O que significam o final e as cenas pós-créditos de Doutor Estranho 2: no Multiverso da Loucura?

Doutor Estranho 2: no Multiverso da Loucura

O que significam o final e as cenas pós-créditos de Doutor Estranho 2: no Multiverso da Loucura?

Afinal de contas, o que significam o final e as cenas pós-créditos de Doutor Estranho 2: no Multiverso da Loucura?

Já é tradição no Universo Cinematográfico Marvel ter cenas pós créditos em seus filmes! Portanto, o novo filme do super-herói Doutor Estranho tem duas cenas pós-créditos.


Entretanto, você compreendeu o que as cenas realmente significam? Cuidado, pois há spoilers no texto!

Benedict Cumberbatch vive múltiplas versões do Doutor Estranho no 'Multiverso da Loucura' Imagem: Marvel Studios/Divulgação
Benedict Cumberbatch vive múltiplas versões do Doutor Estranho no ‘Multiverso da Loucura’. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Você já assistiu ao filme no cinema? Caso já tenha visto e não compreendido quem é aquela personagem que aparece e o que a cena significa, então venho dizer que seus problemas acabaram. Na última cena, o doutor Stephen Vincent Strange (Benedict Cumberbatch) aparece caminhando pelas ruas de Nova York quando um terceiro olho se abre em sua testa. O Darkhold veio cobrar o seu preço!

O preço da magia do caos

Este olho foi visto anteriormente no Doutor Estranho Sinistro, a variante do universo em colapso que aparece no trecho anterior do filme. Quando o “nosso” Strange visitou tal versão, então percebeu que o mago possuía o Darkhold daquele universo. E foi exatamente isso que o transformou na versão mais sombria do nosso herói.

A variante conta ao Strange que o Darkhold cobra seu preço e causa o caos no universo. Falando-se de Darkhold, válido dizer que se trata do poderoso livro de feitiços que Wanda (Elizabeth Olsen) está usando para descobrir o paradeiro de America Chavez e roubar os seus poderes.

Doutor Estranho Sinistro é o Mago Supremo de um universo em colapso em 'Multiverso da Loucura'. Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Doutor Estranho Sinistro é o Mago Supremo de um universo em colapso em ‘Multiverso da Loucura’. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

O livro é repleto de conjurações proibidas e sinistras, frequentemente usadas para o mal. Além disso, o Darkhold é também chamado de “Livro dos Pecados”. Bom, acho que o filme veio para dizer o quanto o livro é perigoso.

Então, considerando o perigo do Darkhold, aquele que faz contato precisa conseguir se proteger da corrupção que o livro pode trazer consigo. Será que todos conseguem? No Doutor Estranho Sinistro, uma das consequências foi que ele abriu seu terceiro olho, O terceiro olho é capaz de ver outras dimensões, mas também é dominado pela magia do caos

O “nosso” Strange utilizou o Darkhold para conseguir entrar no corpo morto do Doutor Estranho Defensor. Só que trouxe consequências ao multiverso! Ele teve uma alta exposição a magias sombrias e parece ter sido a porta de entrada para criaturas bizarras!

Wanda lê o Darkhold no final de 'WandaVision'. Imagem: Reprodução
Wanda lê o Darkhold no final de ‘WandaVision’. Imagem: Reprodução

E tem outro detalhe: Chthon é o criador do Darkhold e também um ser perigoso e poderosíssimo. Nossa querida Wanda se sacrificou para impedir que esse ser sinistro entrasse no universo. Entretanto, Strange se expôs fortemente às magias obscuras quando possuiu o corpo zumbificado de outra versão sua. Será que ele ainda irá permitir a entrada de Chton?

Ou seja, ainda mais perigos por vir!

E esse perigo leva à primeira cena pós-créditos, em que Clea (interpretada por Charlize Theron) encontra o doutor Stephen Vincent Strange. Ela fala que o doutor Stephen Vincent Strange causou uma incursão, portanto agora pede sua ajuda para lidar com as consequências. O mago prontamente aceita ir com ela, e os dois entram na Dimensão Sombria. Uma incursão é quando um universo se sobrepõe ao outro, destruindo ambos. É o que acontece quando alguém interfere no multiverso de forma indevida.

Ok, mas quem é ela afinal de contas?

Clea é surpresa em pós-créditos de 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura', vivida por Charlize Theron Imagem: Marvel/Reprodução
Clea é surpresa em pós-créditos de ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’, vivida por Charlize Theron Imagem: Marvel/Reprodução

Nas HQs da Marvel, Clea Strange é sobrinha de Dormammu, e é a Feiticeira Suprema da Dimensão Sombria. Ela é capaz de manipular várias forças, assim como possui muitos conhecimentos em magia. Ela e Stephen Vincent Strange até chegam a ter um relacionamento amoroso nas HQs!

A Dimensão Sombria

A Dimensão Sombria é o plano habitado por demônios. É nesse lugar bizarro e hostil que surgiu o Darkhold. Além disso, trata-se de uma junção de várias dimensões conquistadas por Dormammu. Agora, o local é comandado por Clea.

Tá, mas o que isso tudo quer realmente dizer?

Bom, considerando as cenas pós-créditos, podemos esperar por novas aventuras de Stephen Vincent Strange no cinema! E na sequência do Universo Cinematográfico da Marvel, é possível que a gente veja o mago na Dimensão Sombria ao lado de Clea. Bom, espero que não fique apenas nas teorias de fãs! Afinal, gostaremos de compreender se ter lido o Darkhold pode levar nosso herói para um lado perigoso!

Tudo indica que a presença de seres mitológicos deve ser mais constante em eventos futuros da Marvel nos cinemas e na TV.

Ok, mas e a outra cena pós-crédito?

O comum no Universo Cinematográfico da Marvel é que a segunda cena pós-creditos seja algo divertido. A última cena é uma brincadeira com o personagem interpretado por Bruce Campbell, que fez uma participação especial no longa.

Parceiro de longa data de Sam Raimi, desde as épocas de “A Morte do Demônio”, Campbell fez uma pequena participação como vendedor de pizza. A última cena mostra o desfecho do personagem depois que o Doutor Estranho fez um feitiço nele que durava três semanas.

O filme poderá ficar disponível futuramente no streaming Disney+.

Confira abaixo ao trailer do filme:

Confira também: Filmes para ver antes de Doutor Estranho 2: no Multiverso da Loucura

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here