Alternativas de anime Mecha além da franquia Gundam

Mobile Suit Gundam pode ter sido o anime mecha fundamental, mas a série que veio depois dele melhorou sua fórmula de muitas maneiras únicas.

Mobile Suit Gundam Alternativas de anime Mecha

Alternativas de anime Mecha além da franquia Gundam

A ação do robô gigante do gênero mecha tem sido um dos melhores desempenhos no anime há décadas e ainda é um dos nichos mais populares da indústria. Existem muitas franquias mecha influentes que deixaram sua marca no meio, mas a série em anime Mobile Suit Gundam surgiu como material mecha de primeira linha. Gundam se transformou de maneira impressionante e merece a atenção que recebe, mas também existem outras séries monumentais de mecha. Confira as alternativas de anime Mecha além da franquia Mobile Suit Gundam!

Neon Genesis Evangelion

Asuka Langley Soryu (Neon Genesis Evangelion)

Disponível em: Netflix


Em primeiro lugar, na nossa lista de alternativas de anime Mecha além da franquia Mobile Suit Gundam!! Mobile Suit Gundam produziu centenas de episódios satisfatórios em dezenas de séries divertidas, mas o combate espacial cinético se esforça para comparar com as duas dúzias de episódios de Neon Genesis Evangelion. Evangelion apresenta uma narrativa familiar onde os pilotos devem controlar mecha gigante para enfrentar ameaças extraterrestres.

No entanto, Evangelion gradualmente é consumido por uma forte depressão que transforma essa batalha em uma jornada existencial da alma como nada mais. Neon Genesis Evangelion evolui para um olhar assombroso e esclarecedor sobre a dor e o fim do mundo.

Relacionado: Análise de Evangelion 3.0+1.0: A Esperança

RahXephon

Alternativas de anime Mecha

Neon Genesis Evangelion tornou-se um marco cultural grande, então várias outras séries de mechas tentaram abraçar uma narrativa sombria e deprimente com reviravoltas surreais. Isso parece um melodrama vazio quando é mal feito, mas RahXephon se destaca como uma série de mecha severa, onde o pesado e introspectivo parece natural e não forçado.

RahXephon compara a familiaridade de Kamina com o mecha titular contra a identidade passiva desse adolescente perdido no mundo. As alturas de RahXephon batem forte, e o anime usa a música de uma maneira realmente eficaz que está além da pontuação forte, mas utilitária de Gundam.

Code Geass 

Code Geass Alternativas de anime Mecha

Disponível em: Netflix

Existem alguns espetáculos incríveis e confrontos climáticos que ocorrem na franquia Mobile Suit Gundam, mas é uma série que tende a colocar o mecha acima dos personagens. Protagonistas como Amuro Ray ainda são icônicos, mas dificilmente são figuras inovadoras.

Alternativamente, Code Geass é uma série que enfatiza suas máquinas móveis mortais, Knightmare Frames, que não estão longe de Gundam, mas a maior parte da tensão decorre do caminho sombrio que seu protagonista, Lelouch, segue. Code Geass é capaz de ressoar em um nível totalmente diferente devido às questões profundas que faz sobre poder, responsabilidade e corrupção.

Relacionado: Code Geass: Lelouch of the Rebellion R1 e R2 | Análise

Patlabor

Patlabor

Mamoru Oshii é uma mente visionária na indústria de anime que é responsável pelos filmes Ghost in the Shell e outros textos importantes de anime cyberpunk. O fascínio de Oshii com a capacidade da humanidade, ou o fracasso, de coexistir com robôs cada vez mais poderosos faz perguntas ponderadas que são ainda mais relevantes hoje, várias décadas depois.

Patlabor postula o mecha como uma extensão natural do futuro combate ao crime, o que é um problema quando essa tecnologia fica fora de controle. Para muitos, essas são perguntas convincentes, e Gundam frequentemente não pensa se seus mechas são mais um fardo do que um ativo.

Gurren Lagann

Disponível em: Netflix

O anime pode ser um meio de animação tão expressivo e exagerado que definitivamente existem muitas séries que representam o estilo sobre a substância. Mobile Suit Gundam se apega mais ou menos aos seus modelos e designs de personagens, mas ao fazê-lo, perde a alegria que os estúdios de animação mais inventivos aproveitam com visuais caóticos.

Tengen Toppa Gurren Lagann toca em tropos familiares de anime como uma distopia futura onde a humanidade é subjugada, mas sua animação e cores imprevisíveis tornam uma aventura consistentemente emocionante. O final de Gurren Lagann tem uma reputação controversa dentro do fandom, mas com apenas 27 episódios, é uma farra fácil.

Relacionado: Tengen Toppa Gurren Lagann – Resenha

Macross Plus 

Macross Plus Alternativas de anime Mecha

Macross Plus apresenta todos os grampos de uma ópera espacial clássica de ficção científica. Uma longa guerra se desenrola entre humanos e alienígenas, e o uso de um mecha transformador parece ser a maior esperança de sobrevivência. Há um universo enorme em Macross Plus, mas consegue contar uma história que parece pessoal através dos olhos de seu protagonista piloto não convencional.

Macross Plus se beneficia de ser co-dirigido por Shinichiro Watanabe e apresenta uma trilha sonora de Yoko Kanno. Isso eleva automaticamente o assunto e, se nada mais, Macross Plus garante ser um espetáculo audiovisual satisfatório.

The Vision Of Escaflowne

The Vision of Escaflowne é um híbrido de gênero impressionante que pega o básico por trás do gênero mecha e o coloca em um ambiente de fantasia isekai com um pesado ângulo de romance que percorre tudo. Hitomi é uma colegial que acaba em um reino de fantasia devastado pela guerra, onde ela se alinha com um príncipe pensativo que pilota um mecha semelhante a um dragão.

Escaflowne é um forte exemplo de quão versátil o conteúdo mecha pode realmente ser. O anime tem uma dublagem em inglês bastante difamada, mas pelo menos expôs muitas crianças a essa estranha propriedade mecha da década de 1990.

Relacionado: 10 animes isekai pouco conhecidos pelo público!

FLCL

Alternativas de anime Mecha

Anime é um filtro fantástico para histórias delicadas de amadurecimento, onde o meio elegantemente descompacta questões humanas fundamentadas de maneiras criativas. A FLCL celebra seu curinga maior que a vida, Haruko, que explode na vida de Naota e muda para sempre o garoto.

A teatralidade mecha e o combate de alta tecnologia são visualmente deslumbrantes, mas os melhores momentos em FLCL são aqueles que são impulsionados pelo desenvolvimento de personagens e epifanias internas. As duas séries de acompanhamento do anime, embora não sejam tão fortes, ainda continuam efetivamente os temas do programa original. O fato de que mais duas sequências de FLCL estão a caminho é uma prova da reputação duradoura dessa propriedade mecha corajosa.

Full Metal Panic!

Full Metal Panic! Alternativas de anime Mecha

A série Mobile Suit Gundam da linha do tempo da Universal Century lida com o governo fraturado, a política complicada e a guerra palpável que é uma força motriz nesses shows particularmente bem. Pânico de Metal Completo! é outra série que não envolve apenas um poderoso mecha, mas toda uma milícia dessas máquinas precisas, cujos pilotos foram designados para uma missão muito incomum.

Esta força militar é responsável pela segurança de uma colegial aparentemente normal chamada Kaname. Pânico de Metal Completo! parece lindo e não deixa de ser bem-vindo, mas essa justaposição de gêneros e extremos extremamente diversos é onde o Full Metal Panic! se prova.

Relacionado: Full Metal Panic! Invisible Victory – Resenha

Gunbuster

Alternativas de anime Mecha

Gainax é um estúdio de animação que se destacou por meio de sua série de mecha subversiva, que incluiria Neon Genesis Evangelion. Gunbuster é uma série OVA de seis episódios que contém muito do mesmo DNA de Evangelion, até Hideaki Anno como diretor.

Gunbuster está fascinado com o preço que comprometer a vida de alguém com a guerra ou qualquer causa leva a um indivíduo e como uma causa pode consumir uma identidade. Isso é algo que a série Gundam não faria até consideravelmente mais tarde em sua execução com projetos como Mobile Suit Gundam Thunderbolt.

Em conclusão, essa é a nossa lista com as alternativas de anime Mecha além da franquia Mobile Suit Gundam! Conte para a gente: você já conhecia alguma obra dessa lista?

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here