Saiba 10 curiosidades incríveis sobre o Studio Ghibli

Agora, o catálogo da Netflix conta com os filmes do Studio Ghibli, então não poderíamos deixar de falar 10 curiosidades incríveis!

a viagem de chihiro - curiosidades Studio Ghibli

Saiba 10 curiosidades incríveis sobre o Studio Ghibli

O streaming Netflix está trazendo para sua plataforma vários filmes e séries de animes. Desde o sucesso de Castlevania, a plataforma resolveu então investir muito mais nisso! Podem ser animes novos e originais da própria Netflix, mas também de outros estúdios. Agora, o catálogo do streaming conta com os filmes do Studio Ghibli, então não poderíamos deixar de falar 10 curiosidades incríveis!

Afinal de contas, o Studio Ghibli é referência para inúmeros estúdios de animação! O Studio Ghibli é responsável pela produção de uma série de obras maravilhosas, e que muitos fãs consideram como os melhores filmes animados já criados. Dentre suas produções, podemos citar por exemplo os clássicos Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro e Meu Amigo Totoro. As produções contaram principalmente com os diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata.


A história por trás do nome Studio Ghibli

Studio Ghibli

Originalmente, Ghibli é uma palavra italiana. A expressão se refere ao vento de verão que vem do Deserto do Saara e que afeta muitos países do norte da África e do sudeste europeu. Além disso, Ghibli foi o apelido de uma aeronave da Segunda Guerra Mundial. Esse nome foi escolhido para indicar as ambições de se tornar uma grande força na indústria de animação! Bom, acho que conseguiram, concorda?

Por que Hayao Miyazaki boicotou o Oscar?

Hayao Miyazaki

A Viagem de Chihiro (Spirited Away), lançado em 2001, foi nomeado pela academia do Óscar na categoria de melhor animação. Entretanto, Hayao Miyazaki se recusou a ir à cerimônia. Isso surpreendeu a muitos, mas teve um motivo: ele simplesmente odiava o envolvimento dos Estados Unidos com a Guerra do Iraque. O lendário cineasta não pisou nos Estados Unidos até 2009, quando foi convidado por seu amigo John Lasseter para participar da San Diego Comic-Con.

Os seus filmes possuem muitos ideais pacifistas. Então, não podemos nos surpreender com esse boicote de Hayao Miyazaki.

Por que Hayao Miyazaki está saindo da aposentadoria?

Hayao Miyazaki

Vidas ao Vento (The Wind Rises, 2013) seria o último longa-metragem de Hayao Miyazaki. Entretanto, desejando presentear seu neto, o diretor de 81 anos retornou ao mercado para produzir um novo filme. Esse novo filme se chama How do you Live?. O filme é baseado no romance de 1937 de Yoshino Genzaburo; além disso, está em desenvolvimento desde 2016 e ainda não tem uma data de lançamento. A produção está um pouco lenta, mas isso deve a idade avançada de Miyazaki. Afinal, não deve ser fácil manter o mesmo ritmo de trabalho de quando mais jovem!

Uma descoberta da ciência chamada Totoro

meu amigo totoro

Totoro, de Meu Amigo Totoro, é o mascote do estúdio. Ele também se tornou um dos ícones da cultura pop. Sua fama permitiu que recebesse uma homenagem: uma espécie de verme de veludo oriundo do Vietnã, descoberta em 2013, recebeu o nome de Eoperipatus Totoro a pedido dos cientistas que descobriram a criatura.

Inclusive, Meu Amigo Totoro é um dos mais importantes títulos kodomo de todos os tempos!

Nausicaa do Vale do Vento

 Nausicaa do Vale do Vento

É comum associar Nausicaa do Vale do Vento ao Studio Ghibli, entretanto, o filme não é do estúdio! A obra teve seu lançamento no ano 1984, pela Topcraft, com direção de Hayao Miyazaki. Isso foi um ano antes da abertura do Studio Ghibli. Bom, há um motivo para a confusão: muitos dos elementos e temas presentes no filme foram explorados mais a fundo pelo diretor em filmes posteriores. Então, isso faz com que Nausicaa parecesse parte do catálogo. Além disso, há quem acredite que seja essencial para a compreensão dos demais filmes do Studio Ghibli.

Onde tudo começou

Nausicaa

O estúdio surgiu das cinzas de Topcraft; apesar do sucesso de Nausicaa do Vale do Vento a empresa faliu em 1985, então foi onde os diretores Hayao MiyazakiToshio Suzuki e Isao Takahata acabaram por comprá-lo e mudaram seu nome para Studio Ghibli.

A política de não haver cortes, uma das curiosidades mais interessantes sobre Studio Ghibli

princesa mononoke

Ao levar os seus filmes animados ao exterior, o estúdio tem uma política rígida contra cortes e reedições. Nisso, é inclusa a necessidade das traduções serem o mais próximo possível das palavras e ideias originais usadas nos filmes.

Essa política veio à tona quando a Miramax distribuiu Princesa Mononoke e o ex-produtor Harvey Weinstein insistiu em fazer cortes no filme. Em resposta, ele recebeu uma resposta incomum: uma katana com a mensagem “Sem cortes”. Ainda bem, pois esse filme é lindo e é triste cortar parte do trabalho árduo de alguém.

A quem Studio Ghibli influenciou

 Super Mario

O impacto dos filmes do estúdio influenciam muitas pessoas, em principal as novas gerações de animadores, mas vão além da animação. Nos jogos, Shigeru Miyamoto, criador de Super MarioThe Legend of Zelda e muitas outras obras da Nintendo, citou as obras do estúdio como inspiração. Além disso, a estética e a história de Nausicaa do Vale do Vento também inspiraram  Hironobu Sakaguchi quando criou Final Fantasy. Há diretores com foco em cinema live-action também fizeram tributo ao Miyazaki e ao estúdio.

Os fundadores sobreviveram a bombardeios

Túmulo dos Vaga-Lumes - Saiba 10 curiosidades incríveis sobre o Studio Ghibli

Hayao Miyazaki nasceu em 1941, enquanto Isao Takahata nesceu em 1935. Ambos estavam vivos para ver a Segunda Guerra Mundial e, infelizmente, ambos viveram ataques de bombardeios. Esses eventos tiveram um efeito maciço sobre eles e seus trabalhos. Você pode esse triste efeito no filme Túmulo dos Vaga-Lumes de Isao Takahata. O filme trata de um irmão e uma irmã que sobrevivem no Japão depois de perder a mãe e o lar por um ataque a bomba.

Um jogo em parceria com o Studio Ghibli

Ni no Kuni - curiosidades Studio Ghibli

Em 2010 a empresa japonesa Level-5 junto do Studio Ghibli, lançou o jogo Ni no Kuni: Wrath of the White Witch para Nintendo DS, distribuído mundialmente pela empresa Bandai. O estúdio foi responsável por desenvolver o conceito e arte do jogo!

Em conclusão, essas são as curiosidades incríveis sobre o Studio Ghibli! O que vocês acharam? Além disso, qual seu filme favorito deles? Conte para a gente!

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas gótica e gamer. Aqui no Meta Galáxia, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, análises de animes e jogos, curiosidades e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here