10 animações francesas que você precisa assistir
O cinema francês sempre foi associado a um foco crescente no mérito artístico, na experimentação e na visão cinematográfica, em contraste com filmes lançados em outras partes do mundo. Esses elementos fundamentais, que estabeleceram a reputação do cinema francês ao longo de décadas, também se manifestam nos numerosos filmes de animação criativos e icônicos produzidos por cineastas no país. Mais do que em qualquer outro lugar, os filmes de animação franceses consistentemente apresentam narrativas altamente criativas e provocativas, buscando inspirar e esclarecer seu público como prioridade máxima.
Ao longo dos anos, a França testemunhou uma ampla variedade de notáveis filmes de animação, desde os primórdios da animação experimental até os triunfos mais recentes que exploram todo o potencial tecnológico disponível. A excelência e a iconicidade da animação francesa transcendem a simples experiência de longas-metragens, estendendo-se a uma série de notáveis séries de animação e desenhos animados originados no país. Enquanto o cinema francês continua a inspirar e evoluir na era moderna, podemos esperar que surjam continuamente animações francesas fascinantes e inovadores.
Azur and Asmar: The Princes’ Quest (2006)
- Direção: Michel Ocelot
Azur e Asmar: The Princes’ Quest narra a história de Azur, um jovem francês que cresceu envolto em contos mágicos e histórias de uma princesa das fadas Djinn. Inspirado por esses relatos, ele empreende uma jornada para o Norte da África em busca de uma criatura mágica conhecida como fada djinn, encantado pela capacidade da criatura de realizar desejos. Ao chegar, Azur descobre que seu amigo de infância, Asmar, um jovem árabe cuja mãe criou ambos, também está em uma busca semelhante na região.
“Azur e Asmar” utiliza de maneira exemplar as primeiras animações 3D para criar uma aventura de fantasia visualmente envolvente e altamente estilizada. Surpreendentemente, mesmo com um orçamento notavelmente modesto, o filme mantém sua qualidade visual até os dias de hoje. Pode-se considerar o filme como um precursor da tendência contemporânea de filmes de animação estilizados, inspirados na estética da animação 2D. Além disso, o filme demonstra uma compreensão graciosa e respeitosa de todas as culturas exploradas, emergindo como uma verdadeira declaração de amor à mitologia e à fantasia, em vez de simplesmente apropriar o legado de outra cultura de forma superficial.
The Summit of the Gods (2021)
- Direção: Patrick Imbert
- Atualmente, The Summit of the Gods está disponível na plataforma de streaming Netflix.
The Summit of the Gods acompanha a trajetória de um fotojornalista em sua busca obsessiva para desvendar os segredos e a verdade que envolvem a primeira expedição ao Monte Everest. Sua jornada o conduz à procura de um alpinista renomado que supostamente desapareceu, levando-o a uma série de autodescobertas inesperadas. Como é típico para aqueles que enfrentam a perigosa escalada do Monte Everest, a experiência transforma irreversivelmente a pessoa e sua visão do mundo como um todo.
O filme mescla deslumbrantes visuais 2D, retratando picos de montanhas majestosos, com poderosos temas de autodescoberta e propósito, resultando em uma experiência animada verdadeiramente cativante. Inspirando-se significativamente nos filmes de animação japoneses, tanto em seu estilo visual quanto em sua abordagem narrativa, a obra cria uma bela fusão das culturas francesa e japonesa. Indiscutivelmente, o filme é o mais próximo que outro estúdio chegou de capturar a atmosfera e a crueza emocional de um filme do Studio Ghibli.
Fantastic Planet (1973)
- Direção: René Laloux
Fantastic Planet narra a história do planeta Ygam, governado por uma raça alienígena conhecida como Draags, altamente avançada tanto tecnologicamente quanto espiritualmente. Esses seres mantêm uma relação desigual com os Oms, outra espécie nativa do planeta, a quem consideram meros animais ignorantes, vivendo em servidão ou sendo tratados como animais de estimação para suas crianças. Entretanto, existe um grupo secreto de Oms que vive nas entranhas do planeta, distante da civilização e enfrentando a natureza hostil, sujeitos a caçadas periódicas que os dizimam como vermes.
Fantastic Planet é verdadeiramente único, desde seu estilo visual distintivo e instantaneamente memorável até a envolvente, porém aterrorizante, premissa e história. O filme se destaca como uma das produções animadas mais singulares já concebidas, proporcionando uma experiência cativante e poderosa que desafia a compreensão convencional do gênero. É difícil desviar o olhar deste pesadelo cinematográfico. Representa uma conquista notável na história da animação, especialmente considerando a fase inicial da produção de desenhos animados, ao criar algo verdadeiramente inédito.
A Cat in Paris (2010)
- Direção: Alain Gagnol, Jean-Loup Felicioli
A Cat in Paris narra a história de Zoe, uma jovem que decide seguir o gato de rua que costuma visitar sua família pelos telhados de Paris, a fim de descobrir o que ele faz quando está longe. Rapidamente, Zoe se vê no centro de um emocionante mistério policial na essência da cidade, sendo forçada a entrar em fuga com apenas o gato e seu novo aliado, Nico, depois de testemunhar algo que jamais deveria ter presenciado.
Em uma era amplamente caracterizada e dominada pela animação 3D, “A Cat in Paris” destaca que é possível criar uma animação 2D bela e fascinante para as telonas. O filme exibe um estilo artístico e estético encantador, fazendo com que cada quadro pareça ter sido tirado diretamente das páginas de um livro infantil para ganhar vida na tela grande. Além de ser um deleite visual, esse estilo contribui significativamente para transmitir os temas e mensagens do filme sobre a inocência infantil e a transição para a idade adulta.
A Town Called Panic (2009)
- Direção: Stéphane Aubier, Vincent Patar
A Town Called Panic é um filme de animação stop-motion coproduzido internacionalmente pela França, Bélgica e Luxemburgo, que narra as desventuras de uma cidade peculiar e colorida. Este local é habitado por uma variedade excêntrica de cidadãos, destacando-se um cavalo falante que compartilha a vida com a dupla caótica de um cowboy e um índio. Quando uma surpresa de aniversário para o Sr. Horse sai do controle, o trio embarca em uma aventura colorida e imprevisível que ultrapassa os limites da própria cidade.
A atmosfera é marcada por uma energia caótica, porém saudável, conferindo à experiência de visualização uma diversão irresistível, repleta de momentos hilariantes e, de maneira geral, altamente agradável. A técnica de animação stop-motion, aliada ao uso de brinquedos e estatuetas do cotidiano, intensifica o caos e a insanidade dos eventos que se desenrolam, destacando-se pela sua consistente imprevisibilidade. O filme, muitas vezes subestimado, permanece como uma joia dos anos 2000, continuando a encantar e cativar o público mesmo após mais de uma década desde o seu lançamento.
Ernest and Celestine (2012)
- Direção: Stéphane Aubier, Vincent Patar, Benjamin Renner
Ernest e Celestine narra a história da improvável amizade entre a pequena ratinha Celestine e o enorme urso Ernest. Enquanto Celestine tenta escapar de um futuro na área odontológica, e Ernest almeja uma saída artística, apesar de sua natureza hesitante, os dois acabam desenvolvendo um vínculo afetivo. Rapidamente, a dupla se envolve em uma série de atividades, destacando-se principalmente por embarcar em uma carreira criminosa surpreendentemente bem-sucedida.
Apesar de o estilo de arte ser inicialmente saudável e caricatural, aparentemente distante de um enredo centrado em uma dupla envolvida em atividades ilícitas, é essa justaposição de estilos que faz com que “Ernest e Celestine” seja tão cativante. A comédia intrínseca a uma história criminal é acentuada pelo visual e pela perspectiva reminiscentes de um livro infantil em aquarela, resultando em uma combinação surpreendente que enriquece a trama e os personagens. Essa abordagem narrativa mais madura oferece possibilidades criativas ainda inexploradas, proporcionando uma experiência rara nesse estilo de arte lúdica e encantadora.
The Triplets of Belleville (2003)
- Direção: Sylvain Chomet
Em The Triplets of Belleville, o neto de Madame Souza é misteriosamente sequestrado durante o Tour de France. Para resgatá-lo, Madame Souza e seu fiel cachorro Bruno buscam a ajuda das Irmãs Belleville, uma antiga equipe de canto e dança da era de Fred Astaire. O resultado é uma aventura peculiar e sobrenatural pelas ruas de Belleville na busca pelo neto desaparecido.
Apesar de uma trama central, o filme destaca-se mais por seu estilo de animação altamente experimental. Ele se apresenta como uma exposição cinematográfica, exibindo algumas das animações mais criativas da época, com estilos e designs de personagens diversos que se integram perfeitamente ao mundo e à atmosfera de Belleville. O filme também é notavelmente econômico em diálogos reais, tornando-o surpreendentemente acessível e envolvente, mesmo para espectadores não familiarizados com filmes estrangeiros legendados.
I Lost My Body (2019)
- Direção: Jérémy Clapin
- Atualmente, I Lost My Body está disponível na plataforma de streaming Netflix.
I Lost My Body acompanha a jornada de Naoufel, um jovem imerso em sua própria história de amor juvenil com Gabrielle. Paralelamente, uma mão decepada escapa de um laboratório de dissecação, determinada a reencontrar o corpo do qual fazia parte. Inevitavelmente, essas duas narrativas se entrelaçam, tornando-se cada vez mais evidente que a mão procura por Naoufel para restaurar sua integridade.
O filme é enriquecido por uma representação bela e artística de Paris, não apenas capturando a cidade vibrante e movimentada pelos olhos de Naoufel, mas também explorando os subterrâneos sombrios e os esgotos sob a perspectiva da mão. A narrativa é profundamente impregnada de uma variedade de temas e simbolismos poderosos, abordando questões significativas relacionadas à perda, maturidade e emoções intensas, que se manifestam tanto fisicamente quanto mentalmente.
My Life as a Zucchini (2013)
- Direção: Claude Barras
My Life as a Zucchini narra a história de um menino chamado Zucchini, cuja infância se torna intransponível e desafiadora após a morte de sua mãe. Rapidamente, ele desenvolve uma amizade com o policial local, Raymond, que o conduz até seu novo lar adotivo, onde compartilhará experiências com outros órfãos de sua idade. No novo orfanato, Zucchini tem a oportunidade de estabelecer novas amizades e aprender a confiar e amar novamente, enquanto busca por uma nova família para chamar de sua.
Apesar da preconcepção de muitos espectadores casuais de que os filmes de animação são incapazes de abordar histórias e temas profundamente maduros e tocantes, este filme contradiz essa ideia. Escrito pela aclamada Celine Sciamma, a obra equilibra de forma exemplar seus temas centrados na animação, relacionados ao amadurecimento e crescimento, com as adversidades mais difíceis e impactantes que o protagonista enfrenta. Além de sua emocionante narrativa, o filme também se destaca pelo estilo distintivo de claymation, apresentando designs de personagens únicos e memoráveis.
Persepolis (2007)
- Direção: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi
Persépolis se desenrola no Irã dos anos 1970 e acompanha a trajetória de Marji, uma jovem que vivencia de perto a esperançosa e, posteriormente, impactante derrocada do Xá durante a Revolução Iraniana de 1979. À medida que ela amadurece, Marji percebe que o novo Irã não corresponde às esperanças e emoções que inicialmente acreditava, transformando-se em uma tirania repressiva que vai contra tudo o que ela representa. Enquanto tenta encontrar seu lugar neste novo e sempre mutável cenário, Marji ganha uma compreensão mais profunda não apenas do mundo, mas também de seu próprio papel nele.
Apesar de muitos filmes de animação abordarem temas de crescimento e amadurecimento, “Persépolis” se destaca ao fazê-lo de maneira ousada e provocativa. Além dos temas profundamente comoventes e poderosos, o filme apresenta um estilo visual lindamente simplista em preto e branco, realçando o design dos personagens e mantendo o público envolvido ao longo das sequências. Este filme não só se destaca como uma obra-prima da animação francesa, mas também como uma das maiores conquistas do cinema de animação independente contemporâneo.
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