One Piece 1053 – Os Novos Imperadores!!! | Análise

One Piece 1053

Sempre que os spoilers começam a vazar, surgem diversos falsos por aí. Este capítulo, por teoricamente ser aquele que encerraria o arco antes do hiato, gerou uma expectativa maior. Muitos queriam saber o valor das novas recompensas e quem seriam os novos Yonkous. Assim, ainda no domingo, eu vi todo tipo de coisa na Internet e supostos valores de cartazes. Porém, o que mais me chamou atenção e que pareceu imediatamente verdadeiro, foi a grande notícia de One Piece 1053: Temos Buggy como um dos Imperadores!

Mas, vamos por partes.


A trindade de 3 bilhões

Começamos o capítulo vendo a reação do Governo Mundial aos cartazes do Luffy com sua forma do Gear 5th. Nessa cena é mencionado o fato de que o Governo pediu que fosse removido o “D” do nome. Eu não lembro se mencionei isso na minha análise do arco de Drum, mas já naquela época, com a menção de que Gold Roger na verdade era Gol D. Roger, algo soou estranho. Era a primeira grande pista de que o nome dos “D” era importante e que o governo tentou esconder. Porém, simultaneamente, gerou uma problemática de porquê isso não continuou a ser feito. De repente, em One Piece 1053, após Luffy ter tocado o terror em diversos momentos, é que o Governo percebeu que ele tem o “D” no nome? Por que não escondeu isso desde o início?

Além disso, o desespero do governo quanto a forma do Luffy também soa estranha. Se a fruta estava desconhecida a séculos, qual exatamente é a preocupação das pessoas em ver o Despertar do Luffy? Lembrando que no universo de One Piece, aparências bizarras não significam nada. Então, a forma do Luffy que possui uma origem desconhecida pela maioria não significa nada. Esse início de capítulo, portanto, se esforça pra mostrar o Governo em desespero, porém não justifica ele. Além disso, escacara um problema do início do anime envolvendo os “D”.

3 Bilhões é pouco?

Ainda no início do capítulo, é mostrada a nova recompensa do Luffy, Kid e Law, com os três tendo o mesmo valor. Isso gerou uma certa polêmica. Afinal, Luffy já possuía uma recompensa muito maior que os outros dois. Não se trata, todavia, de uma incoerência. Pra início de conversa, não é inteligente tentar aumentar as recompensas de maneira proporcional, mantendo a diferença entre os três.

O motivo de aumentar suas recompensas não se deve aos seus bandos ou influência e sim, na verdade, é uma reação de emergência do Governo Mundial aos três. Luffy, Kid e Law foram consideradores os líderes da queda de dois Yonkou, sem que um seja considerado mais líder do que o outro. Assim, o Governo não está nem ai para qual era a recompensa anterior ou quem derrotou quem, eles só querem as cabeças dos três responsáveis e por isso o valor alto e igual para eles.

É claro que nós, leitores, sabemos como tudo ocorreu, mas temos que sempre tentar analisar as coisas do ponto de vista dos personagens. Lá, no mundo de One Piece, foi relatado a derrotado de Kaidou e Big Mom pelos três capitães. Talvez o Governo ache Luffy mais perigoso, até mesmo pela sua fruta, mas a população em geral não faz essa diferenciação. Assim sendo, os três são considerados igualmente responsáveis e consequentemente têm a mesma recompensa.

Finalmente, Pluton!

Seguindo o capítulo, temos parte da festa no país. Pra esse texto não virar um livro, eu vou ignorar estes detalhes. Durante a festa, temos Nico Robin e a revelação do pai de Oden (que ninguém liga). Porém, logo ali, há o Poneglyph ao fundo. Não dá pra saber se é o vermelho ou azul, mas provavelmente deve ser o vermelho. Mas, mais importante do que isso, há uma revelação de que, lá em Alabasta, Robin descobriu que Pluton estava em Wano. O motivo da personagem nunca ter mencionado isso pra ninguém? Talvez nunca saberemos!

Esta revelação, porém, dá indícios de que dificilmente o arco de Wano acabará imediatamente. Com isso, devemos ter finalmente algum desenvolvimento envolvendo as Armas Ancestrais. Acredito que Pluton ficará sob posse de Wano ainda, sendo usado numa eventual guerra final e dando um grande papel a Momonosuke nisso tudo. É difícil teorizar além disso, já que ainda não sabemos qual é a ideia de Oda para as Armas.

Ryokugyu apresentado oficialmente

Indo mais além, temos a apresentação oficial do último Almirante restante. Assim como os demais, Oda só nos dá seu apelido e nome verdadeiro. Não há muitas informações sobre seus poderes, além do fato dele absorver energia dos prisioneiros. Aliás, o fato de tudo ocorrer em Udon mostra que todos eles foram presos e dificilmente receberam tratamento médico. Nesse caso, é totalmente fora da casinha argumentar o poder do Almirante somente por “derrotar” King e Queen.

Sobre a fala do personagem, onde ele diz “meros comandantes”, está claro que é algo pessoal. O personagem está engrandecendo a si mesmo e, por não se tratar de uma fala do narrador, não pode ser levado como verdade absoluta. Além disso, tal cena serve para a tradicional introdução badass dos Almirantes. Lembrando que, sempre que eles são introduzidos, costumam ter grandes cenas e falas. Assim sendo, o possível “Nível Almirante” ainda não foi bem esclarecido e não podemos assumir que ele derrotaria King e Queen sozinho se eles estivessem inteiros.

Chama a atenção o curioso fato do personagem estar buscando a aprovação do Akainu. Tal fala muda nossa perspectiva do papel dele em Wano, que poderia soar algo mais amigável, mas imediatamente muda para hostilidade. Imaginamos que, dificilmente, teremos um clima amigável entre ele e os piratas da ilha. Pode ser que alguém interfira e algo grande ocorra ainda, indicando o próximo passo para o bando ou acelerando a sua partida de Wano.

Os Novos Imperadores

One Piece 1053 - Os Novos Imperadores

Agora a grande polêmica de One Piece 1053, Buggy e Luffy são declarados os novos Imperadores no lugar de Big Mom e Kaidou. A primeira coisa interessante é o fato dos dois antigos Imperadores rapidamente serem descartados. Morgans até menciona o navio da Big Mom, então talvez Mama ainda esteja viva, mas Kaidou pelo jeito não volta mais. Já sobre Luffy, neste ponto entra aquilo que foi ignorado em sua recompensa, que é sua influência, declarando territórios como seu. Além disso, sua Grande Frota do Chapéu de Palha e, claro, sua luta com Kaidou. As motivações para a recompensa e para sua nomeação em Yonko são diferentes. É importante fazer essa diferenciação.

Já sobre Buggy é complicado falar. Primeiro de tudo, o Almirante Ryu fala que o mundo lá fora está uma bagunça. Fala essa que não está logo abaixo da notícia sobre os Yonkou atoa. Nitidamente houve algo durante a caça aos Shichibukais e que levou Buggy a sua nova posição. Criticar isso sem antes saber as motivações é complicado. Até o momento, Oda conseguiu construir o caminho de Buggy de maneira convincente. De certa forma, temos ele, Luffy e Barba Negra sendo construídos paralelamente, como eu mencionei na minha lista de melhores vilões de One Piece. São personagens diferentes, crescendo por motivos diferentes e atingindo, agora, o mesmo nível de influência no mundo.

A piada foi longe demais em One Piece 1053?

De novo, como eu mencionei antes, é difícil julgar sem saber o que ocorreu. Todavia, é verdade, Oda deve ter que justificar bem este acontecimento. Já tínhamos visto que os Shichibukais não eram lá tudo isso antes de Buggy ser um deles. Havia justificativas prévias e um trabalho em cima do acontecimento. Já aqui Oda inverte as coisas e simplesmente joga a notícia para o leitor. É uma tática arriscada, visto que pode acabar diminuindo um pouco o tamanho dos Yonkou. Obvio que Buggy não é tão fraco quanto em sua primeira aparição, mas ele tão menos é do mesmo nível dos outros três.

A grande questão é que, até o momento, Buggy já demonstrou ser um personagem muito importante para a história e que deve ter um papel importante mais a frente. Até aqui, ele parece mais com o Barba Branca do Luffy do que o Katakuri como muitos acreditam. Será que os dois ainda se unirão para derrotar o Barba Negra e vingar uma eventual morte do Shanks? Buggy nunca saiu da história e One Piece 1053 mostra que sua presença ainda deve se tornar uma constante maior!

Em Conclusão

Para encerrar, entramos no hiato. Como eu mencionei no capitulo anterior, o hiato e só uma compensação dos diversos capítulos seguidos. Na prática, dá no mesmo. Porém, aqui no Meta Galaxia, continuaremos com conteúdo de One Piece durante este mês. Traremos as análises faltantes dos arcos do nosso Guia Completo Para Assistir One Piece. Pra matar a saudade do anime e de arcos antigos vale a pena, não? Todavia, fica a ansiedade para o retorno. Em síntese, o próximo capítulo será o começo do fim!

Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul...Amante de infinitas coisas, desde animes, games, filmes, séries, música, futebol, literatura...Toda e qualquer uma dessas artes, mas, principalmente, a escrita, que torna minhas palavras imortais igual ao meu tricolor!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here