Por que Donquixote Doflamingo tem o melhor arco de vilão em One Piece

One Piece está cheio de personagens bem elaborados, mas não há antagonista melhor desenvolvido na personificação do mal como Doflamingo.

Donquixote Doflamingo

Por que Donquixote Doflamingo tem o melhor arco de vilão em One Piece

Ao considerar cada vilão em One Piece, famoso shounen de Eiichiro Oda, que é uma lista longa dentro, há um em particular que se destaca em termos de motivações, desenvolvimento do personagem e nível de dimensões dinâmicas. Donquixote Doflamingo já chegou relativamente cedo no grande esquema no capítulo 233, quando ele chegou para o encontro entre os Sete Senhores da Guerra do Mar em Mary Geoise. Durante a Guerra dos Melhores em Marineford, ele se mostra um combatente sádico e perigoso, mas demoramos para saber sobre suas motivações. Não foi até depois do salto de dois anos que a cativante história de Doflamigo se revela aos leitores e aos fãs da adaptação em anime. Basicamente, podemos afirmar que Donquixote Doflamingo tem o melhor arco de vilão em One Piece!

Existem muitos personagens dentro do vasto mar do One Piece World com histórias escritas de forma excelente. No entanto, quando se trata de antagonistas, a trama comovente de Doflamingo está um nível acima do resto. Não só descobrimos as suas motivações, como também há um forte contraste com seus comportamentos em comparação com seu irmão, Donquixote Rosinante. Essa notável diferença entre os dois irmãos apenas torna Doflamingo mais interessante do ponto de vista psicológico. De uma criança equiparada ao status de um Deus, a um dos chefes criminosos mais desonestos, sua jornada é repleta de turbulência emocional, interações distorcidas e o questionamento de traumas psicológicos.

Por que Donquixote Doflamingo tem o melhor arco de vilão em One Piece!? Antes de continuarmos, válido comentarmos que poderá ter spoilers no texto. Entrando agora no universo de One Piece? Se sim, então confira em nosso portal: Guia completo para assistir One Piece. A adaptação para anime está disponível atualmente para Crunchyroll.

De divino a mortal

Trauma infantil é um tema comum no famoso shounen de Eiichiro Oda. Quase todos os membros dos Piratas do Chapéu de Palha sofreram a perda de um ente querido. Por exemplo, a mãe de Sanji morreu e sofreu abusos por seu pai, Vinsmoke Judge. Além disso, Arlong matou a mãe adotiva de Nami e toda a casa de Nico Robin foi destruída. Todas essas situações podem ter levado o personagem a se sentir perseguido pelo mundo, ou por uma certa parte. No entanto, eles foram capazes de separar as ações de alguns das intenções de todos. A mente de Doflamingo não funcionou da mesma maneira.

O pai de Doflamingo, Donquixote Homing, tirou sua família da segurança da vida do Dragão Celestial e pretendia viver entre as pessoas comuns do mundo. Embora essa decisão pareça nobre na superfície, a ignorância do efeito que essa ação teria em sua família levou ao seu colapso. A mãe de Doflamingo morreu de uma doença. Depois disso, a família foi espancada por sua conexão com os Dragões Celestiais e, eventualmente, Doflamingo tirou a vida de Homing. Este trauma alterou o cérebro já arrogante de Doflamingo, torcendo-o para buscar ódio e vingança sobre a compreensão lógica dos corações dos outros. Ou seja, é quase impossível falarmos que ele não teve motivos de sentir raiva do mundo.

Donquixote Doflamingo Jamais via a Ironia da Perseguição

Ao contrário de Homing, Doflamingo foi incapaz de ver a ironia de sua situação. Ambos os personagens eram ignorantes à sua maneira. Homing não possuía a capacidade de se conectar com aqueles de um status social inferior. Já Doflamingo foi incapaz de fazer a conexão em como sua perseguição era graças ao tratamento que as pessoas sofreram nas mãos do Dragão Celestial. Na verdade, o comportamento das pessoas não era totalmente justificável, mas ainda assim compreensível em algum nível. Neste ponto, Doflamingo foi despojado de todo o seu poder e status, os Dragões Celestiais negaram os pedidos de ajuda de Homing e seu mundo inteiro foi despojado até os ossos. Em vez de refletir sobre por que o mundo o tratou dessa maneira, ele simplesmente negou que o tratasse.

Como Donquixote Doflamingo se desenvolveu desde sua infância traumática

Como afirmado anteriormente, Doflamingo não foi o único que sofreu com o trauma da infância. Ao contrário de alguns dos personagens mencionados acima, Doflamingo não estava cercado por aqueles que lhe mostravam amor e aceitação, ou sob a proteção de uma pessoa empática com sua situação. Doflamingo encontrou consolo naqueles que reafirmaram seu status celestial. O nascimento dos Piratas Donquixote veio de uma divindade percebida de Doflamingo aos olhos de Vergo, Trebol, Pica e Diamante. Seu Haoshoku Haki significava que ele foi ordenado para a grandeza.

Há uma sensação de manipulação psicológica na ascensão de Doflamingo. Os Dragões Celestiais acreditavam ser deuses, uma crença certamente arraigada em Doflamingo, e sua mentalidade era tão cimentada que mesmo quando à beira da morte nas mãos de uma multidão, ele ainda procurava usar seu antigo status como uma arma. O desmantelamento distorcido de sua mentalidade veio duplo – sua incapacidade de mais uma vez ser recebido em Mary Geoise e o status divino colocado sobre ele por sua futura tripulação. Esses cenários conflitantes significavam que ele era um ser só dele, um indivíduo solitário incapaz de se conectar emocionalmente com qualquer pessoa.

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here