O que é Shounen? E quais seus principais títulos?

O que é Shounen? E quais seus principais títulos?

37

Blue exorcist - que é Shounen

O que é Shounen? E quais seus principais títulos?

Então, vamos para mais uma publicação falando sobre a categoria demográfica dentro do mundo dos animes e mangás? E a principal pergunta é: você sabe o que é shounen e, alémdisso, sabe quais são seus principais títulos?

Em primeiro lugar, as expressões shounen, seinen, shoujo e josei servem para indicar uma categoria demográfica (ou demografia). E demografia está relacionado ao público-alvo de cada obra. Anteriormente, publicamos a matéria que fala o que é Seinen e seus principais títulos e também o Top 15 animes Seinen, que são um “tipo” de obras adultas.

No mundo ocidental, basicamente então é como falarmos de classificação indicativa. E certamente você não quer colocar animações violentas para as crianças da casa, correto? Então acompanhe nossas matérias para compreender cada uma dessas expressões!

O que é shounen?

Shounen é a expressão que diz que as obras são direcionadas ao público juvenil, principalmente os rapazes adolescentes. Uma obra shounen tende a possuir como principais características: muita ação, muitas lutas e personagens poderosos.

É interessante notar que, mesmo sendo focado ao público juvenil, tais obras costumam ser tão boas que acaba englobando mais faixas etárias. Sim, teoricamente é para o público entre 12 a 18 anos, mas alguém que acompanha Dragon Ball ou One Piece desde a sua adolescência não para de assistir após fazer 18 anos. Então, é comum ver pessoas na faixa dos 20 e 30 anos acompanhando, ou até mesmo uma pessoa com mais de 40 anos fazendo cosplay dos personagens de Dragon Ball.

Outra curiosidade certamente legal é que muitos dos animes que ganham dublagem brasileira pertence ao shounen. Inclusive, um grande shounen do momento é One Piece. Além de ter recebido a dublagem brasileira, recentemente foi divulgado o elenco de One Piece da Netflix.

Cuidado: muitos animes e mangás de ação podem ser assistidos por crianças e adolescentes, mas desde que seja shounen! Portanto, recomendo cuidado e que sempre confiram a classificação indicativa! E não existe nenhuma obra shounen que seja +18, então se atentem às listas que mostram animes como Death Note como se fosse shounen. Muitas obras, como por exemplo Death Note, Platinum End e Elfen Lied, são obras adultas!

Os principais títulos shounen:

Dito isso, vamos então conhecer os principais títulos shounen?

1. One Piece

One piece - o que é shounen

Disponível: Netflix e Crunchyroll

A famosa e amada franquia criada por Eiichiro Oda, que começou em 1997 com o lançamento do mangá e que, posteriormente, foi adaptado em um OVA em 1998 e no anime, transmitido no Japão desde 1999.

A história narra Monkey D. Luffy, um jovem que, inspirado pelo poderoso pirata Shanks, sai em uma grande aventura do mar East Blue para encontrar o One Piece e proclamar-se o Rei dos Piratas.

Trailer da live-action da Netflix:

2. Dragon Ball Z

Dragon Ball Z

Disponível: Crunchyroll

Quando as forças do mal mais poderosas da galáxia descobrem os poderes de concessão de desejos de Dragon Ball, elas os procuram em busca da imortalidade. Apenas o guerreiro Saiyan, Goku, pode detê-los – mas ele terá poder suficiente para salvar o universo inteiro da aniquilação?

Muitas vezes considerado uma das maiores séries de anime de todos os tempos, Dragon Ball Z é uma adaptação animada do lendário mangá de mesmo nome. Lançado pelo artista Akira Toriyama em 1989, Dragon Ball Z é uma continuação da franquia Dragon Ball.

3. Blue Exorcist

Blue exorcist - o que é Shounen

Disponível: Netflix, Funimation e Crunchyroll

Blue Exorcist é uma série de mangá escrita e ilustrada por Katou Kazue. A fantasia sobrenatural é sobre Rin Okumura, um adolescente que descobre que é o filho de Satã e também o herdeiro dos poderes de Satã. Quando Satã mata o pai adotivo de Rin e de seu irmão gêmeo, então decide se tornar um exorcista para derrotar seu pai.

Posteriormente, a obra teve a adaptação em anime pelo estúdio A-1 Pictures em 2011.

4. Saint Seiya

saint seiya - o que é shounen

Disponível: Netflix

Eis aqui uma obra nostálgica! Quem não assistiu a animação na TV aberta? Saint Seiya, mais conhecida no Brasil como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa de mangá e anime escrita e ilustrada por Masami Kurumada. A primeira publicação do mangá foi em dezembro de 1985 e, em seguida, adaptada para anime de 114 episódios pelo estúdio Toei Animation (o mesmo que produziu Dragon Ball) entre 1986 e 1989.

A aventura fantástica é centrada em um órfão chamado Seiya, forçado a ir ao Santuário na Grécia para então obter a Armadura de Bronze de Pégaso, uma veste usada pelos Cavaleiros da deusa grega Athena.

Após despertar o poder dos Cavaleiros, Seiya se torna o Cavaleiro de Pégaso e retorna ao Japão para encontrar sua irmã mais velha, pois esta havia desaparecido no mesmo dia em que ele foi ao Santuário. Mas para obter ajuda para encontrá-la, Seiya precisará participar de um torneio chamado de Guerra Galática. Com o sucesso do mangá e do anime, posteriormente a franquia teve continuações!

Inclusive, a franquia tem um fã clube brasileiro: Os Cavaleiros do Zodíaco – CavZodiaco.com.br.

5. Naruto

Naruto

Disponível: Netflix

A aventura fantástica do ninja favorito do público. A série de mangá foi escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto entre 1999 a 2014 e conta a história de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que procura por reconhecimento e sonha em se tornar Hokage. A história é dividida em duas partes: os anos de sua pré-adolescência e, em seguida, a sua adolescência. O anime estreou no Japão em 3 de outubro de 2002.

Se você gostou da matéria, então não deixe de comentar e de compartilhar com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here