Resenha de Barbie (2023), filme protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling

Ryan Gosling e Margot Robbie em Barbie (2023)
Ryan Gosling e Margot Robbie em Barbie (2023)

Resenha de Barbie (2023), filme protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling

Oi, Barbie! Oi, Ken! Boas vindas à fantástica Barbielândia, onde tudo é cor-de-rosa e feliz! Ao menos, parece que a felicidade reina… Finalmente, chegou aos cinemas brasileiros o filme da Barbie (2023) estrelado por Margot Robbie! Greta Gerwig, uma cineasta inegavelmente talentosa que presenteou o público global com filmes inovadores, tem sido elogiada por seu trabalho nessa produção – que já virou um dos maiores sucessos de bilheteria aqui no Brasil. Além disso, o filme venceu o Globo de Ouro 2024 em duas categorias e está concorrendo ao Óscar! Cuidado, pois há leves spoilers abaixo!

Procurando por mais conteúdos relacionadas à icônica Barbie? Se sim, então confira em nosso portal:

Ficha técnica de Barbie (2023)

Primeira imagem oficial de Barbie. Imagem: Divulgação
Lançamento nos cinemas brasileiros: 19 de julho de 2023
Direção: Greta Gerwig
Roteiro: Greta Gerwig e Noah Baumbach
Elenco Principal: Margot Robbie, Ryan Gosling, America Ferrera e Ariana Greenblatt
Gêneros: Aventura, Comédia, Família
Duração: 1h 55min
Não recomendado para menores de 12 anos

As Barbies e Kens do filme:

  • Margot Robbie como a Barbie principal;
  • Issa Rae como Barbie Presidente;
  • Alexandra Shipp como Barbie Escritora;
  • Emma Mackey como Barbie Física;
  • Dua Lipa como Barbie Sereia;
  • Sharon Rooney como Barbie Advogada;
  • Hari Nef como Barbie Doutora;
  • Ana Cruz Kayne como Barbie Juíza;
  • Ritu Arya como Barbie Jornalista;
  • Ryan Gosling como Ken principal;  
  • Simu Liu também interpreta o boneco Ken;
  • Kingsley Ben-Adir como Ken;
  • Ncuti Gatwa também interpreta Ken; 
  • Scott Evans como Ken.
  • Michael CeraEmerald Fennell, Will Ferrell e John Cena completam o elenco da produção.

Filme vencedor do Globo de Ouro 2024 nas categorias:

  • Melhor realização cinematográfica e em bilheteria
  • Melhor Canção Original em filme, com ‘What was I made for?’ de Billie Eilish e Finneas O’Connell

Filme indicado ao Óscar 2024 nas categorias:

  • Melhor Filme
  • Ryan Gosling como Melhor Ator Coadjuvante
  • America Ferrera como Melhor Atriz Coadjuvante
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • “I’m Just Ken”, de Mark Ronson e Andrew Wyatt, como Melhor Canção Original
  • “What Was I Made For?”, de Billie Eilish e Finneas, como Melhor Canção Original
  • Melhor Figurino
  • Melhor Design de Produção

Sinopse:

No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Margot Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela sai de Barbieland. Forçada a viver no mundo real, Barbie precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca – pelo menos ela está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), que parece cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de cada um.

Barbie – Filme 2023 – AdoroCinema

Enredo de Barbie

Na cativante adaptação live-action da boneca mais famosa do mundo, estamos imersos nas rotinas diárias de nossa protagonista na Barbielândia, um reino encantador onde todas as variações da boneca coexistem harmoniosamente, e suas únicas preocupações giram em torno de escolher o traje mais elegante para socializar com seus companheiros e saborear festas sem fim. Todas as noites são as noites das garotas, onde elas poderão se divertir e dançar coreografias já prontas com os seus respectivos Kens e com seus amigos – que seriam as representações das outras bonecas da Mattel. Conforme as Barbies acreditam, elas colaboraram para que o “mundo real” fosse perfeito e que todas as mulheres eram felizes e trabalham no que realmente gostam. Dessa forma, elas acreditam que podem aproveitar suas vidas à vontade.

No entanto, uma boneca em particular, retratada por Margot Robbie, embarca em uma jornada de autodescoberta, gradualmente percebendo que sua vida aparentemente perfeita pode não ser tão idílica quanto parece. Aparentemente sem razão alguma, ela começa a pensar na morte e a sua vida começa a ficar de cabeça para baixo. Seus pés não ficam mais tão perfeitos e ela começa a ter celulites.

Essa revelação desperta introspecção e preocupação entre suas colegas bonecas. Eventualmente, sua vida dentro do mundo rosa começa a se transformar, levando-a a deixar o seu lar. Em uma referência a Matrix, a chamada Barbie Estranha a diz que ela precisará ir ao mundo real e descobrir quem seria a garota que está brincando com ela. Ela oferece dois sapatos: o salto alto cor-de-rosa para que ela permaneça em sua vida, ou um chinelão horrível e marrom, mas que ela precisará para descobrir a verdade sobre o que está ocorrendo. Inicialmente, a nossa Barbie protagonista preferiu o salto alto.

Barbie (2023) faz referência a Matrix
Barbie (2023) faz referência a Matrix

O mundo real dos humanos

Lançada no mundo real, Barbie enfrenta os desafios de existir além dos limites de ser apenas uma boneca, embora encontre consolo na presença inabalável de seu leal e querido companheiro, Ken, interpretado por Ryan Gosling, que se torna cada vez mais cativado por sua nova realidade. Mas… como podemos dizer? Aí que mora o problema. Ken também está cansando de não saber quem ele é, cansando de ser apenas um Ken aleatório, e acabará dando problemas futuramente, mesmo que não seja exatamente por maldade.

Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar no mundo real, onde todos os funcionários da Mattel parecem loucos e com dificuldades também de achar todas as respostas para as suas perguntas! Inclusive, uma das coisas mais legais do filme foi que parte de suas respostas vieram de Ruth Handler. Sim, o filme prestou homenagem aos fundadores da Mattel e criadores da boneca Barbie, o casal Ruth Handler e Elliot Handler.

Greta Gerwig explica o real significado de seu filme da Barbie

Greta Gerwig compartilha o verdadeiro significado do filme da Barbie (2023) e destaca a importância central da relação mãe-filha. No filme, a icônica boneca Barbie ganha vida e mergulha na busca de compreender seu propósito e seu lugar no mundo. Como uma admiradora de longa data da Barbie, Gerwig explora diversas perspectivas da boneca ao longo da história.

Durante uma entrevista exclusiva ao Screen Rant sobre o filme Barbie, Greta Gerwig revela como a relação mãe-filha está intrinsecamente ligada ao DNA do filme e da própria boneca. Ela expressa seu desejo de explorar os momentos de triunfo e confronto que permeiam a trajetória da Barbie. Através do relacionamento mãe-filha, Gerwig conseguiu abordar as diferentes opiniões sobre a Barbie que surgem em diferentes gerações. Abaixo, você encontrará a citação completa e a entrevista com Gerwig.

Sim, porque a Barbie foi inventada em 1959 e vai até agora, havia uma maneira que eu queria percorrer a evolução do que a marca tem sido e lidar com diferentes momentos de triunfo e discussão ao longo do caminho. Acho que, para mim, foi como: “Como essa boneca, esse ícone, existe em ambos e, não em um ou?”
Porque muitas vezes com super-heróis, ou você é um herói ou um vilão, ou você é mau ou bom, e eu fico tipo, “Bem, e se ela for complicada como todo mundo?” Eu acho que estava incorporando isso, geracionalmente. E então, acho que o tipo de parte geracional também era inerente à história, porque seria apenas uma história de mãe e filha em seu cerne, porque Ruth Handler a inventou para sua filha. Então, parecia que estava cozido.

Greta Gerwig

Compensou assistir ao filme?

Ryan Gosling em Barbie (2023)
Ryan Gosling em Barbie (2023)

Barbie (2023) é uma ousada e empolgante reinvenção da icônica boneca, impulsionada pelas brilhantes performances de Margot Robbie e Ryan Gosling. Este live-action desafia todas as expectativas ao oferecer uma narrativa inteligente, repleta de referências a filmes clássicos como Matrix, adicionando camadas fascinantes à história de Barbie. Sob a direção habilidosa, o filme encontra o equilíbrio perfeito entre a nostalgia e a inovação, oferecendo aos espectadores uma experiência cinematográfica única. Embora oficialmente não seja voltado para o público infantil, essa nova abordagem ousada de Barbie mostra como é possível reinterpretar personagens queridos para a geração atual. Com uma mistura cativante de ação e humor, Barbie (2023) conquista seu lugar como uma peça notável na história do cinema.

Obrigada por ler até aqui! Você sabia que o portal Meta Galáxia possui muitas resenhas e análises – além de muitas notícias sobre a cultura geek e nerd? As nossas últimas resenhas de filmes foram: Resenha de Oppenheimer (2023), drama histórico protagonizado por Cillian MurphyResenha de Barbie (2023), filme protagonizado por Margot Robbie e Ryan GoslingDomingo à Noite, uma história familiar Resenha: Compensou assistir Super Mario Bros O Filme (2023)?? Se procura por mais filmes legais, confira em nosso portal: Marte Um: ResenhaPorto Príncipe escancara os preconceitos sutis do cotidianoBroker – Uma Segunda Chance: Resenha e Eu Também Às Vezes Quero Sumir. Não podemos nos esquecer da Crítica de Duna (2021): O que achamos do novo filme de Denis Villeneuve, adaptação do livro de Frank Hebert e da Resenha de Duna 2 (2024): O que achamos do novo filme de Denis Villeneuve, adaptação do livro de Frank Hebert. Além disso, você também pode ler a nossa matéria: Critérios – Como fazemos Críticas e Análises.

ANÁLISE CRÍTICA - NOTA
Barbie (2023)
Austra Caroline
Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕
resenha-de-barbie-2023-protagonizado-por-margot-robbie-e-ryan-goslingBarbie (2023) é uma ousada e empolgante reinvenção da icônica boneca, impulsionada pelas brilhantes performances de Margot Robbie e Ryan Gosling. Este live-action desafia todas as expectativas ao oferecer uma narrativa inteligente, repleta de referências a filmes clássicos como Matrix, adicionando camadas fascinantes à história de Barbie. Sob a direção habilidosa, o filme encontra o equilíbrio perfeito entre a nostalgia e a inovação, oferecendo aos espectadores uma experiência cinematográfica única.

12 COMENTÁRIOS

  1. O filme retrata as fases da maturidade do homem e da mulher.
    A inocência, quando criança, as perguntas do corpo, na adolescência, o egoísmo, no adulto,
    Também mostra como a imaturidade os leva a manipular e a disputar tronos que deviam ser partilhados.
    Obs: este filme mostra o futuro da mulher, estará no poder brevemente.
    Mas também mostra o estrago que isso fará na sociedade, homens sem personalidade.
    O futuro dirá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here