Multiverso da Loucura: 5 grandes coisas sobre o arco da personagem Wanda (e 5 que não são)

Embora o enredo de Wanda em Multiverse of Madness tenha intrigado os fãs, ele teve algumas inconsistências.

Wanda Maximoff

Multiverso da Loucura: 5 grandes coisas sobre o arco da personagem Wanda (e 5 que não são)

Wanda Maximoff, também conhecida como Feiticeira Escarlate, desempenhou um papel fundamental em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Assim como o Doutor Estranho, Wanda passa por seu próprio arco de personagem. Sob a influência do Darkhold, Wanda se torna uma terrível vilã que criou algumas das cenas mais memoráveis do MCU.

5 grandes coisas sobre o arco da personagem Wanda

Os fãs estão divididos quando se trata de saber se a história fez justiça a ela ou não, já que algumas partes do filme entraram em conflito com WandaVision. Alguns personagens foram omitidos do filme. Dessa forma, os espectadores tiveram que tirar suas próprias conclusões quando se tratava de alguns elementos do propósito do Darkhold e do papel de Wanda no Multiverso.

Ótimo: uma variante de Vision não foi vista em nenhum lugar

 WandaVision

Vision está longe de ser visto durante todo o filme. Se ele fizesse uma aparição, Wanda teria menos motivação para matar os outros, pois ele seria um dos poucos personagens que poderiam falar com ela. WandaVision revelou que Vision foi quem trouxe conforto para Wanda quando ela estava mais fraca, depois que ela perdeu seu irmão.

Além disso, quando as motivações de Wanda foram reveladas a Doutor Estranho, ela admitiu que criar o feitiço era fácil, mas mentir era difícil. Wanda lutou para manter suas mentiras em Westview, enquanto Visão continuava fazendo mais e mais perguntas. Isso poderia contribuir para que ela não procurasse um mundo com seus filhos e seu marido. Ela teria mais facilidade em enganar seus filhos para pensar que ela era sua mãe original, e acharia mais difícil enganar outra versão do Visão.

Poderia ser melhor para o arco de personagem: não mencionam White Vision

White Vision

White Vision ainda não fez outra aparição depois de recuperar suas memórias e desaparecer. Isso deixa os fãs com a questão candente do que ele fará a seguir. Seus sentimentos em relação a Wanda não são claros, e nenhuma das partes foi vista tentando entrar em contato com a outra.

Embora possa ser argumentado que Wanda pode não estar interessada em uma versão diferente de Vision, ela passa o filme tentando reivindicar diferentes versões de seus filhos como suas. Como o filme carece mesmo de uma breve menção ao personagem, então dá a impressão de que ele foi esquecido.

Ótimo: a cena pós-créditos de WandaVision foi refletida no final de Multiverso da Loucura

Wanda Maximoff em WandaVision

Na cena pós-créditos de WandaVision, Wanda é vista olhando através do Darkhold. Ela ouve seus dois filhos pedindo ajuda. Essas versões de seus filhos não corriam nenhum perigo real, indicando que o Darkhold estava manipulando Wanda para procurar a fonte das vozes.

Os filhos acabam implorando pela ajuda da mãe, mas estavam pedindo outra versão de Wanda. Dessa forma, a principal Wanda descobriu que ela era aquela de quem seus filhos estavam aterrorizados.

Poderia ser melhor: Wanda nunca pode dar um tempo

Wanda Maximoff

Wanda é uma personagem trágica que sofreu inúmeras perdas pesadas. Ela perdeu os pais, assim como o irmão, o marido e a família que criou em Westview. Infelizmente, os momentos mais felizes de Wanda no MCU geralmente são ofuscados por seus erros ou infortúnios.

Isso a torna muito parecida com Thor, que perdeu algo ou alguém em todos os seus filmes solo. O ciclo parece repetitivo, com Wanda enfrentando as consequências da morte em todas as suas principais aparições no cinema. Wanda deve ser desafiada de outras maneiras para expandir seu personagem.

Ótimo para o arco de personagem: Wanda encontrou a paz depois de ser consolada pela única pessoa que poderia entendê-la

Wanda Maximoff

Ao longo do filme, várias pessoas tentaram apelar para o seu lado bom. Eles disseram a ela que podiam entender e se relacionar com seus sentimentos, mas Wanda não acreditou em nada disso. Na verdade, tais alegações só a deixaram mais irritada. Ela ficou particularmente furiosa ao ouvir essas coisas de Reed Richards e do Doutor Estranho, que aos seus olhos, perdeu pouco.

Depois que seu lado monstruoso foi revelado a Billy e Tommy, a variante Wanda se aproximou dela. Ela não fez nenhuma afirmação de se relacionar com ela, mas simplesmente afirmou que os meninos seriam amados. Sua compaixão por Wanda mostrou que ela entendia o amor que tinha por seus filhos e, ao mesmo tempo, ofereceu-lhe segurança. Isso permitiu que a Wanda original saísse pacificamente.

Poderia ser melhor para o arco de personagem: o filme repetiu o arco de redenção de Wanda

Wanda Maximoff - Arco de Personagem

Em WandaVision, Wanda criou o Hex. Este foi um espaço onde ela criou uma nova Visão para si mesma. Para que ela vivesse a vida feliz que ela queria que eles tivessem, ela fez uma lavagem cerebral em todos em Westview. Depois de uma vida inteira de perdas, ela sentiu que esta era sua chance de finalmente ser feliz, e foi por isso que ela atacou qualquer um que tentasse interferir em sua vida. Ela lentamente percebeu o quanto estava fazendo as pessoas ao seu redor sofrerem, enquanto as pessoas da cidade imploravam a ela e afirmavam que ela estava forçando sua dor sobre eles.

Querendo fazer a coisa certa, ela dissipou o Hex, ao custo do marido e filhos que ela criou. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura fez algo semelhante, exceto que desta vez Wanda estava obcecada em viver uma vida feliz com seus meninos. Mais uma vez, ela tentou ignorar o sofrimento dos outros para conseguir o que queria, e se redimiu fazendo um sacrifício. Nesse caso, ela destruiu o Darkhold em todo o Multiverso e pareceu tirar sua vida no processo.

Ótimo: ela foi inflexível sobre ter os poderes da América para si mesma

Wanda Maximoff - Arco de Personagem

Wanda insistiu em tirar da América Chávez a capacidade de viajar livremente pelo Multiverso. Quando perguntada por que ela estava determinada a fazê-lo, apesar de ser capaz de usar sua magia para manipular a América para enviá-la para o universo que ela desejava, Wanda afirmou que precisaria da habilidade da América se seus filhos ficassem doentes. Outro universo teria qualquer cura que ela precisasse.

Wanda, assim como Strange, queria estar no controle, buscando poder adicional para proteger as coisas que ela queria. Sua decisão de perseguir a América persistentemente mostrou que ela estava com medo de perder seus filhos novamente, e assumiu que possuir a habilidade da América era a única maneira de protegê-los.

Poderia ser melhor para o arco de personagem: muitos fãs não entenderam a influência do Darkhold em Wanda

Darkhold

Para muitos fãs, não estava claro quais ações eram de Wanda e quais ações o Darkhold era responsável. O livro afirmava que Wanda era a Feiticeira Escarlate, um ser com magia do caos que estava destinado a governar o Multiverso. No entanto, Wanda não tinha interesse em governar.

Ela só queria estar com seus filhos, deixando claro por que a profecia existia, pois acabou sendo falsa. Também levanta a questão do que teria acontecido se Wanda tivesse conseguido o que desejava. Ela já estava corrompida pelo livro, e isso pode tê-la empurrado para assumir o Multiverso de qualquer maneira.

Ótimo: Seus filhos são sua maior fraqueza

Wanda Maximoff - Arco de Personagem

Wanda é apegada a seus filhos. Mesmo que ela tenha criado eles e Visão dentro do Hex, seus filhos eram reais para ela. Ela teve dificuldade em deixá-los ir pelo bem de Westview e, ao vasculhar o Multiverso, descobriu que eles ainda existiam em outros universos. Quando ela possui o corpo de uma variante de Wanda, ela é interrompida quando seus filhos a chamam.

À beira das lágrimas, ela se aproximou deles, incrivelmente emocionada quando eles cantam uma música para ela. Este é o primeiro ponto do filme em que ela parece ela mesma novamente, o que a deixa vulnerável por um curto período de tempo. Seus filhos também são aqueles que a ajudam a se libertar da influência do Darkhold, pois eles se afastaram dela apesar de suas promessas de nunca machucá-los.

Poderia ser melhor: sua principal motivação era matar uma criança para sequestrar outras crianças

Billy Maximoff e Tommy-Maximoff em WandaVision
Billy Maximoff e Tommy-Maximoff em WandaVision

A motivação de Wanda torna difícil sentir qualquer simpatia por ela. Wanda passa a totalidade do filme tentando dominar a América, com a intenção de arrancar seu poder dela e matá-la no processo. Sua motivação é viver o resto de seus dias feliz com variantes de seus filhos.

Ela substituiria a variante Wanda e se passaria por sua mãe, alegando filhos que não pertencem a ela. Para atingir esses objetivos nada saborosos, ela estava disposta a matar qualquer um que estivesse em seu caminho.

WandaVision está disponível pela Disney+.

Leia também em nosso portal: O que significam o final e as cenas pós-créditos de Doutor Estranho 2: no Multiverso da Loucura?

Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here