunderland Até Morrer. A Amazon decidiu apostar em um dos maiores ídolos do futebol mundial recente: o inglês Steven Gerrard, contando sua história ao mundo pelo documentário Make Us Dream.
Para quem não está habituado ao mundo da bola, Steven Gerrard é considerado um dos maiores ídolos (senão o maior) do Liverpool, tradicional clube inglês que defendeu profissionalmente por dezessete anos – algo raríssimo nos tempos atuais. É também considerado um dos maiores meias do futebol inglês em todos os tempos.
Make Us Dream conta a história do craque desde o princípio, mostrando sua relação intrínseca com a cidade de Liverpool desde o berço e, consequentemente, com o clube que leva o mesmo nome. Notamos, logo de cara, o peso e tradição do time e sua influência na cidade dos Beatles, carregando uma legião de apaixonados onde quer que a equipe jogue.
Ao mesmo que o documentário navega por alguns fatos históricos de glórias do Liverpool, como as conquistas europeias no século XX e seus grandes ídolos como Kenny Douglish, também não deixa de abordar alguns momentos fatídicos como a tragédia de Hillsborough, onde 96 torcedores do clube morreram pisoteados devido à sobrelotação do estádio. Gerrard, inclusive, perdeu um primo no incidente.
A trama passa, então, a focar no desenvolvimento do jovem e prodígio Gerrard e sua ascensão meteórica no time inglês, onde pouco depois de profissionalizado, tornou-se naturalmente capitão. Toda trajetória é narrada pelo próprio Steven e por outros personagens como seus pais e ex-companheiros de equipe como Michael Owen e Jamie Carragher, que contam detalhes sobre o ídolo e a ansiedade da equipe pelo retorno aos caminhos da glória.
Make Us Dream conta, por si só, com um roteiro espetacular que é a própria história de Gerrard: um homem que viveu o céu e o inferno em sua carreira e que lutou até o último minuto para realizar seus sonhos pelo clube que sempre amou, mas que, tratando-se da vida real e sendo ele tão humano como qualquer um de nós, nem sempre nos deparamos com um final feliz.
Uma das coisas mais bacanas do documentário é o alto número de filmagens e fotos raríssimas – um incrível trabalho de edição e pesquisa realizado pelos produtores da obra. Há imagens inéditas do pequeno Gerrard; fotos de bastidores do Liverpool, imagens das grandes conquistas; além dos depoimentos dos craques e treinadores que fizeram parte de sua carreira.
Make Us Dream é uma obra mais do que indicada aos amantes do esporte bretão e, claramente, uma ótima oportunidade para aqueles nem tão chegados na bola ao campo, uma vez que traz a humanização de um sujeito que é, merecidamente, um verdadeiro ídolo do esporte e referência para aqueles que buscam seus sonhos.
Confira outras resenhas de filmes e documentários aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais e se inscreva no nosso canal no YouTube!