Kemono Jihen – 1ª temporada – Resenha

844

Exibição Original: 10 de Janeiro de 2021 à 28 de Março de 2021
Título Original: Kemono Jihen | 怪物事変
Estúdio: Ajia-do Animation Works
Criação: Shō Aimoto | Direção da animação: Masaya Fujimori

No dia 28/03 chegou ao fim a primeira temporada de Kemono Jihen. Um dos animes desta temporada de inverno que trouxe muitas coisas interessantes. Kemono Jihen é uma adaptação do mangá de mesmo nome, criação de Shō Aimoto e tem sua adaptação animada pelo estúdio Ajia-Do.

RESUMO

A trama de Kemono Jihen nos mostra um mundo cheio de mistérios, onde yokais (demônios japoneses) vivem e interagem secretamente e teoricamente em paz entre os humanos. Kohachi Inugami é um kemono que possui uma agência de investigação com o intuito de resolver casos sobrenaturais. Em um destes seus trabalhos como detetive é convocado para ir até uma cidade do interior para solucionar supostamente um crime de assassinatos misteriosos de animais. Lá ele conhece o jovem Kabane Kusaka e se interessa pelo garoto.

Kabane é apelidado pelas crianças do local onde trabalha de Dorotabo (homenagem a um yokai que vive na lama). A alcunha é dada porque as outras crianças dizem que Kabane fede. Inugami acaba por descobrir coisas muito mais profundas sobre o garoto e então se interessa por ele com uma promessa de achar seus pais perdidos. Assim, Kabane agora trabalha também como detetive junto a outros kemonos: Shiki, Akira e Mihai.

TRAMA

Basicamente esta primeira temporada de Kemono Jihen nos apresenta os mínimos detalhes sobre o que são os kemonos, a variação das espécies e poderes e o que gerou a separação e o convívio dos mesmos. Com isso é claro dizer que o universo do anime é muito amplo (muito mesmo), mas ainda assim essa primeira temporada só perpassa por algumas explicações e lida mais afundo com as relações familiares dos pequenos detetives. Kemono Jihen é basicamente uma história sobre relações familiares e seus esforções em manterem quem ama vivo.

PERSONAGENS

A construção dos personagens é muito intrigante. Eles não seguem muito um padrão do que um shounen basicamente pede. Pela sua criação e característica (poderes e afins) Kabane é muito mais frio, deligado dos sentimentos. Isso traz até certa graça nos diálogos e ações entre os personagens. Akira é uma desconstrução completa do que um jovem do gênero masculino é sempre pregado para ser na sociedade (e isso não é nem questionado, seguindo uma naturalidade). Shiki é esquentado, porém com gigantescas fragilidades. Mihai é fora de um padrão do que é muito visto do que um vampiro tem que ser. Kon e Nobimaru são bem excêntricos na forma de lidar com seus concorrentes.

TRILHA E ANIMAÇÃO

A trilha não surpreende tanto, mas cumpre o papel fundamental de dar um pouco mais de adrenalina nos momentos de ação. Um ponto interessante é que nos diálogos entre os jovens, a trilha lembra um pouco os desenhos dos anos 90. A animação em Kemono Jihen segue um padrão entre os jovens, mas entre os adultos isso é diferente. Quase como uma amostra de que, aquelas crianças ainda não são formadas o suficiente. Um item muito interessante em questão da animação é a transfiguração de uma forma humana para um animal na qual alguns personagens possuem. Por ser um anime de mistério e sobrenatural, isso dá um impacto maior às cenas.

CONSIDERAÇÕES

Apesar de ser boa, esta primeira temporada de Kemono Jihen teve um comportamento de sempre demonstrar que vai entregar algo muito fantástico, mas ao fim de cada episódio termina em uma coisa muito mais supérflua. Talvez seja por ser uma “temporada introdutória” ao universo. É sentido uma falta também da utilização de elementos utilizando muito mais do terror, sobrenatural e mistério na qual o primeiro episódio entregou e foi pouco lembrado no decorrer dos episódios. Como a temporada termina, é esperado que já tenha a produção de uma segunda, e que ela entregue muito mais do universo dos kemonos e suas lutas com humanos também.

Siga o Meta nas redes e confira mais resenhas de anime aqui.

Análise Crítica
Data
Título Original
Kemono Jihen
Nota do Autor
31star1star1stargraygray

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here